No dia 15 de junho foi publicado um artigo de revisão bibliográfica/não sistemática na revista The Journal of Antibiotics, sobre o mecanismo de ação da ivermectina contra o SARS-CoV-2. O artigo foi publicado pelo site da Nature.

@mateuslfalco nos ajuda a entender isso! 👇🧶
Revisões bibliográficas (revisão de literatura) não são indicações de uso clínico de medicamentos. A intenção dos autores, neste tipo de texto, é debater sobre uma ideia, ou propor um caminho em uma linha de pesquisa.
Pois bem, no caso deste artigo os autores propõem uma interação biomolecular entre a ivermectina, o SARS-CoV-2 e as células humanas. Assim, indicam uma possível interação fisiopatológica do medicamento com o vírus e as células.
O mecanismo fisiopatológico é a forma de entender como a doença se desenvolve no organismo, as vias em que atuam e os receptores que são ativados ou não, quais as lesões que causam e outros.
O entendimento da fisiopatologia da COVID-19 está em processo durante a pandemia, por isso a proposição dos autores poderia servir como um indicativo para a realização de testes pré-clínicos.
Testes pré-clínicos são realizados em laboratório. Antes de propor o uso de algum medicamento, precisamos de testes clínicos, aliás, que já foram feitos para a ivermectina e mostraram resultados desanimadores.
Vamos discutir as questões metodológicas do artigo, algo extremamente importante para entender como essa revisão/análise se deu e se as conclusões levantadas por ela são respaldadas por uma metodologia adequada.
É importante destacar que, no artigo, os autores usam a revisão de literatura para validar dados da metanálise que foram obtidos de forma questionável. Lançaram publicamente pelo grupo da Nature, um artifício bem engenhoso de gerar a propaganda para os resultados questionáveis
Por que resultados questionáveis? Esse estudo selecionou resultados favoráveis sobre a ivermectina, deixando de lado outros estudos com melhor qualidade metodológica. Então, usaram um texto sobre mecanismo fisiopatológico para encaixar os resultados obtidos mediante a metanálise
Quando analisamos o artigo segundo a hierarquia das evidências, a revisão não sistemática não aparece como integrante. Esse tipo de trabalho pode ter valia para uma discussão de elementos que podem ser testados em pesquisas pré-clínicas ou clínicas redeaanalisecovid.wordpress.com/2020/08/08/a-h…
Para indicar um medicamento, os melhores níveis de evidências de uma revisão sistemática/metanálise é a mais robusta, mas deve utilizar estudos de qualidade para que o valor científico não se perca em propagandas.

Explicamos aqui:
redeaanalisecovid.wordpress.com/2020/12/01/rev…
O que sabemos hoje sobre medicamentos para tratamento precoce (ressaltando que as principais agências e instituições científicas internacionais não recomendam pra COVID-19) é que faltam evidências suficientes ou, para alguns, temos evidências que apontam ineficácia pra COVID-19
Mesmo tendo estudos com boa qualidade de evidência que demonstram a ineficácia para alguns dos componentes, a publicação dessa revisão de literatura tenta validar dados somente dos estudos que demonstraram algum benefício
Assim como outros estudos que apoiam o tratamento precoce, os autores não mostram resultados robustos na conclusão do artigo e fazem o apelo quanto urgência da pandemia e a indicação de medicamentos ineficazes.
De fato, estamos numa pandemia em que precisamos cada vez mais buscar alternativas para salvar vidas. Mas precisamos fazer isso usando as metodologias da ciência, que há anos nos proporcionam medicamentos e alternativas que contribuem para nossas vidas.
Portanto, que o senso crítico sempre prevaleça! Precisamos saber entender onde esses achados estão quanto a pirâmide de evidência e proximidade de se concretizar em algo para nossa realidade.
Há muitos medicamentos que são promissores mas que ainda requerem mais dados para a gente entender se podem se traduzir para a nossa realidade. Outros já demonstram que não parecem auxiliar no contexto em que estamos.
É com a ciência é que criamos ferramentas para resolver crises, desafios e questões da humanidade.

