Perdão ou mais uma conciliação pelo alto?

cresce a cada dia as falas sobre esquecer quem apoiou Bolsonaro. Nos próximos meses, pregações como "todos juntos" e "não é questão de esquerda e direita" vão aumentar. Qual é o significado desses pedidos de esquecimento?

👇
A ideologia jurídica burguesa diz que todos são iguais, cidadãos, onde o meu voto vale o mesmo que o dono da Rede Globo. Na prática, porém, não é assim. Eu, professor, trabalhador, pobre, não tenho os mesmos meios para influenciar a política que um bilionário.
👇
Não tenho cadeia de TV, rádio ou um grande jornal; não financiou partidos políticos; não controlo instituto de pesquisas etc. No plano jurídico, somos iguais, no mundo real, não. Nesse sentido, é ilusão falar abstratamente em "eleitor de Bolsonaro".

👇
Seu Zé e Dona Maria, despolitizados, levados pela propaganda do zap, influência do Pastor ou a simples onda do momento, votaram em Bolsonaro. Não são fascistas. Precisam ser conquistados, organizados, acolhidos. Para eles, todo diálogo do mundo!

👇
E o burguês que apoiou o Bolsonarismo? E o jornalista, pastor, político, celebridade e afins que pregou voto em Bolsonaro? Esses são responsáveis diretos pela tragédia que vivemos. Ainda na campanha eleitoral, Bolsonaro falou, por exemplo, em metralhar a favela da Rocinha!

👇
Quando Luciano Huck mesmo assim declara apoio a Bolsonaro e o Estadão diz que é "uma escolha muito difícil", eles não sabiam que Bolsonaro falava em metralhar pobre? Sabiam sim. Foi escolha totalmente consciente. A burguesia fez sua escolha sabendo o que poderia acontecer

👇
A expectativa era aumentar a violência policial nas favelas, no campo, contra os movimentos populares. Mas no meio do caminho, veio uma pandemia. O problema deles nunca foi, por exemplo, com o "excludente de ilicitude" de Sergio Moro para matar mais preto e pobre.

👇
O problema é que o Brasil é olhado como uma bomba viral e uma máquina de matar gente pelo mundo. Começaram a sentir medo e que é possível que tenhamos punição para o genocídio que vivemos. Por isso, querem mais uma "anistia ampla, geral e irrestrita".

👇
Sentem que o barco tá afundando. Matar nas favelas é de boas. Ser notícia mundial a partir de um genocídio, não. Nessa situação, recorrem ao cinismo de dizer que todos, desde o Seu Zé até a Fiesp, o bilionário e o formador de opinião, tem a mesma responsabilidade. Não tem!

👇
Pagamos um preço muito caro por não ter passado a limpa a memória da ditadura, não ter punido os torturadores, não dar um fim ao "entulho autoritário" no Estado e conviver com os "filhotes da ditadura". Só um país sem memória poderia aceitar um fã de Ustra sem problemas.

👇
Você deseja repetir o mesmo roteiro? Jogar os mortos para debaixo do tapete, confraternizar com os assassinados, pregar uma nova "união nacional", normalizando esse genocídio? Esse país não terá futuro enquanto for normal matar em massa e seguir como figura respeitável.

👇
E lembre-se que apoiar uma política de "esquecimento nacional" é dizer para os que morreram que sua morte não significou nada e que tudo segue normal. Eu quero sim dialogar, disputar e debater com todo povo trabalhador que votou em Bolsonaro.

👇
Mas, vou lutar, e lutar muito, para não acontecer outra política de conciliação pelo alto, outro grande pacto de "esquecimento nacional", outra aliança com os filhotes do genocídio. Já basta. Precisamos aprender com nossa história e não repetir os erros.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Jones Manoel

Jones Manoel Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @_makavelijones

20 Mar
na real, o negócio é explicável, por dois principais motivos: a) momentos de crise como essa, possibilitam o grande capital - quem manda de verdade - engolir o pequeno e médio, acelerando a concentração e centralização de capital. Esse processo permite ampliar a escala e +
o domínio de mercado e potencializar o lucro. No grande varejo brasileiro, por exemplo, tá acontecendo um acelerado processo de crescimento dos maiores grupos econômicos a partir disso. O segundo motivo, mais político que econômico, é que para o capitalismo o Estado +
garantir renda para as pessoas ficarem em massa, realizar reconversão industrial, realizar operações em grande escala de logística e controla processos econômicos para estabilizar preços, como alimentos, é perigoso. Mostra para o grande público duas coisas centrais +
Read 4 tweets
18 Mar
O liberal-fascismo e a disputa pela memória

Toda vez que chamo o Governo Bolsonaro de liberal-fascista, alguém aparece dando chilique dizendo que não é possível ser liberal e fascista ao mesmo tempo. Será mesmo? Vamos traçar um breve retrospecto de como chegamos aqui.

