Alexandra Elbakyan é uma programadora e Hackativista que acredita que "o conhecimento não deve ser exclusivo para aqueles que podem pagar". Em 2011, Alexandra criou um site chamado Sci-Hub, que consegue piratear quase todos os artigos existentes e disponibilizar de forma grátis.
A Elsevier (uma das maiores revistas científicas) em conjunto com os EUA processaram Alexandra em 15 milhões de dólares, mas ela nunca pagou (e nem pagará) e encontra-se no momento escondida em algum país desconhecido.
Alexandra saiu como destaque na science em 2011 como "Dona de um ato inspirador de altruísmo, ou um gigantesco empreendimento criminoso, dependendo de a quem você perguntar".
No dia 01 de março de 2020 foi publicado uma matéria informando que várias universidades da califórnia cancelaram seu contrato com a Elsevier em protesto.
Essa garota de 32 anos foi responsável pela maior democracia científica da história da humanidade e por uma revolução na indústria produtora de conhecimento. Várias pesquisas só foram possíveis graças isso.

Texto adaptado de @lucasgonutri
Segue os links ativos do Sci-Hub

sci-hub.st
sci-hub.se
scihub.wikicn.top
sci-hub.ren

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Biodiversidade em Foco | Igor

Biodiversidade em Foco | Igor Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @BiodivFoco

21 Apr
🚨 Cientistas apontam fragilidades nas leis ambientais brasileiras na proteção dos riachos de pequeno porte. Segue o fio 👇

Artigo: doi.org/10.1111/1365-2… Image
Os mecanismos legais que o Brasil dispõe atualmente não protegem adequadamente os riachos. No Código Florestal, a previsão de Áreas de Preservação Permanente (APPs) de mata ciliar nas propriedades privadas busca salva-guardar os cursos d’água, no entanto, (cont)
Ignoram os impactos provocados por ações que ocorrem distantes das margens dos riachos e que também podem ameaçar a fauna aquática. Image
Read 10 tweets
21 Apr
Artigo: Como a conversão de floresta em pastagem afeta a estrutura taxonômica e funcional das assembléias de peixes em riachos Amazônicos?
Read 7 tweets
20 Apr
Artigo: Como as paisagens modificadas filtram as espécies raras e modulam o conjunto regional de características ecológicas?
As mudanças no uso do solo ocasionam altas taxas de desmatamento, afetando os ecossistemas terrestres e aquáticos pela redução da conectividade entre as comunidades locais e pelo aumento da vulnerabilidade as mudanças ambientais locais.
Essas mudanças afetam estrutura da comunidade local de peixes. Além da perda de diversidade, as áreas desmatadas geralmente exibem diferenças na composição(variedade e quantidade) de espécies.
Read 9 tweets
20 Apr
A importância das áreas de proteção permanente para a biodiversidade aquática. Via @comunicalabeco Image
Image
Image
Read 8 tweets
19 Apr
Fatores ambientais que estruturam as comunidades de peixes em riachos. UHuuuu segue o fio. Image
Como bem se conhece na ecologia, a riqueza, abundância e composição de espécies pode ser influenciada por fatores ambientais, interações entre espécies e processos históricos. Em riachos, algumas características físicas são bem marcantes, como a velocidade de correnteza e vegetaç
Vegetação ripária* (q é a vegetação lateral em ambas as margens do curso d'água). Alterações nestes fatores podem gerar influência sob outras variáveis. Como apresentado na foto a seguir. Image
Read 6 tweets
16 Jan
POR QUE A TILÁPIA É UM PERIGO PARA A BIODIVERSIDADE BRASILEIRA?
Você já sabe quais são as tilápias que existem aqui no Brasil e como elas chegaram até aqui.
Mas o que as fazem ser uma ameaça à nossa biodiversidade?
Pra entender isso, vamos recapitular a história de vida desses peixes, ou seja, falar de como eles se alimentam e como se reproduzem.
Já foi observado que no ambiente natural, a tilápia-do-Nilo costuma se alimentar de plantas aquáticas e diatomáceas. Em lugares onde foram introduzidas, costuma apresentar uma dieta mais detritívora, com muita presença de sedimento, aglomerados de lama e microalgas.
Read 17 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!