Thread 02 em estudo sobre Direito Administrativo - Desapropriação estatal.
O Decreto-Lei 3.365/41 sofreu importante alteração em 2019. Destaque pra o art. 10-, que previu que o Poder Público deverá notificar o proprietário a apresentar-lhe oferta de indenização. Nessa notificação, deverá constar, principalmente, a informação - segue -
de que o prazo para aceitar ou rejeitar a oferta é de 15 (quinze) dias e de que o silêncio será considerado rejeição. Ou seja, uma vez notificado o proprietário abre-se duas situações: aceitação ou rejeição da oferta.
A lei de 2019 trouxe ainda a possibilidade de utilização das vias não judiciais da MEDIAÇÃO OU ARBITRAGEM para definição do valor da indenização nas desapropriações por utilidade pública.
Sobre a Imissão provisória na posse, o poder público NÃO precisa aguardar o desfecho do processo para acessar o bem. Basta a alegação de urgência, não sendo necessária à sua comprovação. Essa não poderá ser renovada, o Poder Público tem o prazo de 120 dias para requerer a imissão
Para efetuar a Imissão provisória na posse, o Poder Público deve efetuar previamente o depósito de acordo com os critérios previstos no DL 3.365/41. O expropriado, réu da ação, poderá levantar, independentemente de concordância do Poder Público, até 80% do depósito efetivado.
Muito importante que o levantamento do valor independe da emissão de precatório, pois AINDA NÃO HÁ SENTENÇA, devendo ser efetivado por alvará judicial. Caso exista dúvida fundada sobre o domínio, o valor permanecerá depositado até a definição do legítimo proprietário.
O STJ já decidiu que o proprietário somente é responsável pelos impostos, inclusive o IPTU, até a efetivação da imissão na posse provisória. O Ente desapropriante não responde por tributos ANTERIORES À DESAPROPRIAÇÃO.
O DIREITO DE EXTENSÃO é o direito de o proprietário exigir que a desapropriação parcial se transforme em TOTAL quando a parte remanescente, de forma isolada, não possuir valoração ou utilidade econômica razoável. Não confundir direito de extensão com desapropriação por zona.
Sobre a INDENIZAÇÃO, essa deve ser integral, englobando os danos emergentes, os lucros cessantes, as despesas processuais, os juros, a correção monetária e os honorários advocatícios.
Em regra, o pagamento deve ser feito em dinheiro por meio do sistema do precatório.
Indenizações:
Regra - prévia, justa e em dinheiro (precatórios);
RPV - quando valor reduzido da indenização;
Desapropriação promovida por pessoas privadas delegatárias de atividades administrativas - em dinheiro pois não observam regime de precatórios.
-segue-
Desapropriações sancionatórias urbanística e rural - o pagamento da indenização NÃO É PRÉVIO, nem em dinheiro, mas, sim, por meio de títulos.
JUROS - Os juros moratórios, na desapropriação direta ou indireta, contam-se desde o trânsito em julgado da sentença.
Recentemente o STF decidiu que a partir do momento em que forem apresentados os cálculos, começa a incidir juros da mora contra a Fazenda Pública
Assim, teremos a incidência de juros de mora em dois períodos distintos: primeiro, no período compreendido entre a data da realização dos cálculos e a da requisição de pequeno valor (RPV) ou do precatório; e segundo, a partir de 1º de janeiro do exercício seguinte - segue -
àquele em que o pagamento deveria ser feito, nos termos do art. 100 da CF.
Já em relação aos juros COMPENSATÓRIOS, têm por objetivo compensar a perda prematura da posse do bem, em decorrência da imissão provisória na posse. Termo inicial da contagem de juros compensatórios: O termo inicial para contagem dos juros compensatórios - segue -
é a data da imissão provisória na posse do bem objeto da ação de desapropriação, na forma do art. 15-A do Decreto-lei 3.365/1941.
(Info 902 de 2018) Sobre toda as questões que foram historicamente enfrentadas pelo STF sobre o pagamentos dos juros (6% ou 12%) e sobre a aplicação do valor relacionado aos 80% depositados:
1.a) reconheceu a constitucionalidade do percentual de juros compensatórios no patamar fixo de 6% ao ano para remuneração do proprietário pela imissão provisória do ente público na posse de seu bem;
1.b) declarou a inconstitucionalidade do vocábulo “até” (6%, deve ser fixo);
1.c) deu interpretação conforme a Constituição ao “caput” do art. 15-A, de maneira a incidir juros compensatórios sobre a diferença entre 80% do preço ofertado em juízo pelo ente público e o valor do bem fixado na sentença;
2) declarou a constitucionalidade do § 1º do art. 15-A, que condiciona o pagamento dos juros compensatórios à comprovação da “perda da renda comprovadamente sofrida pelo proprietário”;
3) declarou a constitucionalidade do § 2º do art. 15-A, afastando o pagamento de juros compensatórios
quando o imóvel possuir graus de utilização da terra e de eficiência iguais a zero (inclusive desapropriação indireta);
4) declarou a inconstitucionalidade do § 4º do art. 15-A;
5) Constitucionalidade da estipulação de parâmetros mínimo (0,5%) e máximo (5%) para a concessão de honorários advocatícios e a inconstitucionalidade da expressão “não podendo os honorários ultrapassar R$ 151.000.
Quanto ao percentual dos juros compensatórios:

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Tweets Jurídicos

Tweets Jurídicos Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @EstudoIuris

1 Jun
Thread 03 em estudo sobre Direito Administrativo - Desapropriação estatal.
Sobre a desistência da ação de desapropriação, o Poder Público, assim como os autores das ações judiciais em geral, pode desistir da ação. A desistência, de acordo com o STF, ainda que manifestada APÓS a apresentação da contestação, não depende da concordância do réu.
MUITO IMPORTANTE que o STJ determina que é possível a desistência da desapropriação MESMO APÓS O TRÂNSITO EM JULGADO, desde que NÃO tenha havido o pagamento integral do preço e O imóvel possa ser devolvido SEM ALTERAÇÃO SUBSTANCIAL que impeça que seja utilizado como antes.
Read 17 tweets
1 Jun
Thread 01 em estudo sobre Direito Administrativo - Desapropriação estatal.
A desapropriação poderá recair sobre todos os bens de valor econômico sejam eles MÓVEIS ou IMÓVEIS, CORPÓREO ou INCORPÓREOS, PÚBLICOS ou PRIVADOS. Ademais, a desapropriação do espaço aéreo ou do subsolo só se tornará necessária, quando de sua utilização resultar - segue -
prejuízo patrimonial do proprietário do solo. Ainda, os bens INALIENÁVEIS podem ser desapropriados, considerando que o interesse público prevalece sobre a característica de inalienabilidade. O Estado pode, inclusive, desapropriar ações de empresas privadas.
Read 25 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(