👇
A partir do final de 2013, começa uma gigantesca campanha nos monopólios de mídia pelo ajuste fiscal antipopular. O discurso único é que o país estava quebrado, tinha gastado demais e que agora era o momento de "arrumar a casa".

👇
Nesse meio tempo, Veja, Folha de SP, Estadão, Jovem Pan, Record, Globo e afins, intensificaram a promoção de um pensamento reacionário contra o Governo do PT. Lembre-se que Rodrigo Constantino e Olavo de Carvalho eram louvados nos monopólios de mídia

👇
Read 18 tweets
16 Mar
Por meio do site do Ministério da Defesa, o governo Bolsonaro publicou no dia 31/03/2020 uma nota comemorando o golpe militar iniciado no 1º de abril de 1964. Um golpe que silenciou, torturou e assassinou milhares de mulheres e homens que lutavam por democracia.

👇 Image
Em ação do mandato federal de @Nataliabonavides (PT-RN), a Justiça Federal do RN proibiu o Governo de fazer propaganda, apologia e comemorar a ditadura. Contudo, a União recorreu e haverá novo julgamento amanhã, 17 de março.

👇
Neste momento, em que milhares de vidas estão novamente sendo rifadas pela política genocida da Presidência da República, é hora de defendermos a vida, a justiça e a memória.

👇
Read 4 tweets
14 Mar
Postei hoje mais cedo um vídeo de Ciro Gomes fazendo uma fala errada sobre questão racial. No insta, apareceu um monte de gente falando de "coroné" e "coronel". Expliquei, pacientemente, que isso é puro preconceito com o Nordeste. Tão me xingando inbox e chamando de cirista rs
o conceito clássico de coronelismo tá ligado a grande propriedade latifundiária como principal atividade da região, cidade ou estado e o poder econômico do latifundiário se ramificando e fundido com as instituições políticas, impondo formas de dominação pessoal e extra-econômica.
O processo de modernização do coronelismo passou por o poder político e econômico, ainda fortemente marcado pela grande propriedade de terra, se atualizar adquirindo, por exemplo, grandes meios de comunicação e empreendimentos econômicos avançados (como indústrias).
Read 6 tweets
13 Mar
O capitalismo significa, dentre outras coisas, uma mercantilização universal de tudo, inclusive da vida. Compare, por exemplo, a expectativa de vida média num bairro rico e numa favela. Durante a pandemia não é de se estranhar mercantilizar a vacina - ou seja, a vida

👇
No Equador, o governo liberal comprou 6 mil vacinas e imunizou antes de todo mundo os altos funcionários do Estado e seus amigos da burguesia. Na Flórida, o governador é acusado de priorizar a vacinação das elites locais (elites, inclusive, brancas)

👇
do berço ao túmulo, a classe não explica tudo, ela estrutura o todo, como disse Jaime Osório. O falso dilema entre "vida ou economia" nada mais foi do que o capital, na sua lógica, dizendo: acumulação capitalista não pode parar. Não pode parar nunca.

👇
Read 6 tweets
13 Mar
Um dos problema da cultura política e institucional do mundo acadêmico brasileiro é tomar como sinônimo de cientificidade moderação política e de linguagem. Políticas econômicas, como o teto de gastos, vão matar gente. Mas não pode dizer isso. Tem que dizer apenas que é erro

👇
Assim como não pode, também, dizer o óbvio: a PEC 186/2019 foi projetada para congelar salários e atacar o serviço público. Para parecer científico, tem que dizer que na letra da lei, PODE congelar, mas não vai necessariamente, desconsiderando todo clima político do país

👇
Também é necessário tratar como erro, equivoco, e não projeto, a política de extermínio da população negra e os mais de 300 mil encarcerados sem julgamento. Falar de projeto político de dominação faz parecer "radical demais" - também não pode falar de imperialismo etc.

👇
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!