GRIPE AVIÁRIA | O que sabe sobre os recentes casos de transmissão entre humanos 😷
Uma pessoa foi infectada com o vírus da gripe aviária do subtipo H5N8 na Rússia. Agora, na China, descobriu-se outro paciente com o subtipo H10N3.
Devemos nos preocupar? 👇🧶
A gripe aviária é uma doença altamente contagiosa entre as aves, causada por diferentes mutações do vírus influenza, transmissor da gripe comum. A gripe aviária, também conhecida como gripe do frango, costuma ser fatal principalmente em perus e galinhas.
Dois tipos de gripe aviária foram registrados pela primeira vez em humanos neste ano. Até então, não se sabia que esses dois vírus eram capazes de infectar seres humanos. Os casos são prova da rapidez com que os vírus podem se adaptar e sofrer mutações.
Além da Ásia, a Europa também é afetada: no outono de 2020, época em que as aves migratórias estão em movimento, houve registro de repetidas infecções em fazendas de reprodução de aves. Isso fez com que milhares desses animais tivessem que ser abatidos para combater a doença.
Na ilha francesa da Córsega, centenas de galinhas foram mortas. Na Dinamarca, autoridades ordenaram o abate de mais de 25 mil aves em meados de novembro. Na Alemanha, após a gripe ter sido registrada em um aviário do país, cerca de 100 mil aves foram abatidas.
Afinal, o vírus pode ser transmitido aos humanos?🤔
Segundo o Instituto Federal para Avaliação de Riscos da Alemanha, é muito improvável a transmissão da forma atual da gripe aviária H5N8 para humanos. Contudo, o vírus pode sofrer mutações e, portanto, tornar-se infeccioso.
Os casos atuais na China e na Rússia mostram que o perigo não é apenas teórico, mesmo que os vírus ainda não sejam considerados muito contagiosos. Em 2003, houve uma epidemia entre seres humanos com outro tipo de vírus da gripe aviária, o H5N1, que matou mais de 400 pessoas.
E você, sabe o que significa essa sigla H5N8? E como, eventualmente, podemos nos proteger da doença? Confira o conteúdo completo: opovo.com.br/noticias/saude…
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
VIDEOGAMES E POLÍTICA | Como o mundo dos games virou arma nas mãos de Bolsonaro
Em especial com quatro episódios, o jornalista Henrique Araújo (@OskarSays) mostra a relação videogames e política no governo Bolsonaro.
➡️Ep. 1: Antes refratário aos jogos de videogame, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) investe no segmento e faz acenos aos gamers, repetindo estratégia de Donald Trump e Steve Bannon nos Estados Unidos. mais.opovo.com.br/reportagens-es…
➡️Ep. 2: Como a extrema-direita se infiltrou na comunidade gamer e por que esse ambiente é terreno fértil para Bolsonaro. mais.opovo.com.br/reportagens-es…
DESIGUALDADE DE GÊNERO COMPROMETE DESENVOLVIMENTO DA AMÉRICA LATINA
É o que diz relatório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe sobre divisão do trabalho e direitos das mulheres 👩🏽🏫👩🎓
Quando se fala em política, o problema se exacerba. Segue o fio👇🧶
No Brasil, as mulheres representam mais da metade do eleitorado. Ainda assim, menos de 19% da composição das casas legislativas municipais, estaduais e federais é preenchida por parlamentares mulheres.
Em Fortaleza, por exemplo, as mulheres são a 56,3% do eleitorado. Ainda assim, das 47 cadeiras ocupadas na Câmara Municipal da Capital cearense, é literalmente possível contar nos dedos das mãos aquelas preenchidas por mulheres: apenas 9.
O DIA EM QUE OITO PESSOAS MORRERAM AFOGADAS EM UMA ENCHENTE DE CERVEJA
A onda de cerveja preta chegou a mais de 4 metros de altura, derrubou paredes, destruiu móveis e feriu inúmeras pessoas.
Embora a expectativa de vida da Inglaterra no século XIX não fosse nem uma sombra do que é hoje, um acidente em 1814 destacou-se até para os padrões de mortandade da época.
No outono daquele ano, uma onda que chegou a quatro metros de altura inundou toda uma vizinhança em Londres e deixou pelo menos oito pessoas mortas. Mas as vítimas não morreram afogadas em água, afinal, a enchente foi constituída por cerveja.
O ÚLTIMO SOVIÉTICO | A história do cosmonauta que deixado no espaço com o fim da URSS
Ele estava a 350 km de distância do planeta Terra quando a URSS acabou e ficou temporariamente sem país para voltar 👇🧶
Em 1991, quando Sergei Krikalev deixou sua terra natal, morava em uma cidade chamada Leningrado e era cidadão de um um megaestado composto por quinze países. Foi enviado para passar cinco meses fora🚀💼
No meio da viagem, a organização que o enviou deixou de existir. Leningrado voltou a ser São Petersburgo; seu país, a União Soviética (URSS), se desfez em várias repúblicas independentes e Krikalev foi avisado de que não tinham como financiar sua viagem de volta.
O mundo era diferente em 2001. Muitos hits são lembrados até hoje por uma geração de jovens que consumia compulsivamente a TV. Relembre alguns deles, que marcaram a evolução da música pop como a conhecemos hoje. bit.ly/38tD8TV
1. I'm a slave 4 U - Britney Spears
O hit da princesinha do pop conseguiu a quarta colocação na Billboard Dance Club Play americana e teve uma das mais icônicas apresentações musicais do MTV VMAs. Sua imagem segurando uma cobra píton ficou eternizada.
2. Lady Marmalade - Christina Aguilera, Lil' Kim, Mya, Pink
Uma das mais aclamadas colaborações entre cantoras pop ficou em primeiro lugar na Billboard Hot 100 americana. A música fez parte da trilha sonora do filme "Moulin Rouge!".
🇧🇷💉OS PRIMEIROS PEDIDOS DE VACINAS CONTRA A COVID-19 NO BRASIL
As solicitações foram apresentadas à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que deve dar uma resposta em dez dias. Segue o fio.😉
A vacina chinesa Coronavac e a de Oxford/AstraZeneca fizeram, nesta sexta-feira, 8, os primeiros pedidos de autorização para seu uso emergencial no Brasil, onde a pandemia do coronavírus já deixou mais de 200 mil mortos.
As duas vacinas foram submetidas a ensaios clínicos no Brasil, com parceiros locais, que tramitaram os pedidos de autorização: o Instituto Butantan no caso da Coronavac e a Fiocruz no caso do imunizante desenvolvido pelo laboratório AstraZeneca com a Universidade de Oxford.