O Cinema brasileiro, digo sempre, é um dos mais ricos do mundo - ok, talvez não financeiramente (ao contrário: vem enfrentando dificuldades cada vez maiores neste aspecto), mas de um ponto de vista artístico, de linguagem, poucas cinematografias são como a nossa.
Infelizmente, o vira-latismo característico de tantos brasileiros se manifesta de modo ainda mais intenso quando o assunto é Cinema: lembram-se de @PBiaL falando sobre como certo filme nacional "era tão bom que parecia americano"? Pois é, este é o nível do pensamento dessa gente.
Aliás, quando falei sobre isso aqui outro dia, uma pessoa veio dizendo que achava as produções brasileiras "muito pobres" - o que deixava claro apenas que ela não costumava ver nossos filmes. Ou talvez só as comédias rasteiras que a Globofilmes costuma lançar.
Sei que já falei isso algumas vezes, mas repito mesmo assim: nos festivais internacionais, sempre fico impressionado com a procura pelos filmes brasileiros e pelas reações apaixonadas que estes despertam. Já aqui... só preconceito e desinteresse.
E aí vem o motivo deste fio: um dos problemas que nosso Cinema enfrenta é o da distribuição. Muitos filmes não conseguem chegar ao grande público com facilidade, o que é lamentável.

POIS TRAGO BOAS NOVAS, CIDADÃOS!
De hoje a 30 de abril está rolando uma mostra online GRATUITA com 71 filmes produzidos entre 2011 e 2020: são 43 longas e 28 curtas que podem ser vistos em 10olhares.com e também no Belas Artes À La Carte @belasartesgrupo.
Para começar, quero indicar um filme fantástico que vi na @berlinale ano passado e que merece muito ser conhecido: MEU NOME É BAGDÁ.

Mas atenção: ele só ficará disponível nas próximas 48 horas. Corram: belasartesalacarte.com.br/olhar-erly-vie…
Mais uma dica da mostra 10 Olhares: o documentário MARTÍRIO, de Vincent Carelli, que resgata o histórico de exploração e destruição dos povos indígenas no Brasil - com foco específico no povo Guarani Kaiowá. É um filme IMPRESCINDÍVEL.

Aqui: belasartesalacarte.com.br/olhar-cachoeir…
Aliás, ainda mais imprescindível nos dias de hoje, considerando como o ignorante @rsallesmma ainda outro dia publicou tweet tentando humilhar uma cultura que o agronegócio destrói desde sempre. #ForaSalles
Uma indicação de curta da mostra 10 Olhares: TUDO QUE É APERTADO RASGA, de Fábio Rodrigues Filho. Este documentário é um registro da e homenagem à participação de atrizes e atores negros no Cinema brasileiro, mas também um desagravo. belasartesalacarte.com.br/olhar-heitor-a…
Este desagravo diz respeito à maneira como o racismo estrutural histórico do Brasil limitou as carreiras de intérpretes brilhantes, mantendo-os presos a papeis subalternos tanto na ficção quanto na realidade. Figuras como Grande Otelo, Ruth de Souza, Zezé Motta, Léa Garcia...
... Antônio Pompêo, Antônio Pitanga e tantos outros que devem figurar em qualquer lista de maiores intérpretes do nosso Cinema, mas que tiveram que lutar MUITO para conquistar cada centímetro de espaço. (E que lhes era tomado a cada "distração".)
Mais um filmaço que está disponível GRATUITAMENTE na mostra 10 Olhares do @belasartesgrupo: ARÁBIA, de @AffonsoUchoa e João Dumans e que pra mim foi o melhor filme de 2018.
10olhares.com/arábia
Acabei não escrevendo sobre o filme, mas falei sobre ele aqui:
Mais uma dica da mostra 10 Olhares que está sendo exibida gratuitamente até o dia 30: o doc RETRATOS DE IDENTIFICAÇÃO, que já indiquei aqui há uns dois anos e que resgata a brutalidade da ditadura e seus efeitos duradouros sobre suas vítimas. Vejam!

