Vamos dar uma olhada com atenção na lei que define o crime de genocídio.

Lei nº 2.889 de 01 de Outubro de 1956
Define e pune o crime de genocídio.

Art. 1º Quem, com a intenção de destruir, no todo ou em parte, grupo nacional, étnico, racial ou religioso, como tal:
a) matar membros do grupo;
b) causar lesão grave à integridade física ou mental de membros do grupo;
c) submeter intencionalmente o grupo a condições de existência capazes de ocasionar-lhe a destruição física total ou parcial;
d) adotar medidas destinadas a impedir os nascimentos no seio do grupo;
e) efetuar a transferência forçada de crianças do grupo para outro grupo;
Creio que diante do contexto atual, o governo federal ir até o STF para impedir que estados adotem medidas que tenham como finalidade (comprovada cientificamente) impedir o avanço da pandemia pode facilmente ser incluído em (C)
"submeter intencionalmente o grupo a condições de existência capazes de ocasionar-lhe a destruição física total ou parcial"
Ou seja, a utilização dos termos genocídio e genocida não é nem de longe leviana. Ele se enquadra de forma cristalina nos termos da lei.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Orlando Calheiros

Orlando Calheiros Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @AnarcoFino

19 Mar
Na live da twitch eu falava exatamente sobre como o Bolsonarismo iria tentar criar um pânico moral para aquecer suas bases e encontrar uma saída para a crise em que se meteu. Saio da live e vejo as redes e grupos falando do Comunismo e Bolsonaro prometendo um golpe para evitá-lo.
Sim, golpe, pois se ele diz que o Governo Federal vai implementar um Estado de Sítio "para dar liberdade para o povo" ele está falando abertamente de passar por cima do Congresso - que nesse momento não parece muito afeito à ideia.
A fala do Lira de ontem foi sintomática: deputados estão sentindo o efeito da pandemia sobre suas bases. Alguns tem sido, inclusive, acionados pela população para que consigam vaga em hospitais para parentes com Covid, para que consigam remédios.
Read 7 tweets
18 Mar
Agora é oficial, podem levantar a plaquinha de "já sabia" e tudo mais. Mas finalmente admiti para mim que o Guará não vai sair daqui. Já ganhou bandana e tudo.
Tupi não está exatamente radiante com a notícia, mas é a vida, querida.
Uma coisa triste nisso tudo foi descobrir que o Guará tem marca de um ferimento no crânio, provavelmente uma paulada que levou quando era bem novinho. Mas enfim, gosto nem de pensar na existência de um indivíduo que faz isso com um filhote.
Read 4 tweets
18 Mar
Gente, eu tenho falado disso tem algum tempo, redes e grupos bolsonaristas estão se mobilizando para monitorar perfis e grupos de esquerda. Tenham o muito, mas muito cuidado mesmo com o que compartilham nas redes.
Digo, insisto e repito, já passou da hora das esquerdas discutirem segurança digital (e isso inclui uma certa etiqueta nas redes). Quem não está preocupado com isso não está prestando atenção.
Não estamos falando apenas de possíveis processos criminais por xingar o presidente ou coisas do tipo, estamos falando de ameaças reais. Evitem se expor, adotem medidas de segurança pois o outro lado não está brincando.
Read 7 tweets
18 Mar
Responsáveis pela pandemia todos somos, faz parte do papel de ser cidadão, agora, culpados alguns até são, mas um são mais do que outros. E essa é uma diferença que não podemos perder de vista, entre a ideia de responsabilidade e a ideia de culpa.
Eu, você, o cidadão, a cidadã média temos sim responsabilidades. Uma vez que somos plenamente cientes dos desdobramentos, causas e consequências dos nossos atos durante uma pandemia. Pois a nossa responsabilidade (ou a falta dela) tem sim consequências.
Por isso aquela viagem para "uma vila super escondidinha no interior da Bahia" foi sim um ato irresponsável. A saidinha para visitar os amigos também o foi. Ter responsabilidade, nesse contexto, é cuidar de si e cuidar dos outros, sem exceções possíveis.
Read 13 tweets
16 Mar
Para quem acha que Mourão é menos pior que Bolsonaro, sempre bom reparar como ele continuamente invoca uma teoria racista sobre a composição da população brasileira. Ontem ele afirmou “A nossa população, ela não gosta de respeitar regras. Não é da natureza do nosso povo."
Para quem não lembra, durante a campanha ele disse que o país herdou a "indolência" do índio e a "malandragem" do negro.

congressoemfoco.uol.com.br/eleicoes/moura…
Isso não é uma frase isolada, isso é um mantra dos próprios militares que sempre se viram - sem nenhum respaldo da realidade - como uma força "progressista" (no sentido positivista) cuja missão seria "domesticar" o povo brasileiro. Sabe o lema "ordem e progresso"?
Read 4 tweets
15 Mar
A indicação de Marcelo Queiroga para o MS só confirma o que venho dizendo: essa história de que Bolsonaro vai mudar suas atitudes por conta do "efeito Lula" é conversa para boi dormir. Trata-se, apenas, de marketing para um eleitorado de centro.
Outro ponto crucial: a indicação de Marcelo Queiroga (nome de confiança de Flávio Bolsonaro) já marca a primeira rusga séria do presidente com o Centrão. Reforçando algo que já vinha falando: a eleição do Lira foi "comprada" com cheque sem fundo.
Nesse momento o Bolsonarismo está reduzido ao seu núcleo duro tendo as FFAA como seu único fiador institucional e as grandes igrejas neopentecostais como seus fiadores populares.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!