Você viu a hashtag #EndSars essa semana por aí e não entendeu o que significa? Vem cá que a gente te explica

[Segue o fio 👇]
1 - SARS: é uma sigla em inglês para Esquadrão Especial Antirroubo (Special Anti-Robbery Squad), que foi criado em 1984 para conter os roubos e furtos na Nigéria. O Sars faz parte da Força Policial do país.

(Ilustração: Reprodução / Anistia Internacional) Image
2 - Desde os anos 90, grupos de defesa dos Direitos Humanos como a Anistia Internacional já vinham denunciando ações ilegais desse grupo

(Ilustração: Reprodução / Anistia Internacional) Image
3 - Entre as acusações estão: corrupção, extorsão, roubo, tortura, sequestro, execuções e assédio, sempre dirigidos a jovens pobres.

Você pode conferir o último relatório da Anistia Internacional nesse link: amnesty.org/download/Docum…
4 - Os membros do esquadrão são ainda acusados de confiscarem propriedades de pessoas suspeitas de terem cometido crime sem determinação judicial

(Ilustração: Reprodução / Anistia Internacional) Image
5 - A #EndsSARS existe desde 2017, quando começaram os protestos contra o esquadrão, mas, desde o início de outubro, as manifestações aumentaram e ganharam dimensão internacional ao receberem apoio de celebridades

(Ilustração: Reprodução / Anistia Internacional) Image
6 - Nos últimos dias, a Ponte está apurando informações para trazer atualizações sobre o que está acontecendo no país e dar um melhor panorama sobre os malfeitos do SARS.

Acompanhe nossas redes sociais e nosso telegram para se manter atualizado: t.me/pontenotelegram
Leia na íntegra nossa última reportagem sobre os protestos na Nigéria

ponte.org/o-que-e-o-ends…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Ponte Jornalismo

Ponte Jornalismo Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @pontejornalismo

24 Oct
Está circulando um vídeo de que o presidente @jairbolsonaro estaria promovendo a @AlfaConCP. A Ponte checou e a gravação, no entanto, é de julho de 2018 e foi repostada no dia 22/10 nas redes sociais da empresa e do fundador @prof_evandro. Acompanhem o fio 👇🏽 ImageImage
Isso porque na live semanal do dia 15/10, Bolsonaro disse que vai lançar edital de concurso em 2021 para 2 mil policias federais e 2 mil policiais rodoviários federais. O fundador Evandro Guedes aproveitou o anúncio e postou novamente o vídeo de 2018 👇🏽

A @AlfaConCP é uma empresa que dá aulas para concurseiros. Aulas essas que violam os direitos humanos, como denunciamos pela 1ª vez há exatamente um ano, em outubro de 2019. 👇🏽

ponte.org/aulas-para-con…
Read 8 tweets
21 Oct
Além de seguir com as operações, a PM-RJ segue matando também. Aconteceu com Gabriel, neto do sambista Neguinho da Beija-Flor, no último domingo (18).
ponte.org/mesmo-proibida…
Conforme noticiou o @g1, o rapaz de 20 foi baleado durante tiroteio entre PMs e criminosos. Ele estava no local a trabalho quando foi atingido pela troca de tiros.

g1.globo.com/rj/rio-de-jane…
"Está muito difícil criar nossos filhos aqui no Brasil com toda essa violência. 'O indivíduo é inocente, até que se prove o contrário'. Já o negro é culpado, até que se prove o contrário!", disse Elaine Reis Marcondes, esposa de Neguinho da Beija-Flor, ao G1
Read 4 tweets
3 Jul
Em vídeo, Bia Doria, esposa do governador de SP @jdoriajr, e @Val_Marchiori, criticam as pessoas que estão na rua. Bia sugere que "as pessoas gostam de ficar na rua" e quem têm que "se conscientizar e sair da rua".
Logo no início da pandemia do #coronavírus, a Ponte mostrou que estar na rua não é uma escolha e que muita gente convive com o risco diário de não ter água nem mesmo para lavar as mãos.

ponte.org/lavamos-as-mao…
Também mostramos em reportagem publicada alguns dias depois que a região da Luz, no centro de SP, segundo relatam moradores e dependentes químicos que ficam na região, estava sendo alvo de recorrentes e violentas ações do poder público.

ponte.org/em-tempos-de-c…
Read 8 tweets
15 Jun
O estudante Guilherme Silva Guedes, 15 anos, foi encontrado morto em Diadema, na Grande São Paulo, depois de desaparecer na madrugada de hoje.
Indignados, moradores do bairro onde o garoto vivia, na zona sul de SP, queimaram ônibus na av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira.
O protesto acontece na altura do CEU Caminho do Mar. Segundo uma familiar, ele estava na frente da casa de sua avó, na Vila Clara, zona sul, quando, por volta da 1h30, dois homens armados o renderam. Seu corpo foi localizado horas depois em Diadema, na Grande SP.
Ainda de acordo com a família, o menino foi baleado na cabeça e em uma das mãos, além de outros ferimentos. Seu corpo está no IML Sul, na região do Brooklin, também na zona sul da capital paulista.
Read 11 tweets
31 May
Torcidas antifascistas realizam, no início da tarde deste domingo, na avenida Paulista, ato contra medidas e posicionamentos do governo Bolsonaro durante a pandemia do novo coronavírus.

PM aborda pessoas que vão em direção ao Masp, onde o ato se concentra.
Corintianos antifascistas chegam no vão livre do Masp, onde manifestantes se concentram.
AGORA: Centenas de pessoas estão concentradas no vão livre do Masp, na avenida Paulista, em manifestação de torcidas antifascistas pedindo por democracia.

Por @draomcqueen
Read 15 tweets
10 Mar
Indígenas Guarani cantam enquanto aguardam reintegração de posse da Ocupação Yary Ty, ao lado da Aldeia do Jaraguá, na zona norte de SP, marcada para manhã desta terça-feira (10/3).

Relembre a história da ocupação: ponte.org/guardioes-da-t…

Foto: @_palomavasc
A Polícia Militar chegou à Ocupação e deu o prazo até às 6h30 para cumprir o mandato de reintegração de posse

Vídeo: @_palomavasc
Read 34 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!