NOVA PESQUISA 📌

Publicamos um artigo sobre #TeoriasConspiratorias da #ExtremaDireita na pandemia.
Analisamos como Bolsonaro transformou teorias conspiratorias sobre vacinas em discurso oficial do Estado e em políticas públicas, no primeiro ano da pandemia.

Segue o fio 🧵
Analisamos as narrativas mobilizadas por Bolsonaro e seus apoiadores, entre março e dezembro de 2020. Entre essas narrativas, se sobressai a mobilização do medo de uma "conspiração comunista". Ao longo do tempo isso foi se alterando (±)
Mapeamos dois momentos no compartilhamento de teorias conspiratórias, rumores e fake news. De março a junho, o foco foi a origem do vírus culpando a China pela pandemia. O conjunto de narrativas mobilizam a categoria de "vírus chinês" (+)
De julho a dezembro, passaram a circular narrativas sobre o processo de desenvolvimento das vacinas, aí a China aparece novamente especialmente em ataques contra o imunizante da Sinovac. Aí o foco das teorias conspiratórias passou a ser a “vacina chinesa” ou a “vachina” (+)
Epidemias e momentos críticos são favoráveis ao surgimento de teorias conspiratórias, vide o caso das teorias sobre o surgimento do HIV/AIDS. No caso de “ficções políticas”, a literatura sobre o tema aponta os casos emblemáticos do assassinato de JFK e o 11 de setembro (+)
Mas vivemos um fenômeno novo. Além da dimensão da pandemia, vivemos o que Gabriele Cosentino e outros autores chamam de “globalização das teorias conspiratórias”. Quer um exemplo? (+)
Trump, Bolsonaro e seus apoiadores compartilharam as mesmas conspirações sobre pandemia, comunismo e posições anti-China. No artigo discutimos as diferenças entre os dois países e as consequências disso, que incluem a criação de inimigos internos: a mídia, os governadores (+)
Voltando à mobilização do medo: utilizamos Becker e Cohen com a “sociologia do desvio" pra compreender como essas narrativas exploram “pânico moral” na formulação de posições anti-vacina. Lembra do pênis da Fiocruz? Atriz pornô citada na CPI? Maconha? Isso é pânico moral (+)
Ruth Wodack trata da mobilização do medo e pânico nos pós 11/09. Ela descreve 4 formas de legitimação disso: 1) o uso da autoridade, 2) o valor moral, 3) o uso de “evidências” e 4) a "mythopoesis" - que é qdo pequenos fragmentos de discursos se juntam em estruturas narrativas (+)
A partir de Wodack, classificamos as estruturas narrativas anti-vacinas em circulação no Brasil em 4 tipos. Assim, os “riscos” da “vacina chinesa" estariam relacionados a:
1. Autoritarismo, vigilância e comunismo
2. Sexualização, mutação genética e experimentos científicos
(+)
3. Risco de outras doenças (autismo, demência, câncer, e aqui homossexualidade é, por vezes, tida como doença, alguém lembra da fala do presidente sobre “virar” gay depois de tomar a vacina?)
4. Aborto, controle populacional e genocídio (+)
O artigo traz ainda uma discussão sobre neoliberalismo e negacionismo a partir da dicotomia saúde x economia. Como já escrevi em outro artigo, negacionismo não é apenas usar chapéu de papel alumínio. Qdo o “mercado” toma o lugar da "ciência", isso é uma forma de negacionismo (+)
Ficou longo o fio, mas como o artigo está em inglês, achei que valeria a pena resumir. Foi mais de um ano de pesquisa em equipe. Pra quem quiser ler o artigo é Politics of fear: Far-right conspiracy theories on COVID-19, vou deixar o link. Por favor, ajudem a compartilhar 🙏 👇
O artigo foi publicado pela revista Global Discourse, da Universidade de Bristol. Ficamos honrad@s de estar no mesmo volume que uma das nossas principais referências pra esse estudo que é a Ruth Wodak, que assina um artigo sobre a pandemia. Link aqui: isabelakalil.com/conspiracy-the…
@_pinheira @letcesar @Deisy_Ventura @ChicaSonia16 @raquelrecuero citamos o trabalho de vocês no artigo
Quando enviamos o texto para os editores, ainda não tinha sido publicado o artigo do @GCasaroes e do @davidmagalhaes sobre alt-science, por isso não fizemos referência neste artigo. Mas com certeza estará nos próximos estudos sobre o tema
Esqueci de falar que não teríamos conseguido analisar todo esse material sem o esforço das agências de checagem. Consultamos o levantamento de várias agências e portais. No final acabamos nos concentrando nos levantamentos da @agencialupa @aosfatos e @Boatosorg
Outros estudos que devem dialogar com o tema são de @tatiroque @alyne_costa @silviolual @danielpaaa @PauloLotufo @dadourado
@renataloprete @traumann @tavasconcellos @nilmoretto a nova pesquisa que comentei com vocês

