Pergunta a @IsabelAlbuquer1 "O que é isso dos juristas pela verdade?"
Abro uma thread sobre o assunto, porque parece que existem mais pessoas curiosas sobre o mesmo.
Sigo este "movimento" há alguns meses e, tal como os "Jornalistas Pela Verdade" que eram apenas uma pessoa, também os "Juristas Pela Verdade" eram um colectivo de um homem só: Rui da Fonseca e Castro.
A página de Facebook foi aberta em Outubro de 2020 e tem, em média, 7500 interacções por semana, e conta com mais de 17000 seguidores. A página dedica-se a dar "apoio" jurídico a quem quer infringir as regras em vigor durante o estado de emergência.
Como é que faz isto? Pela disponibilização de minutas que abarcam desde o uso de máscara à circulação entre concelhos. Ontem coloquei aqui a última versão (Marçp 2021) deste longo documento: bit.ly/CHALUPAS_MINUT…
Também o faz elaborando queixas, baseadas nas minutas.
facebook.com/juristaspelave…
A 4 de Fevereiro Rui da Fonseca e Castro regressa "de licença sem remuneração de longa duração" e toma posse no Juízo de Competência Genérica de Odemira da Comarca de Beja
dre.pt/home/-/dre/158…
A 1 de Março Rui da Fonseca e Castro anuncia, na página de Facebook dos "Juristas Pela Verdade" uma transição, explicando que tomou posse como juiz em Odemira, juntando uma foto à publicação
facebook.com/juristaspelave…
Na mesma publicação diz que vai continuar "a sua missão" na associação "Habeas Corpus" Portugal.
facebook.com/Habeas-Corpus-… (criada a 15 Fevereiro de 2021)
No entanto a página da Habeas Corpus remete para a página "Juristas Pela Verdade" num post fixado a 15 de Março.
Neste momento, a "excelente equipa de advogados" dos "Juristas Pela Verdade" resume-se ao Doutor Luiz Novaes. Antes de Luiz Novaes o único jurista que estava no site era, advinharam, Rui da Fonseca e Castro.
Para quem achar que afinal isto não tem expressão alguma, o site dos "Juristas Pela Verdade" foi publicado em grupos, páginas, e contas que têm, agregadamente, 1.214.701 seguidores.
Toda a informação que consta nesta thread é pública.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Jorge Gomes

Jorge Gomes Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @jmgvostpt

23 Mar
Os jornalistas já começaram a fazer o seu trabalho, ou ainda estão a papaguear, por aqui, o exclusivo da "Tomar TV" porque é uma "notícia" que dá likes, empatia, e um putativo lugar no céu?
Bom Dia, e assim...
Eu não sei se a notícia é verdadeira, ou não, mas reconheço a ironia da situação, apesar de achar o comunicado dos "JpV" muito mais hilariante.
Mas a diferença aqui é que eu não sou jornalista, nem tenho nenhum OCS. É triste espectáculo da partilha pela chacota, sem verificação dos factos, repetindo o método jornalístico preguiçoso "Segundo a 'fonte X ' " (tradução: desisti de fazer o meu trabalho e o meu editor também)
Read 7 tweets
4 Mar
1/n O @ahcristo perguntou-me "Mas é necessário ter os professores e os auxiliares vacinados para poder reabrir as escolas? A vacina só trava a doença, não trava o contágio, pelo que, com ou sem vacina, a questão extra-escolar colocar-se-á sempre. O ponto é a testagem regular"
2 Primeiro: podemos discutir este tema a partir de um ponto meramente teórico ou de um ponto totalmente prático. Eu sou mais dado ao pragmatismo que me é dado pelos dados, por estudos científicos revistos por pares, e por uma análise diária ao que se faz um pouco por todo o mundo
3. A resposta à pergunta do @ahcristo é um "Sim". É necessário ter professores e auxiliares vacinados, como também é necessário testar, e testar muito mais do que estamos a testar neste momento. As condições não são exclusivas, mas sim inclusivas.
Read 19 tweets
8 Jan
Ontem @antoniocostapm disse "excepto os 25 concelhos que têm menos de 240 casos por 100000 habitantes"
Os últimos dados por concelho, da @DGSaude, mostram que existem 59 concelhos nessas condições.
A contiguidade territorial sempre foi um dos factores, além dos casos por 100000 habitantes, para definir o escalão de risco de cada concelho. Mas será que isso explica a redução de 59 concelhos para 25?
Olhando para o mapa de risco, percebemos que temos concelhos que foram declarados como de risco moderado, totalmente cercados por concelhos de risco muito elevado e até extremo.
Read 6 tweets
30 Dec 20
Vamos lá, novamente, falar de dados, já que o contrato da @DGSaude com a Closer Consulting, termina brevemente.
O contrato, no valor de €48216 à razão de ~€398,47/dia, deveria garantir termos mais dados, com mais qualidade. Afinal estamos a pagar para isso, certo? Errado
Após uma longa pausa sem dados por concelho, no dia 16NOV2020 voltámos a ter esses dados semanalmente. Seria expectável que se escolhesse um intervalo temporal que permitisse todas as semanas ter dados atualizados para pelo menos 7 dias. Seria expectável, útil, e possível.
A realidade, infelizmente, é outra, como se pode observar, especialmente nos dados divulgados esta semana que só não cobrem o mesmo período da semana passada por 3 dias.
Read 9 tweets
21 Nov 20
Agora sem letras de músicas dos anos 80, vamos lá falar do famoso gráfico, para ver se isto se esclarece de uma vez por todas, porque entre o spin da defesa e o spin do ataque, há uma realidade que importa compreender. Abro thread:
No dia 7 de novembro 2020 (já a passar para 8 de novembro), @antoniocostapm apresentava este gráfico para justificar uma série de medidas que entrariam em vigor no dia 9 de novembro até dia 23 do mesmo mês.
Rapidamente se notou que a soma das parcelas do gráfico não resultavam em 100%, como seria obrigatório, mas sim em 95%, estando em rodapé no gráfico uma nota a dizer que os 5% que faltavam eram desconhecidos.
Read 16 tweets
15 Nov 20
Ontem, escrevi um par de tweets, irritado, sobre o que me parece ser uma narrativa de endeusamento de um jovem militante do partido do Voldemort do Algueirão. Vou abrir uma pequena thread sobre este assunto, agora com mais calma.
Nas respostas aos tweets, algumas pessoas vieram-me dizer que a manifestação do pessoal da restauração, e a organizada pelo jovem, era manifestações distintas. Andei à procura de informação que me esclarecesse isto, mas não encontrei.
Mesmo assim, dou o benefício da dúvida a quem me disse isso, e sou "forçado" a estabelecer dois cenários para o que aconteceu ontem:
Cenário 1: O que ontem, irado, escrevi (com um erro de português que ainda me está a assombrar - obrigado @iAModp ;)
Read 14 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!