Plano de vacinação ajustado para que menores de 60 anos não sejam vacinados com a AstraZeneca.
Intervalo de 3 meses (?) entre doses permite aguardar por mais dados. Vacinação no ensino (docentes/não docentes) adiada uma semana.
A pergunta que se deve colocar é: vamos adiar uma semana a vacinação de pessoal docente e não docente, mas vamos avançar com o plano de desconfinamento?
Vacinas da AZ vão ser usadas na população mais idosa. Espera-se que "no final de Maio" a população acima dos 60 já tenha toda a primeira dose.
Acaba de passar um avião por cima da CI
Graça Freitas desconcentrou-se com o microfone.
Dois episódios trombóticos em Portugal tiveram evolução positiva e aconteceram entre os 7 e os 14 dias após toma da vacina.
Disponibilidade
Abril: 1.9 milhões de doses disponíveis.
Segundo trimestre: 8.8 milhões de doses (1.4 milhões da AZ)
GF não sabe se os surtos nas escolas se vão expandir a nível nacional. Eu tenho uma ideia, mas não digo.
Estamos em Abril, a vacinação começou a 27 de Dezembro, mas Graça Freitas diz que não ainda não decorreu o tempo suficiente para chegar à segunda dose (?) que são três meses.
De qualquer modo quem não quiser a segunda dose fica sem ela.
Reforça-se que ninguém pode escolher que vacina tomar, excepto se fores ao Dubai ou às Seychelles.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Andam por aí uns gráficos sobre a segurança da vacina da AZ vs outros factores de risco. Têm impacto, são altamente partilháveis, mas nos comentários existem sempre pontos demasiado válidos (e escrevo isto sem ironia) para não os replicar.
Criou-se um problema em Março, relativamente à vacina da AZ. Foram tomadas decisões políticas antes de pareceres científicos, foram revertidas decisões políticas face à evidência científica, e novamente tomadas decisões que levantam questões que têm que ser respondidas
Ainda há uma semana os OCS tratavam este tema com total irresponsabilidade ("Sete pessoas vacinadas com AstraZeneca morreram devido a coágulos no Reino Unido")
Como já começa a ser hábito, os dados que dão origem a certas decisões não são divulgados previamente e podem criar alguma confusão.
Hoje foi apresentado um mapa onde constam 19 concelhos que têm mais de 120 casos por 100k habitantes a 14 dias.
Vou abrir uma thread:
O critério anunciado, aquando da apresentação da matriz de risco, definia que os concelhos que teriam que ver o seu desconfinamento parar, ou até regredir, tinham que apresentar um crescimento sustentado nas últimas três semanas acima dos 120 NCC100K14D*
Ninguém informou que essa avaliação não começava aquando do anúncio do mesmo critério. Isso apenas ficámos a saber hoje, com o anúncio de que até os concelhos que não cumprem os critérios irão desconfinar como todos os outros.
Existem vários grupos em Portugal que abraçaram as causas negacionistas porque viram aí um potencial de crescimento. Muitos deles juntam o negacionismo ao nacionalismo e têm tido conseguido destaque mediático.
Um desses grupos é o "Movimento Defender Portugal" (MDP) cujo "dirigente" é alguém que, entre outras coisas, anda a angariar fundos para instalar uma "Agência Nacional de Prevenção Civil" em Portugal. Sim, uma agência nacional privada.
Agora imaginem se o Canal do Suez fosse em Portugal, e o #EVERGIVEN tivesse encalhado por cá
1. António Costa diria que o problema tinha sido criado pelo governo anterior ao anterior e que o primeiro passo para resolver o problema já estava dado: a criação de uma task force para analisar o problema
2. Pedro Nuno Santos vinha dizer que o problema era dos privados e eles que se desenrascassem que ele não está cá para fazer favores a ninguém, muito menos a barcos capitalistas que transportam papel higiénico e café
Sobre esta "notícia" do @expresso convém esclarecer: 1. Esta regra sempre se aplicou 2. Os turistas que chegarem terão que ficar no concelho de destino, não podendo andar a turistar pelo país. 3. O mesmo se aplica a cidadãos portugueses que chegarem ao país naquele período
Eu sei que o @expresso tentou cavalgar a onda de indignação que se faz sentir em Espanha, sobre este assunto, mas seria bom ser-se factual numa notícia destas.
Acresce também que muitos países, que tipicamente enviam turistas para PT nesta altura, têm neste momento restrições ao nível de saídas do país (apenas viagens essenciais, onde ir passar férias a Quarteira não tem cabimento)
Pergunta a @IsabelAlbuquer1 "O que é isso dos juristas pela verdade?"
Abro uma thread sobre o assunto, porque parece que existem mais pessoas curiosas sobre o mesmo.
Sigo este "movimento" há alguns meses e, tal como os "Jornalistas Pela Verdade" que eram apenas uma pessoa, também os "Juristas Pela Verdade" eram um colectivo de um homem só: Rui da Fonseca e Castro.
A página de Facebook foi aberta em Outubro de 2020 e tem, em média, 7500 interacções por semana, e conta com mais de 17000 seguidores. A página dedica-se a dar "apoio" jurídico a quem quer infringir as regras em vigor durante o estado de emergência.