Por que Paulo Freire é o Patrono da Educação Brasileira? Segue o fio🧶:
Hoje é o aniversário da Lei 12.612/12 que declara Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. O Projeto de Lei é de autoria da @luizaerundina . Mas afinal porque Freire é o nosso Patrono e deve continuar sendo?
Paulo Freire é um dos maiores intelectuais e educadores de nossa história. Além de pensar a Educação, Freire pensou o Brasil. Pautando inclusive possibilidades de construção de um Projeto Nacional de sociedade.
Em 1963 Paulo Freire iniciou um Projeto de Alfabetização na cidade de Angicos e usando seu próprio método conseguiu alfabetizar em 40 horas, 380 trabalhadores/as. Evento que ficou conhecido por "Quarenta horas de Angicos"
Convidado pelo próprio presidente João Goulart para gerir um Projeto Nacional de Alfabetização na época, (lembrando que só era possível de votar quem era alfabetizado naquele contexto histórico), foi interrompido após o Golpe Militar de 64. Perseguido, exilado e ameaçado.
Naquele contexto Paulo Freire incomodou e muito a Burguesia Nacional. Mesmo exilado em países como Peru e EUA, sua passagem por eles deixou marcas importantes, pois não abandonou sua militância de alfabetização e formação de educadores.
Em 1967, durante o exílio, publicou sua primeira obra, "Educação como prática da Liberdade", um marco atemporal não só de estudos voltados à alfabetização, mas de demarcação da Educação Libertadora.
Em 88 foi Secretário de Educação da Gestão de Luiza Erundina, onde uma de suas principais marcas foi o Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA) que inspira muitas gestões ainda hoje.
Freire publicou diversos livros, ensaios, artigos, destaques para "Pedagogia do Oprimido", "Pedagogia da Autonomia" e "Política e Educação" e desenvolveu diversos conceitos fundamentais como o de "Ação Dialógica".
Um dos brasileiros que mais recebeu títulos de honrarias e homenagens em instituições e organizações mundo à fora, além de ser um dos mais citados em pesquisas acadêmicas, sobretudo na área de humanas.
Paulo Freire não só pensou e fundamentou método de alfabetização, mas conseguiu construir um pensamento de Educação pautado na construção da autonomia dos sujeitos que faça com que sejam partícipe do processo de Ensino-Aprendizagem, mas também de construção de um novo mundo.
Revolucionário, mesmo que muitos tentem negar, e longe de ser esse doutrinador que a Extrema Direita quer vender, o que Freire fez foi pautar o diálogo como central e não o autoritarismo e a imposição.
Paulo Freire ainda hoje inspira e referencia diversos intelectuais e deveria ser obrigatório na formação de qualquer educador e educando. Por isso hoje reivindicar o título de Patrono é fundamental, sobretudo no ano do Centenário de seu nascimento.
Termino deixando aqui esse link de um texto meu publicado na @RAfirmativa sobre um debate caro e importante de fazermos publicamente sobre o legado do Paulo Freire:
revistaafirmativa.com.br/a-apropriacao-…

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14 Apr
O (Neo)Liberalismo é incompatível com a defesa da Educação Pública Gratuita. Por que?
1. O (Neo)Liberalismo é construído pensado a regulação da mercadoria, as relações econômicas em seu caráter de circulação. A Educação dessa forma, além de ser uma mercadoria, atua como um agente ideológico para naturalizar essa regulação.
2. Compreender a Educação como uma mercadoria/serviço é diferente de compreendê-la como um direito. A compreensão da Educação como um direito popular é uma construção advinda do próprio movimento histórico de trabalhadores/as, da população negra, dos movimentos de mulheres, etc.
Read 9 tweets
12 Apr
Acompanhando um debate de excelência aqui sobre Desenvolvimentismo, Indústria, etc., e todos os posts que leio só consigo pensar na minha cidade natal, interiorzão da Bahia, cidade de aprox. 60 mil habitantes e com a atividade econômica girando a partir do curtume do couro. 👇🏾
Pra se ter uma ideia tem toda uma região do espaço rural que vive dessa atividade econômica, e que vai desde o curtume artesanal até pequenas fábricas de carteiras, bolsas, etc. Só que isso ao longo das últimas décadas se desenvolveu a ponto de exportar para outros países. 👇🏾
Além de toda venda para cidades maiores, inclusive a Capital baiana que tem lojas nos shoppings centers. Só que o crescimento da Indústria do Couro não significou em nenhum impacto permanente para o conjunto de trabalhadores/as. Os empresários ganharam, lucraram. 👇🏾
Read 6 tweets
10 Apr
Classe não é um fenômeno classificatório apenas. "Ah fulano tem privilégio de Classe". Classe é um bagulho que constrói todo o comportamento do sujeito também e a forma de lidar com o Outro. 👇🏾
Quando a gente for analisar a formação da Classe no Brasil não dá pra dissociar de Raça, de como a Colonização adentrou o modo de organização da vida, e que por isso a Abolição da Escravatura foi inofensiva, porque ela não aboliu esse modo de organização. 👇🏾
Após ela inclusive veio a sofisticação desse modus de organização. O aperfeiçoamento das tecnologias de escravização adentrou o processo legal de contratação de mão de obra. Exemplo: a Escravidão Contemporânea se alimenta diretamente da Escravidão Moderna. 👇🏾
Read 6 tweets
5 Apr
Você sabia que a luta para que Bolsonaros não mais existam é uma luta essencialmente Anticapitalista?
Segue o 🧶:
Antes de tudo é preciso pensar que caras como o Bolsonaro não nascem durante um processo eleitoral, eles nascem a partir das contradições de uma sociedade desigual, de um Estado e de um Sistema que foi e é incapaz de lidar com as suas contradições históricas acumuladas.
Poderia retornar pra o início da Colonização, mas basta olhar a reivindicação do bolsonarismo pelo período ainda mais recente, a Ditadura Militar, para compreender que um período tão violento se fosse realmente superado não seria nem reivindicado e não deixaria feridas abertas.
Read 14 tweets
4 Apr
Fico bem revoltado quando vejo setores da Esquerda brasileira responsabilizando qualquer organização e levante popular pelos avanços da política autoritária que inclusive resultou na eleição do atual Presidente da República. E existem diversos elementos que se relacionam a isso:
1. A Liberalização desses setores, que passaram a confiar unicamente nos processos politicos-eleitorais e de quebra a sua própria institucionalização. Enxergam a burocracia como o caminho, e preferem disputar no terreno do inimigo (da Burguesia);
2. O purismo com que enxergam os processos de levante de trabalhadores e estudantes. Não é possível a gente achar que são ou serão processos onde todo o acúmulo político organizativo do campo se apresentará e sem nenhuma contradição. Por isso que a disputa deve ser feita;
Read 7 tweets
3 Apr
Pensar raça no Brasil requer muito, mas muito estudo e leitura de intelectuais que foram deixados à esquerda da própria esquerda. Por aqui diversas vezes quando se fala de raça usam o conceito de classe como substituto. (1/4)
Apesar de ser impossível a separação, se faz necessário para fins analíticos. O desenvolvimento da raça é muito mais metamorfósico e como no Brasil no pós-escravidão não se teve um processo de segregação aberto, isso alterou a leitura sobre raça. (2/4)
Tem ainda por cima os efeitos do Mito da Democracia Racial, que ainda influência até mesmo setores intelectuais de esquerda nas leituras da estrutura econômica e política daqui, que entende a lógica racista como "simples sintoma da depredação da classe", como aponta Mbembe. (3/4)
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