EXCESSO DE AUTORITARISMO, FALTA DE LEITURA (2)

Conforme comentei hoje mais cedo, em outra postagem, os sigilos telefônico, bancário, fiscal etc servem para proteger a privacidade e a intimidade dos cidadãos. As quebras desses sigilos são medidas excepcionais, justificadas pela Image
legislação quando necessárias para apuração de CRIMES (por exemplo: corrupção, lavagem de dinheiro, peculato, tráfico de drogas etc).

Depois de autorizar a quebra de sigilo de médicos por defenderem o tratamento precoce (criando assim o "crime de manifestação de opinião médica"
), a aparentemente incansável ministra Rosa Weber acaba de autorizar a quebra de sigilo telefônico e telemático de um empresário pelo "crime" de - atenção! - aconselhar o presidente da República.

Faltou apenas dizer qual o dispositivo lagal que prevê tão hediondo delito.
Detesto ser repetitivo, porém pela segunda vez em menos de 24 horas se confirma o acerto das palavras do grande jurista Ives Gandra Martins, quando em recente entrevista disse que o STF se tornou atualmente a maior fonte de instabilidade jurídica e o
maior partido de oposição do Brasil.

Reforçando as palavras de Gandra, ontem o ministro da Corte Internacional de Justiça e ele próprio ex-ministro do STF, Francisco Rezek, foi direto: o problema da atual composição do STF é excesso de autoritarismo e falta de leitura.
Por falar em falta de leitura, lembro mais uma vez que foi essa ministra quem, na posse de Bolsonaro, deu a ele um exemplar da Constituição Federal.

Dizem que era o último exemplar disponível no Supremo.

Mas dá para encontrar no Google. Alguém avise a ela, pelo amor de Deus!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Marcelo Rocha Monteiro

Marcelo Rocha Monteiro Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @MarceloRochaMon

17 Jun
O NELSON HUNGRIA DAS ALAGOAS

O renomado jurista Renan Calheiros, autoridade internacionalmente reconhecida em Direito Penal, acaba de anunciar que vai incluir o ministro Queiroga, da Saúde, na condição de investigado.
O “crime” pelo qual Queiroga se tornará investigado, conforme declarou o próprio Calheiros na reportagem abaixo, é “falar em tratamento precoce e uso de cloroquina”. Image
Só para esnobar a nós, pobres ignorantes em Direito Penal, o “Nelson Hungria das Alagoas” não disse em que lei e em que artigo está previsto o hediondo delito pelo qual será o ministro investigado.
Facilita aí pra gente, senador!
Read 4 tweets
16 Jun
EXCESSO DE AUTORITARISMO, FALTA DE LEITURA

É inacreditável!

Os sigilos telefônico, bancário, fiscal etc servem para proteger a privacidade e a intimidade dos cidadãos. As quebras desses sigilos são medidas excepcionais, justificadas pela legislação quando necessárias para Image
apuração de CRIMES (por exemplo: corrupção, lavagem de dinheiro, peculato, tráfico de drogas etc).

A ministra Rosa Weber acaba de autorizar a quebra de sigilo fiscal e bancário de MÉDICOS que defendem o tratamento precoce; sem sequer tentar disfarçar, a ministra apresenta, como
justificativa para medida tão excepcional, simplesmente a OPINIÃO MÉDICA que esses profissionais defendem e manifestam.

Essa senhora acaba portanto de “criar” o “crime de manifestação de opinião médica”.

Mais uma vez se confirma o acerto das palavras do grande jurista
Read 6 tweets
12 Jun
A “LUZ DA CIÊNCIA” E O APAGÃO DA DEMOCRACIA

Ontem, a CPI 🎪 da COVID ouviu dois oposicionistas de carteirinha: uma microbiologista midiática que nunca tratou de um paciente sequer, e que transita entre o histrionismo e a histeria, e um médico simpatizante assumido de Lula.
Até aí, tudo bem.

Ocorre que a mesma CPI convidou para depoimento na próxima semana outros dois profissionais da área de saúde com posições opostas aos dois acima mencionados sobre essa doença nova, a respeito da qual as dúvidas ainda são maiores que as certezas, com inúmeros
estudos chegando a conclusões diferentes.

A ideia é correta. Medicina não é ciência exata, e através do debate, com contraditório assegurado, o conhecimento médico tem evoluído ao longo dos séculos.
Read 7 tweets
12 Jun
A REDE DE DESINFORMAÇÃO É OUTRA, DONA NATÁLIA...

Além da falta de compromisso com a verdade, o ex-jornalismo do Grupo Globo, em nome da obsessão antibolsonarista, parece ter também abandonado qualquer preocupação com a ética.
Na reportagem abaixo (O Globo de hoje, 12/6/2021) a jornalista Natália Portinari alega que “canais na internet, entre eles de apoiadores de Bolsonaro, ganharam dinheiro disseminando notícias falsas sobre a pandemia”.
No topo do que a jornalista chama de “lucrativa rede de desinformação”, está ninguém menos que o veterano jornalista Alexandre Garcia, que durante décadas trabalhou para o Grupo Globo, até ser contratado, há relativamente pouco tempo, pela CNN.
Read 11 tweets
10 Jun
Coisa boa é abrir o pacote da encomenda e encontrar essa maravilha aqui.
“Scalia Fala”, a primeira obra traduzida para o português de um dos maiores juízes da Suprema Corte americana de todos os tempos, Antonin Scalia.
O texto é brilhante, e no entanto escrito em linguagem tão simples e acessível (e bem humorada!) que ninguém precisa ser formado em Direito para compreender as questões que Scalia aborda; dentre elas, uma que tem muita relação com o momento atual do Brasil: o ativismo judicial
e o perigo que ele representa para a democracia.

Mais uma grande iniciativa desse dínamo que é a minha querida amiga Cláudia Rodrigues e da Editora E.D.A., do grande Edson Morais Piovezan.
Excelente tradução do Amauri Feres Saad.
Read 5 tweets
28 May
Hoje há no Brasil, pela primeira vez desde o fim do regime militar, um jornalista preso em razão de suas opiniões. Ele é apoiador do presidente Bolsonaro e foi preso pelo STF.

Hoje existe no Brasil, pela primeira vez desde o fim do regime militar, um deputado federal preso
por suas palavras e opiniões, apesar do artigo 53 da Constituição lhe garantir imunidade penal. Ele é apoiador do presidente Bolsonaro e foi preso pelo STF.

Hoje existem no Brasil, pela primeira vez desde o fim do regime militar, pessoas respondendo a inquérito por
terem participado de manifestações (pelo menos uma foi presa). Elas são apoiadoras do presidente Bolsonaro e respondem a inquérito por ordem do STF.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(