10olhares.com/retratos-de-id…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pablo Villaça

Pablo Villaça Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @pablovillaca

22 Apr
Falei isso por DM ao @FelipeNeto e faço questão de dizer publicamente depois desta sua nova autocrítica: poucas vezes na vida tive a oportunidade de ver alguém amadurecer politicamente neste ritmo e nesta extensão.
Em 2012, publiquei um vídeo crítico a ele por uma fala muito errada que fez sobre Dilma - e que ele jamais repetiria hoje. É necessário ter humildade, inteligência e muita, muita empatia para se abrir do modo como @FelipeNeto se abriu - estejamos vivendo tempos absurdos ou não.
Eu sei que a tendência da esquerda brasileira, depois de tanta paulada, depois de confiar em tantos aliados que nos traíram, é sempre de manter os dois pés atrás, de dizer "hum-hum, bom pra você, mas devia ter pensado isso antes" quando alguém que nos atacou faz mea culpa.
Read 5 tweets
21 Apr
E vou dizer uma coisa que deveria ser óbvia: tô vendo várias pessoas que eu sigo surpresas porque parece que o @joaoluizpedrosa está liderando as enquetes pra sair. Sabem quem está votando nele? A torcida que acha que ele é ameaça ao prêmio e veio com "Bbb não é caridade".
E eu que não vou mais passar raiva por causa de torcida tóxica. Enquanto vi o programa, torci por Juliette. E parei de ver (no domingo) também por causa deste fandom repugnante que se formou.

Vida é curta demais pra aguentar amolação por causa de programa de tv.
Read 4 tweets
21 Apr
Vi há pouco "A Garota" (Eltávozott nap), longa de estreia de Márta Mészáros - e que, lançado em 1968, foi o primeiro longa húngaro dirigido por uma mulher.

E cuja abordagem deixa muito claro por que é tão precioso que a Arte nos ofereça pontos de vista diversificados. ImageImageImageImage
O filme é ao mesmo tempo um estudo de personagem e de uma sociedade que se encontra em transformação (e que ao mesmo tempo se mantém estática em sua estrutura patriarcal). É um filme claramente datado nos estilos, nas roupas e na música que retrata, mas atual em seus temas. ImageImageImageImage
Vivida pela cantora Kati Kovács, que diz tudo que precisa com o olhar, a protagonista é uma jovem que, depois de crescer um orfanato na capital, é moderna e independente - num contraste brutal com a mãe que (re)descobre e vive no interior subjugada pelo marido e pela "tradição". ImageImage
Read 18 tweets
20 Apr
Eu vivo falando sobre como o Cinema brasileiro é um dos melhores do mundo - e vivo ouvindo como é difícil encontrar filmes nacionais para assistir. Infelizmente, há de fato certa dificuldade em achar boa parte da nossa cinematografia online, o que é lamentável.

MAS BOAS NOVAS!+
De 22 a 30 de abril vai rolar uma mostra online (gratuita!) com uma seleção bem bacana de nossa produção mais recente -mais especificamente, dos anos 2011 a 2020, quando as políticas públicas de incentivo à produção cultural (hoje atacadas) puderam fazer uma diferença importante.
A mostra Cinema Brasileiro: Anos 2010, 10 Olhares trará 71 filmes, sendo 43 longas e 28 curtas, que poderão ser vistos em 10olhares.com ou diretamente no Belas Artes À La Carte (belasartesalacarte.com.br).
Read 4 tweets
20 Apr
Eu parei com #Bbb21 (os fandoms - especialmente o da Juliette, para a qual eu estava torcendo, por sinal - estragaram a brincadeira pra mim). Mas vou ajudar a divulgar isso aqui, pois abomino jogo sujo e gosto MUITO da postura do perfil do @joaoluizpedrosa sobre o extra-jogo.
Os adms do @joaoluizpedrosa conduzem o perfil dele como eu acho que ele conduziria; falando sobre assuntos relevantes além do jogo, mas sem soar como se fosse apenas marketing e estivessem interessados só em fazer pose para foto. Não ficarei nada chateado se ele vencer.
Dito isso, se você está me acompanhando só por causa de #Bbb21, já me despeço, pois este provavelmente será meu último tweet sobre o assunto e você logo dará unfollow. Já tenho amolação demais na vida pra que algo que achei que seria divertido se torne chateação graças a fandoms.
Read 4 tweets
20 Apr
A Alesp vota hoje um projeto para proibir propagandas que tragam pessoas e famílias LGBTQ+. Você leu isso certo. Em 2021, é isso que a evangélica e filha de pastor @dep_martacosta (Instagram.com/depmartacosta) quer fazer. Uma pandemia rolando e ela obcecada com sua homo/transfobia.
A deputada e a bancada evangélica - esse praga tão destrutiva quanto um câncer - alegam que essas propagandas trazem “danos às crianças”.

O que traz “dano às crianças” é o ódio que esses desgraçados espalham em seus cultos, não gestos de amor entre pessoas LGBTQ+.
Eu comecei a escrever sobre o perigo representado pelos evangélicos na política há mais de 20 anos. Cansaram de me chamar (e aqueles que faziam alertas similares) de “intolerante”. Taí o resultado da inação É mais um exemplo do “paradoxo da tolerância" de Popper.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!