A ideia de que o Brasil "é hoje um dos países que mais vacina sua população" depende do ponto de vista. Em números absolutos realmente somos o 4º, no que realmente importa que é milhão/hab estamos em 66º e do G20 somos o 10º.
Em relação ao item 7: "Brasil o único país da AL onde a pobreza diminuiu durante a pandemia"
Esse dado que a Secom usa é com de uma estimativa da CEPAL, onde Brasil e Panamá teriam sido os únicos que reduziram a pobreza. Ou seja, o Brasil não foi o único. bbc.com/mundo/noticias…
Mas segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas, a pobreza no Brasil triplicou. O número de pobres saltou de 9,5 milhões em agosto de 2020 para mais de 27 milhões em fevereiro de 2021.
Em relação ao item 14 onde afirmar que a The Economist afirma que Bolsonaro deveria ser eliminado, foi um erro de tradução literal do Estadão. Engraçado é que esse governo sempre critica e desmerece a imprensa, mas correu pra usá-la quando interessa.
No item 15 reclamam da critica sobre Bolsonaro não ter comprado vacinas. Importante lembrar que atualmente + de 60% das doses aplicadas no país foram Coronavac, que não foi iniciativa do governo federal. Além disso, o presidente já disse isso tudo aqui.
Aqui temos a thread completa da Secom para quem quiser conferir. A maioria dos tweets são meramente opinião, juízo de valor da The Economist ou perguntas. Ou seja, não há o que desmentir. Ah, e tem umas duas informações corretas. Sejamos justos 🤭
- Bolsonaro mente;
- Deputados e perfis bolsonaristas propagam;
- Portal R7 chancela a mentira;
- TCU desmente os dados;
- Bolsonaristas divulgam prints falsos do TCU;
- TCU desmente os prints;
- Bolsonaristas acusam o TCU de mentir;
1º ato: A mentira do presidente ao informar que existiria um relatório do TCU indicando que 50% dos óbitos por Covid-19 em 2020 não teriam sido por Covid. No final do dia o canal Foco do Brasil apagou esse trecho do vídeo original, como bem mostrou o @SamPancher.
2º Ato: Diversos parlamentares (incluindo os filhos do presidente) divulgaram a informação logo em seguida. Todos usaram o mesmo trecho de 1m43. Além disso vários perfis bolsonaristas também compartilharam. Como mostramos aqui, até agora ninguém apagou.
O TCU desmentiu o presidente Jair Bolsonaro sobre uma possível "supernotificação" de 50% nos óbitos por Covid-19 em 2020, que ele afirmou hoje existir.
Logo após perfis bolsonaristas começaram a divulgar um RELATÓRIO FALSO em nome do TCU.
Bora desmentir juntos? Segue o fio
Os prints que mais estão circulando são esses aqui. Uma montagem muito tosca do que seria um relatório do TCU. Você já pode identificar isso de cara a partir da falta de um papel timbrado e a forma de escrita em alguns trechos destacados. Nada condizente com o padrão do TCU.
No relatório falso dos bolsonaristas eles citam o item 9.5.2 do ACÓRDÃO Nº 2817/2020. Ambos existem, tanto o item quanto o acórdão, mas a verdade para por aí. Todo o restante é falso. Segue abaixo o print VERDADEIRO do acórdão do TCU. Percebam a diferença.
O Governo Bolsonaro não tinha como comprar a vacina da Pfizer sem a autorização do Congresso? Será mesmo?
🧶 Segue o fio que vamos explicar! Dê RT e ajude a chegar em mais pessoas. #DesmentindoBolsonaro
10.NOV.2020 - A Pfizer anunciou que a sua vacina se mostrou 90% eficaz nos testes. Na época o Reino Unido (produtor da Oxford/AstraZeneca) tinha acordo com a farmacêutica e outras cinco fabricantes. O Brasil não tinha acordo.
25.NOV.2020 - A Pfizer começou o processo de submissão contínua dos dados junto à Anvisa. A agência havia alterar os procedimentos para facilitar o processo de registro.
Nessa thread vamos reunir todos os vídeos publicados pelo perfil, desmentindo as lorotas do Presidente da República, Jair Bolsonaro. Ela ficará fixa no perfil.