Na data em que completaria 93 anos (14/06), relembramos 03 fatos do monstro sanguinário, Ernesto Che Guevara.
1. DITADURA FAZIA PARTE DA PROPOSTA DELE
Após a derrota de Fulgêncio Batista, a sociedade cubana festejou: estava ansiosa para construir uma democracia. Mas a esperança da volta dos partidos e das eleições duraram tão somente 6 meses.
Depois, Castro e Che levaram a revolução para uma ditadura comunista, uma verdadeira contrarrevolução”.
Os cubanos que apoiaram o movimento rebelde em busca de liberdade foram iludidos.
2. CHE GUEVARA PERSEGUIU MINORIAS E TENTOU REEDUCÁ-LAS NOS SEUS MOLDES
Dentro do novo governo cubano, o argentino perseguiu jovens, músicos e artistas, pois acreditava que: Para construir o comunismo, tem de se fazer o homem novo.
Ao olhar de Che Guevara, o indivíduo não era um fim em si mesmo, mas apenas uma ferramenta para a revolução.
Assim, matar ou sacrificar pessoas era racional e correto.
Conforme revelam seus diários e declarações, ele tinha uma crença de que a natureza humana é maleável, podendo ser ensinado diferentes comportamentos, bastando para tanto educar-lhe para o espírito revolucionário.
Portanto, para ele, o socialismo tinha o poder de “curar comportamentos e doenças sociais”.
Além disso, Che era um dos mais convictos líderes homofóbicos da revolução. Segundo ele, “os jovens deveriam deixar de lado interesses individuais e colocar-se à disposição do governo”.
3. CHE GUEVARA ERA RACISTA
Outro interessante relato é o de Miguel Sanchez, recrutado por Fidel para ser instrutor militar dos cubanos que treinavam no México. Ele conta que o guerrilheiro menosprezava cubanos, índios, mexicanos e negros.
“Ele era racista, víamos isso [principalmente] em seu contato com (o colega militar) Juan Almeida Bosques”.
Em 24 de junho de 1956, um grupo de expedicionários foi capturado pela polícia mexicana, junto com Guevara.
Assim, com medo de ser deportado para a Argentina, o símbolo de coragem de muitos cooperou com as autoridades delatando aliados.
Bem como, indicando que as armas de seu grupo estavam no rancho de Santa Rosa de Chalco, prejudicando, e muito, a luta da guerrilha a partir daí.
Bônus: O REI DOS FUZILAMENTOS EM MASSA
Vale dizer ainda que ele era chefe de uma das mais importantes colunas guerrilheiras na Campanha dos rebeldes em Cuba.
Deste período, há o relato de Roberto Bismarck, capitão do exército rebelde, que declarou que em certa operação ...
... militar foram presas algumas pessoas por supostamente colaborarem com o governo de Batista, mas não havia provas disso.
Assim, Che Guevara, de forma arbitrária, disse: “(por serem colaboradores de uma ditadura) devem ser castigadas com a morte, mesmo sem nenhum julgamento”.
Che não apenas disse que elas tinham de morrer, como matou dois deles, para repulsa de parcela da tropa.
O próprio Che Guevara pregava a necessidade das execuções, tanto em seu diário, ao dar detalhes delas, quanto em público.
Neste sentido, o melhor exemplo foi de quando participou da Conferência das Nações Unidas em 1964 quando ele declarou:
“Sim, temos fuzilado. Fuzilamos e seguiremos fazendo isso enquanto for necessário. Nossa luta é uma luta à morte.”
Logo no início dessa distopia que vivemos, no ano passado, ficavamos curiosos sobre as pessoas de máscara. Qual era o plano delas. Era usar pra sempre? Usar até pegar a doença? Usar até o governo mandar tirar?
Geralmente a resposta era gaguejo ou silêncio. Alguns falavam em vacina, que era algo incerto, e cuja eficácia e segurança ainda é. A verdadeira resposta, porém - para nossa surpresa - era muito pior.
A máscara proporcionou alguma segurança pra essas pessoas, então muitos estão usando mesmo depois de pegarem a doença, e mesmo depois que o governo mandar tirar, como tem ocorrido nos EUA.
Todo mal que é praticado em larga escala precisa de um elemento fundamental: o Estado. Uma pessoa mal intencionada, ou mesmo estúpida e bem intencionada, pode prejudicar um número limitado de pessoas, como seus subordinados, alunos, familiares ou amigos.
E apenas pode fazê-lo por tempo limitado, já que todos eles podem buscar se desvencilhar dessa desgraça ambulante em algum momento.
Já uma pessoa dessas numa posição estatal, mesmo que não seja de mando, pode prejudicar uma infinidade de pessoas, sem limite de tempo...
... e sem jamais responder por isso ou se sentir culpada. O funcionário subalterno que instalou um farol de pedestres fora de sincronia com o da esquina seguinte rouba tempo todo dia de milhares de pessoas. Tempo é vida.
A quem beneficia um estado inchado, ineficiente, corrupto e caro?
Eu inverto a pergunta. A quem interessa um estado leve, eficiente, limitado e menos caro?
Ao cidadão comum. Esse sujeito que é todo mundo e não é ninguém em particular.
Esse sujeito que não tem organização para ser ouvido, e é tratado como massa (porque geralmente age como tal).
Mas se eu pensasse como uma mega corporação, com muitos recursos e condições de influir junto ao estado, penso que gostaria dele bem assim, como ele é hoje.
Ele me protege do meu novo concorrente via regulamentação e impostos altos. Me ouve pois tenho condições de financiar estudos técnicos e ONGs que fazem lobby sem mencionar meu nome. Se tudo falha, ele é suscetível à corrupção.
Desde março de 2020 nós temos certeza que todos já viram um monte de condutas bizarras, e seguem vendo todos os dias. Porém, poucas são mais ilustrativas que a proibição de adentrar nas lojas de postos de gasolina com capacete, enquanto vigora a obrigação de entrar de máscara.
Quem anda de moto vive isso sempre. A proibição do capacete (que inclui qualquer cobertura pro rosto) foi feita para coibir assaltos. Já era uma norma estúpida, porque bandido que vai assaltar não vai respeitar essa proibição (vise estatuto do desarmamento).
Mas fica ainda mais bizarra quando vem um comando com sentido oposto e as pessoas seguem cumprindo ambos! Ambas placas, lado a lado.
Assim surgem as “superstições legais”. Crenças populares decorrentes de alguma intervenção legal sem noção. Querem ver outras?
Em última análise o poder brota da boca de um fuzil. O maior poder é o poder de matar. Se você pensar bem, toda lei, repito, TODA LEI, traz consigo a pena de morte pra quem desobedece-la.
Achou a ideia forçada? Vamos lá.
Experimente desobeceder qualquer norma e insistir no seu descumprimento. Fure um farol de madrugada e se recuse a pagar a multa. Ela soma juros e será cobrada.
Se você não paga, ela será cobrada judicialmente.
Você se recusa a pagar, o oficial de justiça vem tomar seus bens (o próprio carro por exemplo). Você se recusa a deixa-lo e a polícia vem. Você se recusa a obedecê-los quando forem te prender, e o resultado você já entendeu a essa altura.