Olá, pessoal! NOVIDADE E LANÇAMENTO! Temos o prazer de lançar os nossos painéis de monitoramento da pandemia, frutos do apoio do MSF e do @iserrapilheira, para que todos vocês possam utilizar!
Segue o fio que vamos mostrar pra vocês cada um deles e como acessar: 🧶
O primeiro conjunto é o que traz os painéis de casos, óbitos e taxa de crescimento para todos os países do mundo, todos os Estados e também municípios do Brasil. Quem acompanha o @schrarstzhaupt já viu este painel, e agora ele está 100% disponível!
O link contém uma "capa", de onde se pode navegar para cada seção com facilidade. Além disso, cada "capa" leva também para os outros painéis que mostraremos a seguir.
Esta é a capa do painel de Casos, Óbitos e Taxa de crescimento: bit.ly/Rede_CasosObit…
Temos também o painel de Mobilidade, que traz os dados do Google Mobility para todos os estados e municípios do Brasil (que possuem dados), além dos dados de sintomas da pesquisa da Universidade de Maryland via Facebook: bit.ly/Rede_Mobilidad…
E aqui o painel que mostra, de maneira sobreposta, a curva de pessoas reportando sintomas na pesquisa da Universidade de Maryland e a curva de casos notificados pelo Ministério da Saúde, por Estado (nos que possuem dados): bit.ly/Rede_Mobilidad…
Também temos um conjunto de painéis que trazem os dados hospitalares dos Estados do RS e SP: bit.ly/Rede_Hospitais…
Aqui um exemplo de um dos painéis, que traz internações de confirmados com COVID-19 em leitos clínicos no estado do RS: bit.ly/Rede_Hospitais…
E aqui um das internações em UTI do Estado de SP, dividido por DRS (Departamento Regional de Saúde), mostrando tanto os leitos totais (barras) quanto as internações (linha branca): bit.ly/Rede_Hospitais…
E, por fim, também transformamos os dados de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) do sistema SIVEP-GRIPE em um conjunto de painéis, onde se pode consultar os casos de SRAG, os óbitos por SRAG e também a quantidade de testes aguardando resultado: bit.ly/Rede_SIVEPGRIPE
Estes dados estão separados por município de residência e possuem um controle de faixa etária, e também uma legenda indicando qual é a classificação final dada para cada caso de SRAG. Deixamos claro que os dados estão exatamente como disponibilizados. bit.ly/Rede_SIVEPGRIPE
Agora, junto dos fios de atualização do @schrarstzhaupt, vocês poderão também consultar os painéis para verificar a situação do seu município, ou tirar possíveis dúvidas sobre os dados de alguma determinada localidade! Contem conosco para quaisquer dúvidas ou sugestões no uso!!
O que música e resposta imunológica tem a ver? 🤔
O @wasimvacinas trouxe um lindo fio, explicando para todos nós entendermos como a resposta imunológica acontece!
Liga o som, e acompanha conosco! 🧶
Hoje, o @daniel_bargieri me contou sobre um imunologista incrível graduado em música, que fez pós em Imunologia no ICB (surpresa pro futuro).
Decidi fazer uma alusão a orquestras e para explicar os anticorpos gerados pelas vacinas. Espero que gostem!
Imagine um conservatório de musica que está recebendo vários alunos para se apresentar em um evento chique.
Todos os alunos que se interessam por música foram selecionados e matriculados para ter aulas, mas nem todos sabem qual instrumento devem tocar.
Durante esta semana, alguns portais de notícias anunciaram em letras maiúsculas: "BOMBA: Finlândia cria medicamento contra covid com ivermectina na sua fórmula."
Na reportagem, consta que a Finlândia desenvolveu um novo medicamento para prevenir a infecção por COVID-19 com administração nasal contendo aprotinina, hidroxicloroquina (HCQ) e ivermectina (IVM) como princípios ativos.
E a notícia vai além, atestando que os dois últimos medicamentos já tiveram eficácia comprovada para prevenção e que estes são eficazes até para gripe!
A @WHO anunciou novas formas para nos referirmos às variantes da COVID-19! 🚨
Nesse mini-fio, além de te atualizar com essa tabelinha-resumo, vamos compartilhar algumas infos! 🧶
O QUE É VARIANTE DE INTERESSE (VOI)❓
VOIs são aquelas variantes que apresentam uma mudança no material genético (em relação o vírus original) que pode acarretar em alguma alteração no vírus (fenótipo).
O QUE É VARIANTE DE PREOCUPAÇÃO (VOC)❓
As VOCs, além de compartilhar as características das VOIs, apresenta evidências de um aumento na transmissibilidade, infectividade ou escape na resposta imunológica, entre outras alterações, por exemplo
Oi, pessoal! A @mellziland fez um fio onde ela explica a proteção de uma vacina a partir de um artigo que mostra o impacto das variantes sobre a atividade de anticorpos neutralizantes induzidos pela CoronaVac.
Acompanhem só: 🧶
ATIVIDADE DE ANTICORPOS NEUTRALIZANTES: os anticorpos são um dos componentes que vão compor a resposta imunológica, que engloba não só essas moléculas, como células especialistas de defesa também.
Principalmente em reduzir agravamentos. Na CPI, Dimas Covas comentou que a proteção da CoronaVac é muito significativa em reduzir agravamentos do que evitar a infecção.
A transmissão acelerada criando um cenário de alta exposição pode trazer riscos para toda a população. A população já vacinada tem riscos substancialmente menores. Mas num cenário de alta transmissão, os riscos não são abolidos. (@mellziland)
Precisamos controlar a transmissão👇
Controlando a transmissão, estaremos não só protegendo mais aquelas pessoas que ainda não se vacinaram, como também veremos em muito mais contraste os efeitos protetores da vacina. Com o avanço da vacinação, a proteção é cada vez mais amplificada.
O cerne é a transmissão.
Israel foi um exemplo que atacou a COVID-19 com todas as armas disponíveis no cerne do seu problema: transmissão
Somou medidas mitigatórias adequadas para evitar o espalhamento do vírus, em paralelo com a vacinação em massa
A @mellziland publicou um fio, ontem, comentando de dados muito positivos para as vacinas candidatas da Sinopharm, que usa a plataforma de vírus inativado!
Nessa nova análise, as vacinas tiveram as eficácias de:
💉72,8% no grupo WIV04
💉78,1% no grupo HB02
Acompanha no fio! 🧶
O artigo publicado na @JAMA_current trata das duas vacinas candidatas da Sinopharm (WIV04 e HB02)
Em dezembro, a @mellziland fez um fio comentando dos primeiros dados dessa vacina aqui:
O estudo de fase 3, em andamento nos Emirados Árabes Unidos🇦🇪 e Bahrein 🇧🇭, conta com 40.382 participantes adultos de 18+ anos sem história conhecida de COVID-19.
Abaixo, temos os dados de participantes randomizados em cada um dos grupos para o estudo: