Fio • Você sabia que Fortaleza/CE já teve Campo de Concentração?
Em 1877 uma intensa seca motivou grandes deslocamentos de retirantes para Fortaleza.
Em 1915 temendo que a situação de 1877 voltasse a ocorrer, o Estado criou o primeiro Campo de Concentração em Fortaleza, no Alagadiço.
IMAGEM FORTE • A mão de obra dos retirantes foi usada para a expandir as vias férreas e em obras públicas.
Devido às condições sanitárias, os campos eram terrenos férteis para doenças contagiosas.
Houveram muitas mortes.
Em 1932, com um novo siclo de seca, foram criados outros campos de concentração, sendo dois em Fortaleza: Matadouro (Otávio Bonfim) e Urubu (Pirambu), e mais cinco espalhados em Crato, Senador Pompeu, Quixeramobim, Cariús e Ipu.
Os “currais do governo” foram campos de concentração e trabalho forçado que aprisionaram as vítimas da seca e isolaram famílias de agricultores no CE conforme relato acima.
O motivo era EVITAR A MIGRAÇÃO em massa à capital do estado.
Era 1 de dezembro de 1955, a costureira de 42 anos saiu do trabalho e entrou num ônibus, em Montgomery, capital do Alabama. Estava no primeiro lugar reservado para pessoas “de cor”. Três pontos depois, o veículo ficou lotado.
A lei estadual determinava que, nesses casos, os negros tinham que se levantar. A fileira tinha quatro lugares. Apenas três pessoas se levantaram.
Rosa Parks se recusou, e foi presa. O caso fez com que ela perdesse o emprego. Em resposta, os negros da cidade passaram a...
boicotar os ônibus.
Um pastor, até então desconhecido, começou a ganhar destaque. Seu nome era Martin Luther King Jr,. Ele havia acabado de chegar à região e liderou as manifestações de repúdio à prisão de Rosa.
Pouco mais de um ano depois, a lei dos assentos de ônibus seria...
Fio • A fome de Bengala foi como ficou conhecida a morte de mais 2 milhões de indianos, devido a secas da região e por políticas britânicas da era Winston Churchill em 1943.
Embora a região do leste da Índia tenha sido afetada pela seca durante grande parte da década de 1940...
as condições eram piores em 1941, anos antes do estágio mais extremo da fome, quando os jornais começaram a publicar imagens dos 'moribundos' nas ruas de Calcutá, então denominadas por eles.
No auge da Segunda Guerra, a mando de Churchill, houve uma grande escassez que foi...
causada por exportações em larga escala de alimentos da Índia para uso em teatros de guerra e consumo na Grã-Bretanha.
A Índia exportou mais de 70 mil toneladas de arroz entre janeiro e julho de 1943 paro uso na guerra. À medida que as importações caíam, os preços dispararam.
Durante a Segunda Guerra, o Exército dos EUA criou uma unidade secreta para enganar os nazistas nos campos de batalha. O 23º quartel-general das Tropas Especiais, também conhecido como Exército Fantasma, usou ilusionismo e outros truques para se...
passar por tropas reais e confundir os alemães sobre o tamanho e a localização das forças aliadas.
O Exército Fantasma empregou centenas de tanques, caminhões, itens de artilharia, jipes e outros veículos infláveis. Esses objetos podiam ser reposicionados da noite para o dia...
fazendo parecer com que as tropas haviam se movimentado. A atenção aos detalhes era algo crítico: usava-se uma escavadeira para criar marcas no chão como se fossem rastros dos tanques falsos.
Era preciso tomar cuidado para que civis não chegassem muito perto como certa vez...
Fio • O professor francês perseguido em SP por querer educar trabalhadores.
O período da República Velha foi marcado por intensos conflitos e mudanças sociais no Brasil. Uma época que produziu importantes figuras, mas que são desconhecidas pela história oficial.
É o caso de Joseph Jubert, um professor e advogado francês que enfrentou fazendeiros e desafiou autoridades por melhores condições de trabalho nas lavouras. Por isso, foi tachado de "vagabundo", "perigoso e com intuitos subversivos".
Após projetar escolas para trabalhadores...
e seus filhos, que seguiriam uma linha de ensino distante dos dogmas da instituição e mais próxima da ciência, entrou em confronto com membros da Igreja Católica.
Quando defendeu uma paralisação de trabalhadores nas fazendas de café, jornais da época...
Fio • Você sabia que no Brasil existia uma fazenda nazista onde crianças órfãs eram escravizadas?
Na década de 1930, no interior de São Paulo, a Fazenda Cruzeiro do Sul, perto de Campina do Monte Alegre, escondia algo assustador.
Na fazenda eram mantidas crianças, principalmente negras, levadas de orfanatos com a falsa promessa de uma vida melhor. Mas a realidade era bem deferente: chegando à fazenda, elas recebiam números no lugar de seus nomes e trabalhos e castigos severos.
Aloysio da Silva, um dos primeiros meninos levados p/ a fazenda: “Ele prometeu o mundo – que iríamos jogar futebol, andar a cavalo. Mas não tinha nada disso. Todos os dez tinham de arrancar ervas daninhas com um ancinho e limpar a fazenda. Fui enganado”. Aloysio era o número 23.
Fio • Você sabia que Adolf Hitler enviou médicos nazistas para o ES para atestar "pureza da raça"?
Equipe de médicos percorreu a Região Serrana/ES em 1936, para saber se os imigrantes alemães mantinham sua "germanidade" em ambientes tropicais.
A missão dos nazistas não era 'invadir' o ES, mas, sim, saber como se portavam os alemães em regiões de clima tropical. Verificar se os alemães mantinham a "germanidade" - termo utilizado na época - em ambientes mais quentes.
Na foto, a equipe do médico Gustav Giemsa.
O registro do período foi feito pelo pesquisador do instituto Oswaldo Cruz, André Silva, a partir das cartas trocadas trocadas entre dois médicos da equipe enviada por AH, Ernst Nauck e Gustav Giemsa, com o médico brasileiro Rocha Lima (a esquerda na foto).