O (Neo)Liberalismo é incompatível com a defesa da Educação Pública Gratuita. Por que?
1. O (Neo)Liberalismo é construído pensado a regulação da mercadoria, as relações econômicas em seu caráter de circulação. A Educação dessa forma, além de ser uma mercadoria, atua como um agente ideológico para naturalizar essa regulação.
2. Compreender a Educação como uma mercadoria/serviço é diferente de compreendê-la como um direito. A compreensão da Educação como um direito popular é uma construção advinda do próprio movimento histórico de trabalhadores/as, da população negra, dos movimentos de mulheres, etc.
3. Para que se sustente, o Neoliberalismo precisa impor sob a população as chamadas "Medidas de Austeridade", conjunto de normas, medidas, reformas que garantem primeiro a manutenção do lucro, segundo a estabilidade e controle das forças com interesses opostos a esse lucro.
Certamente uma das áreas mais atingidas por essas medidas é a Educação. Além de consumir uma fatia menor que 4% do orçamento público anual, os cortes a atingem primeiro. O Teto de Gastos, a Reforma Previdenciária e a Trabalhista, a Reforma do Ensino Médio são alguns exemplos.
4. Manter escolas e universidades sob a "rédea curta" é uma forma de garantir o sucateamento, o esvaziamento da defesa do que é público e, logo, garantir que as medidas tomadas anti-Educação Pública não tenham oposição popular. Essa é uma forma de controle.
5. Por fim, só reafirmando que assumir o caráter Liberal da suposta defesa da Educação, como fez a @tabataamaralsp, é assumir um lado, o das Grandes Corporações Privadas, o dos velhos e novos bilionários da Educação.
O Lobby na Política pelo Mercado é a única justificativa para se criar e votar leis que ameacem até mesmo a segurança e a vida das pessoas. (Neo)Liberalismo portanto assume a sua face mais perversa: a da Política de Morte.
Algo que já apontei em um texto onde trago o debate do Empreendedorismo na Educação como aliado da Necropolítica.
revistaafirmativa.com.br/3349-2/

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Iago Gomes

Iago Gomes Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @profinfluencer

13 Apr
Por que Paulo Freire é o Patrono da Educação Brasileira? Segue o fio🧶:
Hoje é o aniversário da Lei 12.612/12 que declara Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. O Projeto de Lei é de autoria da @luizaerundina . Mas afinal porque Freire é o nosso Patrono e deve continuar sendo?
Paulo Freire é um dos maiores intelectuais e educadores de nossa história. Além de pensar a Educação, Freire pensou o Brasil. Pautando inclusive possibilidades de construção de um Projeto Nacional de sociedade.
Read 14 tweets
12 Apr
Acompanhando um debate de excelência aqui sobre Desenvolvimentismo, Indústria, etc., e todos os posts que leio só consigo pensar na minha cidade natal, interiorzão da Bahia, cidade de aprox. 60 mil habitantes e com a atividade econômica girando a partir do curtume do couro. 👇🏾
Pra se ter uma ideia tem toda uma região do espaço rural que vive dessa atividade econômica, e que vai desde o curtume artesanal até pequenas fábricas de carteiras, bolsas, etc. Só que isso ao longo das últimas décadas se desenvolveu a ponto de exportar para outros países. 👇🏾
Além de toda venda para cidades maiores, inclusive a Capital baiana que tem lojas nos shoppings centers. Só que o crescimento da Indústria do Couro não significou em nenhum impacto permanente para o conjunto de trabalhadores/as. Os empresários ganharam, lucraram. 👇🏾
Read 6 tweets
10 Apr
Classe não é um fenômeno classificatório apenas. "Ah fulano tem privilégio de Classe". Classe é um bagulho que constrói todo o comportamento do sujeito também e a forma de lidar com o Outro. 👇🏾
Quando a gente for analisar a formação da Classe no Brasil não dá pra dissociar de Raça, de como a Colonização adentrou o modo de organização da vida, e que por isso a Abolição da Escravatura foi inofensiva, porque ela não aboliu esse modo de organização. 👇🏾
Após ela inclusive veio a sofisticação desse modus de organização. O aperfeiçoamento das tecnologias de escravização adentrou o processo legal de contratação de mão de obra. Exemplo: a Escravidão Contemporânea se alimenta diretamente da Escravidão Moderna. 👇🏾
Read 6 tweets
5 Apr
Você sabia que a luta para que Bolsonaros não mais existam é uma luta essencialmente Anticapitalista?
Segue o 🧶:
Antes de tudo é preciso pensar que caras como o Bolsonaro não nascem durante um processo eleitoral, eles nascem a partir das contradições de uma sociedade desigual, de um Estado e de um Sistema que foi e é incapaz de lidar com as suas contradições históricas acumuladas.
Poderia retornar pra o início da Colonização, mas basta olhar a reivindicação do bolsonarismo pelo período ainda mais recente, a Ditadura Militar, para compreender que um período tão violento se fosse realmente superado não seria nem reivindicado e não deixaria feridas abertas.
Read 14 tweets
4 Apr
Fico bem revoltado quando vejo setores da Esquerda brasileira responsabilizando qualquer organização e levante popular pelos avanços da política autoritária que inclusive resultou na eleição do atual Presidente da República. E existem diversos elementos que se relacionam a isso:
1. A Liberalização desses setores, que passaram a confiar unicamente nos processos politicos-eleitorais e de quebra a sua própria institucionalização. Enxergam a burocracia como o caminho, e preferem disputar no terreno do inimigo (da Burguesia);
2. O purismo com que enxergam os processos de levante de trabalhadores e estudantes. Não é possível a gente achar que são ou serão processos onde todo o acúmulo político organizativo do campo se apresentará e sem nenhuma contradição. Por isso que a disputa deve ser feita;
Read 7 tweets
3 Apr
Pensar raça no Brasil requer muito, mas muito estudo e leitura de intelectuais que foram deixados à esquerda da própria esquerda. Por aqui diversas vezes quando se fala de raça usam o conceito de classe como substituto. (1/4)
Apesar de ser impossível a separação, se faz necessário para fins analíticos. O desenvolvimento da raça é muito mais metamorfósico e como no Brasil no pós-escravidão não se teve um processo de segregação aberto, isso alterou a leitura sobre raça. (2/4)
Tem ainda por cima os efeitos do Mito da Democracia Racial, que ainda influência até mesmo setores intelectuais de esquerda nas leituras da estrutura econômica e política daqui, que entende a lógica racista como "simples sintoma da depredação da classe", como aponta Mbembe. (3/4)
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!