Jovem negro com deficiência intelectual, Thiago Aparecido Duarte de Souza morreu na madrugada desta quarta, no Hospital Geral São Mateus, em São Paulo, após passar 13 dias hospitalizado. Ele havia sido baleado na boca por um policial de folga, em 8/4. Tinha 20 anos.
O policial que matou Thiago deu diferentes versões para explicar por que atirou nele. Primeiro disse que Thiago havia tentado roubá-lo. Depois mudou de versão e disse que o jovem havia participado do roubo a um funcionário de uma empresa telefônica. ponte.org/pms-atiram-em-…
A família conta que Thiago havia saído de casa para comprar pão e leite. No caminho, encontrou com um amigo, Fernando Henrique, suspeito de ter participado do roubo ao funcionário. Foram abordados pelo PM Denis Soares quando conversavam na rua. Foi quando o PM atirou em Thiago.
Um outro PM pisou na cabeça de Fernando quando ele estava rendido e deitado no chão. Com Fernando, a polícia afirma ter encontrado uma mochila com as ferramentas do funcionário assaltado. A vítima reconheceu Fernando, mas não Thiago.
Sem provas de participação de Thiago no roubo, ele foi preso por porte ilegal de arma. A PM diz que Thiago tinha um revólver. A família nega. O @tjsp_oficial ignorou as contradições do PM Soares e a agressão feita por outro policial a Fernando, já rendido
@tjsp_oficial A mãe de Thiago, Queli, precisou entrar na justiça para poder ver o filho no hospital onde estava internado. Obedecendo à ordem judicial, a @PMESP autorizou a entrada de Queli em 16 de abril. Thiago morreu cinco dias depois.
No Brasil, o que mais tem são George Floyd: pessoas negras mortas por agentes do Estado. Diferente do que ocorreu hoje nos EUA, contudo, os anos passam e a Justiça não responsabiliza ninguém. Duvida? Pega o fio. 👇
Negra, lésbica e mãe, Luana Barbosa dos Reis foi espancada até a morte por três PMs em 2016. Cinco anos depois, a família ainda espera um julgamento. ponte.org/a-historia-de-…
O líder comunitário Leandro Machado foi morto por guardas municipais da cidade de São Paulo em 2003. Faz 18 anos que a família aguarda um julgamento. Os GCMs, que nunca foram presos, até já se aposentaram. ponte.org/quinze-anos-de…
AGORA EM SP | Manifestantes se concentram neste momento em frente ao Masp, na Av. Paulista, contra a retirada da gratuidade do transporte público para idosos de 60 a 64 anos.
Os governos municipal e estadual anunciaram a revogação do benefício em dezembro de 2020. A medida está prevista para entrar em vigor em fevereiro, mas sindicatos entraram com ações judiciais e obtiveram duas decisões nesta semana que suspendem a medida provisoriamente.
O ato é organizado pela Mães em Luto da Zona Leste com apoio do @passelivre_sp. "Os idosos usam a passagem para ir em exames. Tirar a gratuidade é tirar a vida dos idosos", diz Ilda Azevedo, 62, coordenadora das Mães.
[TBT #DiaDoLeitor] “Bendita Cura”, trabalho do premiado quadrinista Mário César, conta a trajetória de Acácio, jovem gay submetido ao processo de “cura gay” aos 5 anos de idade durante a ditadura
Neste #DiaDoLeitor, relembramos episódios de lives da Ponte que contaram com a presença de grandes autores brasileiros, como o @poetasergiovaz, a biógrafa Cláudia Canto, a chargista @LaerteCoutinho1 e o antropólogo Luiz Eduardo Soares (@luizeduardosoar)
Siga o fio🧶
Autor de livros como “Literatura, pão e poesia” e “Colecionador de pedras", o "poeta das periferias” e fundador da Cooperifa falou da inspiração para os seus versos na Academia de Literatura das Ruas.
A autora de “Morte às Vassouras” cresceu na Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo, foi doméstica em Lisboa e lançou livro na Universidade de Oxford: “voltei ao Brasil como escritora”
Está circulando um vídeo de que o presidente @jairbolsonaro estaria promovendo a @AlfaConCP. A Ponte checou e a gravação, no entanto, é de julho de 2018 e foi repostada no dia 22/10 nas redes sociais da empresa e do fundador @prof_evandro. Acompanhem o fio 👇🏽
Isso porque na live semanal do dia 15/10, Bolsonaro disse que vai lançar edital de concurso em 2021 para 2 mil policias federais e 2 mil policiais rodoviários federais. O fundador Evandro Guedes aproveitou o anúncio e postou novamente o vídeo de 2018 👇🏽
A @AlfaConCP é uma empresa que dá aulas para concurseiros. Aulas essas que violam os direitos humanos, como denunciamos pela 1ª vez há exatamente um ano, em outubro de 2019. 👇🏽
Você viu a hashtag #EndSars essa semana por aí e não entendeu o que significa? Vem cá que a gente te explica
[Segue o fio 👇]
1 - SARS: é uma sigla em inglês para Esquadrão Especial Antirroubo (Special Anti-Robbery Squad), que foi criado em 1984 para conter os roubos e furtos na Nigéria. O Sars faz parte da Força Policial do país.
(Ilustração: Reprodução / Anistia Internacional)
2 - Desde os anos 90, grupos de defesa dos Direitos Humanos como a Anistia Internacional já vinham denunciando ações ilegais desse grupo