A conservação histórica de Cusco, em quase 500 anos!
A cidade foi fundada em 1200, pelo 1º governador inca, Manco Capac.
Antes de sua fundação "oficial," já era habitado por diversos povos andinos, provavelmente vindos de tiahuanaco, atual Bolívia.
Com a ascensão do Império Inca em 1438, foi elevada à capital do império, significando "umbigo do mundo" em quéchua, língua oficial do império.
A rua do 1º tweet chama-se Hatun Rumiyoc, uma das mais preservadas de Cusco.
Com pedras cortadas e encaixadas sem o uso de argamassa, é um dos principais exemplos da arquitetura da civilização.
Na região, a Pedra dos 12 Ângulos é a mais famosa, com 12 lados encaixados milimetricamente em outras pedras.
Após a chegada espanhola, boa parte das residências de Cusco tiveram seu topo desmontado para abrigar estruturas coloniais espanholas.
Por causa disso, casas ou igrejas espanholas possuem sua base composta de pedras incas.
O Império Inca foi o maior Império pré-colombiano que já existiu, abrangendo desde o sul da Colômbia até norte da Argentina.
Com uma população de 10 milhões de pessoas no século 15, era a soma da cultura de diversos povos andinos incorporado sob o domínio dos incas.
Através de um extenso sistema de agricultura vertical, os incas conseguiam alimentar sua população, produzindo mais de 700 tipos de vegetais.
O império também possuía um estoque de reserva de comida, as qullqas, na qual todo cidadão deveria contribuir igualmente, utilizadas em época de secas ou guerras.
O sistema de registro dos incas, os quipus, era semelhante a um sistema de escrita, feita de cordas de lã de lhama com diferentes tipos de nós.
A ordem e disposição de cada nó gerava significados diferentes, representando dados demográficos, religiosos e políticos do império.
Os mensageiros chamados chasquis corriam até 30 km por dia para entregar os quipus em diferentes locais.
Através de um sistema de revezamento, era possível que uma mensagem percorresse até 240 km em um dia.
O termo "Inca" para designar o império veio com a chegada dos espanhóis em 1532. Em quéchua, "Inka" significa "governante" utilizado para referir-se à elite.
Os espanhóis escutavam os andinos chamando as autoridades de "inca", erroneamente atribuindo isso para todos os habitantes.
Embora a população do império fosse de mais de 10 milhões, os incas eram apenas em torno de 15 - 40 mil indivíduos.
Com os surtos de varíola trazido pelos espanhóis e após a captura e assassinato do imperador Atahualpa em 1533, muitos andinos refugiaram-se na floresta amazônica.
O império continuou na cidade de Vilcabamba, até o assassinato do último imperador pelos espanhóis, Tupac Amaru I.
m nosso 21º podcast, contamos a história da civilização inca e seus antecessores andinos: spoti.fi/3jGtG3g