Estudo publicado hoje na Science descreve a rápida dispersão geográfica do vírus no Brasil na primeira fase da pandemia. E alerta para uma possível repetição de padrões no presente – mas com a P.1 adicionada ao cenário, deixando no mapa traços ainda mais trágicos

Siga o fio 👇🧵
A pandemia no Brasil desenhou uma rota com rápida disseminação de casos e óbitos por covid-19 no País como um todo, mas uma variação de padrões entre estados e municípios que refletiu a diversidade das políticas de contenção – ou ausência delas.
Saindo do Sudeste, com o início em SP, para os graves surtos no norte e nordeste, e depois de volta ao Sudeste, chegando ao Sul. Assim, a rota do vírus pode ser comparável, mas deixará um número mortes que pode ser “intolerável”, nas palavras dos autores.
“O fracasso em evitar essa nova rodada de propagação facilitará o surgimento de novos variantes, isolará o Brasil como uma ameaça à segurança da saúde global e levará a uma crise humanitária completamente evitável”, alerta o texto, que tem @marciacastrorj como primeira autora.
Destaque negativo no estudo, o estado do Rio de Janeiro exibiu alguns indicadores piores que o Amazonas, por exemplo, apesar do RJ contar com melhor infraestrutura, dispondo de mais que o dobro de leitos por habitantes que o AM.
O caos político comprometeu uma resposta mais rápida e eficaz, lembrando que neste período as lideranças ficaram imersas em denúncias de corrupção, com o governador destituído e o secretário da Saúde trocado por 3 vezes entre maio e setembro de 2020, um deles sendo preso.
Já o Ceará, que quase chegou ao colapso do sistema hospitalar, e teve a circulação silenciosa do vírus mais de um mês antes do primeiro caso relatado oficialmente, teve rápida interiorização dos casos, mas em menor velocidade que dos óbitos.
Isso sugere que, mesmo com a disseminação contínua do vírus, as ações locais foram bem-sucedidas na prevenção de mortes.

Para @lorenagbarberia , o estado é um destaque positivo pois, comparado a outros, reagiu de forma mais rígida.
Foi construído um pacote de medidas mais coerentes e articuladas e elas foram mantidas por 3 semanas. “Ele começa como um caso muito preocupante, mas por ter reagido desta forma em maio, conseguiu reverter a evolução da pandemia em seu território".
Quanto à resposta federal, o artigo relata como “uma combinação perigosa de inação e irregularidades, incluindo a promoção da cloroquina como tratamento, apesar da falta de evidências”.
Destaca ainda a falta de estratégia nacional coordenada se refletindo em taxas de incidência e ataque muito altas e com peso desproporcionalmente maior entre os mais vulneráveis.
Cada estado definiu serviços essenciais dum jeito. Para alguns, isso incluía cabeleireiro e barbearia. Lorena lembra que a orientação da OMS é que setores essenciais são apenas alimentos e saúde. “Nós conseguimos interpretar casas de construção e igrejas como serviços essenciais”
Se não tivermos medidas coordenadas/coerentes, estaremos numa situação ainda mais preocupante, com número de mortes catastrófico e colapso do sistema de saúde. “Atualmente, com um número altíssimo de casos e mortes, estamos com medidas semelhantes à março de 2020”, lamenta.
Leia mais na matéria de Luiza Caires e Valéria dias no Jornal da USP:

jornal.usp.br/ciencias/rapid…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Luiza Caires - jornalista de ciências

Luiza Caires - jornalista de ciências Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @luizacaires3

16 Apr
Hola! Hablas Español? 🙂🙃

💉 Dados de efetividade da Coronavac no Chile 🇨🇱 Image
Dados de coorte com 10.5 milhões de pessoas >16 anos.

