O TCU desmentiu o presidente Jair Bolsonaro sobre uma possível "supernotificação" de 50% nos óbitos por Covid-19 em 2020, que ele afirmou hoje existir.
Logo após perfis bolsonaristas começaram a divulgar um RELATÓRIO FALSO em nome do TCU.
Bora desmentir juntos? Segue o fio
Os prints que mais estão circulando são esses aqui. Uma montagem muito tosca do que seria um relatório do TCU. Você já pode identificar isso de cara a partir da falta de um papel timbrado e a forma de escrita em alguns trechos destacados. Nada condizente com o padrão do TCU.
No relatório falso dos bolsonaristas eles citam o item 9.5.2 do ACÓRDÃO Nº 2817/2020. Ambos existem, tanto o item quanto o acórdão, mas a verdade para por aí. Todo o restante é falso. Segue abaixo o print VERDADEIRO do acórdão do TCU. Percebam a diferença.
Agora vamos ao tal item 9.5.2 citado por eles. Percebam no print da esquerda que ele realmente existe, mas faz parte de uma lista de 36 itens que o TCU apenas RECOMENDA e ORIENTA que sejam acompanhados, conforme descrito no print da direita que remete ao início do acórdão.
Pois bem, junto com esse acórdão o documento do TCU possui um relatório de 115 páginas e pode ser acessado no próprio site do Tribunal pelo link abaixo.
Referente ao item "utilizar a incidência de Covid-19 como critério para transferência de recursos" o TCU na página 75 do relatório indica que isso NÃO é um bom critério adotado pelo Ministério da Saúde para fazer o repasse de recursos, pois PODERIA incentivar a supernotificação.
Na página 90 do relatório verdadeiro o TCU informar que 44,9% dos RECURSOS foram distribuídos com base na taxa de incidência citada no item anterior, e que NÃO EXISTE evidência de que esteja ocorrendo a prática de supernotificação.
TODO O RESTANTE do texto citado nos prints FALSOS dos bolsonaristas NÃO EXISTEM no relatório do TCU. Marcamos de verde pra deixar claro. Ou seja, eles montaram um documento FALSO e inseriram no meio o texto do item 9.5.2 do acórdão 2817/2020, totalmente fora de contexto. FIM.
Hospedamos o relatório do TCU no nosso Dropbox, pois o site do Tribunal tá bem instável e muito difícil de acessar. São 115 páginas.
- Bolsonaro mente;
- Deputados e perfis bolsonaristas propagam;
- Portal R7 chancela a mentira;
- TCU desmente os dados;
- Bolsonaristas divulgam prints falsos do TCU;
- TCU desmente os prints;
- Bolsonaristas acusam o TCU de mentir;
1º ato: A mentira do presidente ao informar que existiria um relatório do TCU indicando que 50% dos óbitos por Covid-19 em 2020 não teriam sido por Covid. No final do dia o canal Foco do Brasil apagou esse trecho do vídeo original, como bem mostrou o @SamPancher.
2º Ato: Diversos parlamentares (incluindo os filhos do presidente) divulgaram a informação logo em seguida. Todos usaram o mesmo trecho de 1m43. Além disso vários perfis bolsonaristas também compartilharam. Como mostramos aqui, até agora ninguém apagou.
O Governo Bolsonaro não tinha como comprar a vacina da Pfizer sem a autorização do Congresso? Será mesmo?
🧶 Segue o fio que vamos explicar! Dê RT e ajude a chegar em mais pessoas. #DesmentindoBolsonaro
10.NOV.2020 - A Pfizer anunciou que a sua vacina se mostrou 90% eficaz nos testes. Na época o Reino Unido (produtor da Oxford/AstraZeneca) tinha acordo com a farmacêutica e outras cinco fabricantes. O Brasil não tinha acordo.
25.NOV.2020 - A Pfizer começou o processo de submissão contínua dos dados junto à Anvisa. A agência havia alterar os procedimentos para facilitar o processo de registro.
Nessa thread vamos reunir todos os vídeos publicados pelo perfil, desmentindo as lorotas do Presidente da República, Jair Bolsonaro. Ela ficará fixa no perfil.