Quem me acompanha na twitch tem visto meus alertas sobre essas mobilizações dos bolsolavistas contra alguns nomes das FA que ocupavam cargos no governo Bolsonaro. Ainda ressaltei: apenas o Heleno está sendo poupado nos grupos e no tal mel*nci* g*te.
Já vi menções de que membros das altas cúpulas militares eram leais ao PT - ontem, inclusive, durante sua live, Bolsonaro falou de um general fez parte do seu governo e deve vir como vice do Lula -, falavam, inclusive, do aparelhamento das FA.
Hoje emerge essa teoria da conspiração estapafúrdia de que Heleno impediu um golpe do STF e por isso a troca geral no comando das tropas. Basicamente, a última cartada (desesperada) dos sujeitos.
Desesperada pois se trata de um movimento que o núcleo duro do Bolsonarismo nunca vai poder assumir publicamente - e isso diminui muito o seu potencial de distribuição. No máximo, como na live de ontem, vai soltar alguns indicativos do tipo "tem esse general ai que vai ser vice".
Pois imagina como será a reação dos oficiais diante dessa narrativa: o presidente não apenas humilhou o comando das FA, como ainda tenta jogar a população contra eles.
Contudo, sabemos que inteligência política não é exatamente um atributo dos nossos governantes. Caso Bolsonaro se sinta ainda mais pressionado é capaz dele avançar (mais) esse sinal, como já fez com o STF.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Temos que parar de tratar o "mercado" e o "empresariado" como sujeitos racionais e pragmáticos. Se tem uma coisa que a história prova é que tanto o "mercado" quanto o "empresariado" jogam contra seus próprios interesses por ideologia.
O "mercado" e o "empresariado" não são compostos por sujeitos capazes de avaliação política fora da curva, não são. Eles agem segundo suas próprias paixões, motivados por pressupostos como os de quaisquer outros. "Apenas" - e coloque aspas aí - tem uma influência maior.
Essa ideia de que os "investidores" são uma encarnação da razão interessada é uma invenção dos próprios que as esquerdas tomam de barato. Para entender os movimentos e interesses do mercado é preciso compreender a própria moral dos sujeitos que o encarnam.
Galera, fica a dica fundamental, jamais percam tempo discutindo com contas do tipo ZeBolso176739728 ou Lilaconserva1736637. Se tem um monte de número no fim é fake ou bot. De uma forma ou de outra não merecem atenção, vamos parar de dar engajamento para esse tipo de manobra.
Manobra mesmo, pois a estratégia é essa, não apenas disseminar a mensagem deles, como nos manter presos naquilo, nos desgastando psicologicamente, ainda, nos fazendo perder tempo com aquilo no lugar de estarmos fazendo algo produtivo, como nos organizar.
Salvo alguma coisa extraordinário nesse domingo, esse deve ser o tema da minha live de segunda na twitch
Quem viu minha live na Twitch mais cedo já sabe, ontem acompanhei a Live do Presidente, aquela que ninguém assistiu e teve chat fechado. Queria saber qual narrativa ele utilizaria para falar sobre a troca dos comandantes das tropas. A resposta? Nenhuma - e isso é um ótimo sinal.
Pois sinal de que eles não conseguiram emplacar nenhuma narrativa eficaz no mundo do whatsapp. Sinal claro de desgaste entre as bases, até mesmo entre setores que até então tinha uma fé inabalável no seu governo.
Basicamente, ontem, ele se limitou a dizer que o PT que "aparelhou" o ministério da defesa e disse que o que se passou entre ele e o ministro da defesa não cabe a mais ninguém. Sim, a narrativa foi essa.
Passei os últimos dias monitorando os grupos do ZAP para ver alguma manifestação anormal para a data, contudo tirando um punhado de "lobos solitários" que afirmavam estar a caminho de Brasília, não teve muita coisa. Até os fakes diminuíram.
Só um monte de meme besta e montagem tosca falando do golpe de 64. A # dos sujeitos foi impulsionada por bots e/ou contas pagas, pouco tração orgânica dessa vez (ao contrário do ano passado).
Tempos distintos, em abril do ano passado a Covid estava apenas no começo, agora já passamos a marca das 300 mil mortes. Isso tem um impacto que não se resolve com meme e bravata.
Uma história de torturas, genocídios e execuções não se celebra, se lamenta. #DitaduraNuncaMais
Os militares querem falar de história? Então vamos falar de história, vamos falar dos pelo menos dez mil indígenas mortos por conta das ações diretas do regime?
Vamos falar das inúmeras pessoas que foram mortas no campo em nome do projeto militar? Da estrutura fundiária assassina que o regime implementou e defendeu?
O pior de tudo é saber que o bem da população brasileira não é, e nunca foi, a causa de todo esse imbróglio. Mais de 300 mil mortos, economia destruída e os militares só resolveram "mandar um recado" quando Bolsonaro resolveu intervir nas FA.
Esse foi basicamente o tema da live da twitch de hoje, sobre como esse conflito entre as FA e o Governo é uma disputa de poder e não uma discordância no que diz respeito ao projeto político.