🗓15 dias após 2a dose vacina foi

📊67% efetiva em prevenir covid sintomática

📊85% efetiva em prevenir internações por covid

📊89% efetiva em prevenir forma grave da covid que leva à UTI

📊80% efetiva em evitar óbitos
Não, quer dizer que comparando o grupo de vacinados x não vacinados, os vacinados tiveram 80% menos chance de morrer de covid.

É uma comparação!

Read 4 tweets
16 Apr
😱Aconteceu! Cientistas geraram embriões quiméricos de macaco e humano que puderam sobreviver no laboratório por 20 dias.

O experimento, inédito nos resultados foi publicado na revista Cell e deve levantar grandes debates científicos e bioéticos.

Segue pra entender 🧵👇 Foto do embrião no estágio ...Foto de um macaco das espéc...
Primeiro, vamos deixar claro. A intenção NÃO é produzir uma nova espécie. Foram usadas células tronco de humanos adultos e embrião do macaco

Mesmo assim, um experimento desse tipo precisa de muita discussão. E envolveu uma equipe externa de bioética que orientou seus passos.
E apesar de preocupações éticas, o trabalho pode ajudar a superar fronteiras do conhecimento em biologia do desenvolvimento, evolução, modelos biológicos, e que podem resultar em tratamentos para doenças humanas, incluindo a produção em laboratório de órgãos para transplante! Foto de um organoide, um qu...
Read 12 tweets
13 Apr
Os personagens do He-Man foram criados primeiro como brinquedo porque estava sem nada para lançar no Natal, e depois enfiaram uns minigibis junto na caixa pra dar sentido... Só depois veio o desenho animado+ Image
Aquelas mensagens no final eram pra acalmar o órgão fiscalizador de programas infantis...
E a She-Ra, irmã gêmea do Adam que veio depois, não podia lutar com ninguém, porque o estúdio não queria uma heroína que associasse mulher à "violência"+
Read 8 tweets
3 Apr
Quando você vê cenas de israelenses e alguns norte-americanos se encontrando sem máscara, tenha em mente que:

1) Lá uma quantidade muito maior da população já foi vacinada e com vacinas com nível de eficácia maior que as que temos no Brasil, como Pfizer e Moderna (maior que 90٪)
2) Nossas vacinas (Coronavac e Oxford-AstraZeneca) não são perfeitas mas podem ajudar demais a conter casos graves e óbitos. Porém, sozinhas, sem nossa colaboração, elas não vão encerrar a pandemia, ainda mais no ritmo lento da vacinação no Brasil
3) Pessoas vacinadas devem manter os MESMOS cuidados de antes. Máscaras boas e bem vedadas para ambientes com outras pessoas. E sair o mínimo possível. Nada de visitas agora.
Read 5 tweets
1 Apr
Mortes aos milhares, muitas nas filas das UTIs. Todos os especialistas de todas melhores instituições avisam: não façam visitas nem recebam pessoas, inclusive familiares, nessa Páscoa.

Mas as estradas estão cheias.
Outra coisa: além de pessoas vacinadas poderem transmitir, elas também podem CONTRAIR a doença ainda.

Diminui a chance de doença grave, mas não elimina. Já há algumas mortes por covid de vacinados. Não vale pagar pra ver o risco!
Digo isso para quem pretende visitar parentes idosos porque acha que "ah eles já estão vacinados"...
Read 4 tweets
1 Apr
A variante identificada em Sorocaba, semelhante à sul-africana, ainda está sendo estudada. Mas pode ser mais um exemplo do que os cientistas chamam de convergência evolutiva: mutações parecidas e bem sucedidas ocorrendo em diferentes locais do mundo (cont.)
Escreve o biólogo evolutivo Vaughn Cooper:

"Como muitas variantes recém-descobertas parecem estar mostrando as mesmas mutações encontradas em outras variantes estabelecidas, podemos especular que o vírus está começando a ficar sem novas e importantes adaptações. Mas...
...isso não significa que as forças da evolução irão parar quando começarmos a nos aproximar da imunidade coletiva e a afrouxar as restrições.
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!