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Isabela Kalil

Isabela Kalil Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @kalil_isabela

25 Mar
Algumas pessoas passaram a me seguir agora e pediram referências das minhas pesquisas sobre extrema direita:

Comecei pesquisar extrema direita (protestos de rua e mobilização na internet) nos Estados Unidos, em 2011 (+)
Passei a acompanhar jovens bolsonaristas em 2011. Não concordo com as análises de que a direita contemporânea nasceu em 2013. Nesse texto analiso o que considero ser chave que é o Plano Nacional de Direitos Humanos (+) epoca.globo.com/isabela-kalil/…
A pesquisa sobre os 16 perfis dos eleitores de Bolsonaro é a síntese de vários anos de etnografia a partir da noção de caleidoscópio: cada segmento de apoiador tem uma imagem diferente de Bolsonaro bit.ly/16perfis (+)
Read 6 tweets
22 Sep 20
Resumo sobre o discurso de Bolsonaro pra ONU:
1. Evoca a verdade (o mundo mente)
2. Equipara vírus e desemprego
3. Ataca imprensa por ter defendido o isolamento social na pandemia
4. Infla o auxílio emergencial de 100 para 1000 dólares
5. Investimento em tecnologia
6. Destaca Brasil na produção de alimentos para o mundo durante a pandemia
7. Se diz vítima de uma campanha desinformação Brasil sobre a Amazônia e o Pantanal ("impatriotas")
8. Brasil seria líder na preservação ambiental
9. Mundo dependeria do Brasil para se alimentar
10. Florestas úmidas não pegariam fogo e indígenas seriam responsáveis pelo fogo de área desmatadas
11. Culpa Venezuela pelo derramamento de óleo
12. Brasil como referência humanitária
13. Abandono de posição "protecionista" na economia
14. Reforma tributária e administrativa
Read 4 tweets
4 Sep 20
David Graeber nos deixou hoje. Seu trabalho marca minha trajetória de forma dupla: acadêmica e política. Em 2011, fui estudar nos EUA, em Nova Iorque, e a coisa mais importante que aprendi foi na rua e não na sala de aula. Graeber foi um dos idealizadores do Occupy Wall Street +
No Occupy Wall Street fiz minha primeira pesquisa sobre o Twitter e protestos de rua. A experiência mudou minha forma de ver a política, a academia e a antropologia. Passei a admirar os professores que, assim como Graeber, davam aula na rua. Essa era a academia que eu queria +
Com o tempo, vi o Occupy perder sua força e entendi que a potência das ruas pode tomar outros caminhos inesperados e se tornar algo conservador. Movimentos como o Occupy foram a primavera, e, no fundo, minha agenda de pesquisa é entender como a primavera se torna inverno +
Read 4 tweets
17 Aug 20
Minha contribuição em fio sobre o caso da menina de 10 anos (e sobre Paulo Guedes/Damares Alves):

Sou pesquisadora do Observatório de Gênero @sxpolitics que atuou no caso e acompanho a atuação de grupos cristãos de direita, entre outros grupos bolsonaristas, há alguns anos 1/13
Nas análises, ainda é comum a separação do governo entre as "pautas morais" e o "projeto econômico" - como se fossem coisas separadas. Ou ainda a ideia de que as "pautas morais" sejam mera distração (cortina de fumaça) para encobertar aquilo que realmente importa (economia) 2/13
As chamadas "pautas morais" (leia-se questões de gênero, raça e sexualidade) não são e nunca foram mera distração: 1) pq são a própria base da reprodução de desigualdades 2) pq o projeto de Guedes é co-dependente do projeto da Damares. Explico pq: 3/13
Read 13 tweets
26 May 20
Jornalistas não cobrirem mais o Palácio da Alvorada me lembra uma peça do Brecht, qdo o mendigo fala do imperador e seu exército:

"Ele marchava no deserto e os soldados diziam:
Ta Li, é muito longe! Vamos voltar! E o chefe sempre respondia: Não! Nós vamos conquistar o país! (+)
E continuaram marchando no deserto. Passava dia, passava noite, eles iam marchando e foram se afundando na areia. Um dia afundaram as botas, continuaram marchando. Continuaram marchando só com os joelhos!
Até que um dia veio um furacão e carregou um camelo!
Outra vez encontraram um oásis. Era um paraíso. ... Um dia eles viram morrer todos os cavalos, depois foi a vez das mulheres. Morreram todas.
Read 4 tweets
14 Mar 20
ATUALIZAÇÃO: O FIO! A pesquisa que fiz sobre os perfis bolsonaristas apresenta variações em torno da figura do "cidadão de bem", que tem as raízes de sua construção em uma subjetividade classe média - que não vai correr riscos de pegar coronavírus em aglomerações públicas (segue)
Analisando a base bolsonarista nos últimos dias, há uma mudança importante com o fortalecimento da figura do "patriota", que se alimenta mais por um imaginário de intervenção militar do que pela lógica anticorrupção - caso do "cidadão de bem" (segue)
Os "patriotas" formam um grupo menor comparado com as variações do "cidadão de bem", mas representam a ala mais radical e anti-democrática e mais propensa a acreditar em teorias antisistema e conspiratórias (segue)
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(