Como militantes bolsonaristas aproveitaram um acidente para criar um mártir para a causa deles e levaram uma mulher a ser presa por tentativa de homicídio por um ovo atirado pela janela em Curitiba. Eu e Daniela Matheus contamos essa história. theintercept.com/2021/04/16/ovo…
Daniela é psicóloga e uma das vítimas da história. Seu apartamento foi invadido pela @pmproficial após uma idosa que participava de um protesto cair e os militantes apontarem alguém do prédio dela como autor de uma agressão.
Levada presa, ela passou a noite e parte de outro dia na cadeia, foi submetida a revista íntima e saiu de lá suspeita de tentar matar alguém. Mas nega categoricamente ter atirado os objetos que os bolsonaristas dizem que derrubaram a idosa. E que sequer estivesse na janela.
A outra vítima da história é a aposentada Eva Teresinha dos Santos, a idosa que passou mal. Ela havia caminhado 5 quilômetros quando caiu e sem querer serviu como pretexto para os bolsonaristas que tocavam o protesto.
Recuperada após levar 3 pontos na cabeça, Eva segue sendo usada por gente da pior espécie, interessada em fazer dela um ferramenta política. E não parece se dar conta. Como este vídeo, publicado hoje, deixa claro.
Ali estão o vereador bolsonarista cassado Éder Borges, um sujeito asqueroso que era membro do MBL e perseguia e ameaçava estudantes que ocuparam escolas públicas em 2016 e usou o ódio como plataforma política, e Renato Gasparim, o líder da marcha.
É uma das histórias que mais senti necessidade de contar, nos últimos tempos, e tive a chance de poder abrir espaço para a Daniela, vítima de um linchamento cometido por extremistas e pelo estado, colocar sua voz nela. É a primeira vez que ela fala sobre o que ocorreu.
Por fim, mas não menos importante, tive a valiosa colaboração da @apcsc na apuração e na entrevista da Daniela.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Rafael Moro Martins

Rafael Moro Martins Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @rafaelmmartins

16 Apr
“Os peritos sustentam que não afirmaram que os diálogos são verdadeiros, mas também nunca escreveram que são falsos. A avaliação deles é que a interpretação feita pelo delegado ‘extrapolou’ o laudo técnico da perícia.” oglobo.globo.com/brasil/peritos…
“Os peritos dizem ainda, nos bastidores, que o delegado poderia ter solicitado análises complementares a respeito de algum ponto específico, o que permitiria aprofundar a verificação da autenticidade de determinados arquivos, ou buscar a fonte original dos arquivos.”
“BUSCAR A FONTE ORIGINAL DOS ARQUIVOS”. Pedindo perdão pelo grito, chamo a atenção para essa frase, solta lá pelo fim da matéria. Bastaria à PF solicitar os telefones funcionais (ou seja, propriedade pública) dos procuradores e de Moro para realizar perícias neles.
Read 8 tweets
15 Apr
Fonte da Polícia Federal: o delegado o delegado Alexandre Saraiva, que pediu ao STF para investigar o ministro Ricardo Salles, está com o pescoço na guilhotina. Perderá o cargo nas próximas horas.
O caso que deverá custar o cargo a Saraiva – por óbvia interferência do governo – é este aqui. www1.folha.uol.com.br/ambiente/2021/…
O @TheInterceptBr vem contando há mais de um ano como o governo Bolsonaro, via Salles e Eduardo Bim, afrouxa a fiscalização e favorece o desmatamento ilegal. Saraiva, a ser confirmada a demissão, será outra vítima da "boiada passando".
Read 4 tweets
15 Apr
A vida nos oferece inúmeras oportunidades para provarmos não sermos idiotas. Pedro Bial desperdiçou uma boa ontem. E de graça. uol.com.br/splash/colunas…
Como bem lembrou muita gente aqui, Bial foi alegre e faceiro aos EUA entrevistar Olavo de Carvalho, mentiroso contumaz e inspirador do uso de fake news como arma política (ele chama isso de guerra cultural).
Também não consta, lembra o @leoeoleo, que Bial tenha requisitado um polígrafo para entrevistar a deputada e pastora Flordelis, ré em processo em que é acusada de matar o marido.
Read 5 tweets
4 Apr
Flavia Lima, ombudsman da Folha: “Imagine um grupo relativamente coeso que apoiou um candidato a presidente saído de suas fileiras, tem a vice-presidência, sete ministérios, cerca de 2.500 cargos só no Executivo federal...” (+)
...”assegurou reajustes de remuneração no Orçamento e, ainda assim, diz que não se dobrou à política. Qual a chance dessa tese ser acolhida sem muita reflexão? Alta, se esse grupo for de militares e a leitura de suas movimentações for feita pela imprensa”. www1.folha.uol.com.br/colunas/flavia…
Pedindo perdão pelo cabotinismo, @demori e eu brandimos essa tese já na terça-feira, dia em que boa parte da imprensa jogava confete nos militares. Ainda não leu?👇 theintercept.com/2021/03/30/imp…
Read 4 tweets
8 Mar
👇🧶Questões sobre a decisão inesperada de Fachin:
1. As ações movidas pela defesa de Lula pleiteando a suspeição de Sergio Moro perdem objeto? Aparentemente, parece que sim.
2. O juiz de primeira instância de Brasília terá que refazer todo a instruçã do processo contra Lula?
2 (continuação). Ou poderá usar a instrução (isto é, oitiva de testemunhas etc.) conduzida por Moro? Se permitir isso, o STF não está na prática criando na marra a figura do juiz de instrução?
3. Por que Fachin voltou agora a um ponto repisado pelas defesas logo no início da LJ?
3 (continuação). O próprio STF, em diversos momentos, ratificou (ainda que sem embasamento legal) a competência da vara de Curitiba para crimes cometidos na Petrobras (cuja sede é no Rio). Por que Fachin mudou de ideia?
4. O que irá acontecer com processos de outros réus da LJ?
Read 5 tweets
3 Feb
Uma daquelas grandes ironias da vida: a Lava Jato acabou no mesmo dia em que o Centrão atropelou e ganhou o comando da Câmara dos Deputados com Arthur Lira. Ele é do PP, o partido mais enrolado nas investigações da operação. E teve o apoio de Bolsonaro, o presidente da Lava Jato.
Paulo Roberto Costa, o primeiro diretor da Petrobras preso pela operação, cobrava propina para o PP. Alberto Youssef, o doleiro a quem @SF_Moro brindou com um segundo acordo de delação mesmo após ele descumprir o primeiro, operava para José Janene, capo do PP.
O PP foi alvo da primeira (e, até onde a memória alcança, única) ação de improbidade movida pela Lava Jato contra um partido. (Partidos políticos são pessoas jurídicas. E pessoas jurídicas não podem responder a ações criminais.) conjur.com.br/2017-abr-07/ju…
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!