Esperamos que tenham gostado desse fio e que, de alguma forma, possa ter sido esclarecedor 😉

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Rede Análise COVID-19

Rede Análise COVID-19 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @analise_covid19

16 Jun
Recentemente, a @anvisa_oficial autorizou a importação de lotes da Sputnik-V para sete estados brasileiros, além dos previamente autorizados pela análise anterior

Para saber mais, a @laribrussa traz nesse fio algumas informações e explicações 🧶
Em primeiro lugar, essa aprovação possui algumas ressalvas e vamos entendê-las melhor:

g1.globo.com/bemestar/vacin…
No início deste mês, a Anvisa havia aprovado o pedido de importação excepcional de 928 mil doses da Sputnik V para seis estados do Nordeste, em lotes específicos que foram inspecionados.

Isso significa que elas poderão ser importadas e aplicadas por esses estados.
Read 14 tweets
4 Jun
Olá, pessoal! NOVIDADE E LANÇAMENTO! Temos o prazer de lançar os nossos painéis de monitoramento da pandemia, frutos do apoio do MSF e do @iserrapilheira, para que todos vocês possam utilizar!

Segue o fio que vamos mostrar pra vocês cada um deles e como acessar: 🧶
O primeiro conjunto é o que traz os painéis de casos, óbitos e taxa de crescimento para todos os países do mundo, todos os Estados e também municípios do Brasil. Quem acompanha o @schrarstzhaupt já viu este painel, e agora ele está 100% disponível!

bit.ly/Rede_CasosObit…
O link contém uma "capa", de onde se pode navegar para cada seção com facilidade. Além disso, cada "capa" leva também para os outros painéis que mostraremos a seguir.
Esta é a capa do painel de Casos, Óbitos e Taxa de crescimento: bit.ly/Rede_CasosObit…
Read 15 tweets
2 Jun
O que música e resposta imunológica tem a ver? 🤔
O @wasimvacinas trouxe um lindo fio, explicando para todos nós entendermos como a resposta imunológica acontece!

Liga o som, e acompanha conosco! 🧶
Hoje, o @daniel_bargieri me contou sobre um imunologista incrível graduado em música, que fez pós em Imunologia no ICB (surpresa pro futuro).

Decidi fazer uma alusão a orquestras e para explicar os anticorpos gerados pelas vacinas. Espero que gostem!
Imagine um conservatório de musica que está recebendo vários alunos para se apresentar em um evento chique.

Todos os alunos que se interessam por música foram selecionados e matriculados para ter aulas, mas nem todos sabem qual instrumento devem tocar.
Read 22 tweets
1 Jun
Durante esta semana, alguns portais de notícias anunciaram em letras maiúsculas: "BOMBA: Finlândia cria medicamento contra covid com ivermectina na sua fórmula."

Vamos reler o conteúdo e a fonte, bora!

Por @mateuslfalco e @caiolujaso
Na reportagem, consta que a Finlândia desenvolveu um novo medicamento para prevenir a infecção por COVID-19 com administração nasal contendo aprotinina, hidroxicloroquina (HCQ) e ivermectina (IVM) como princípios ativos.
E a notícia vai além, atestando que os dois últimos medicamentos já tiveram eficácia comprovada para prevenção e que estes são eficazes até para gripe!
Read 17 tweets
1 Jun
A @WHO anunciou novas formas para nos referirmos às variantes da COVID-19! 🚨

Nesse mini-fio, além de te atualizar com essa tabelinha-resumo, vamos compartilhar algumas infos! 🧶
O QUE É VARIANTE DE INTERESSE (VOI)❓
VOIs são aquelas variantes que apresentam uma mudança no material genético (em relação o vírus original) que pode acarretar em alguma alteração no vírus (fenótipo).
O QUE É VARIANTE DE PREOCUPAÇÃO (VOC)❓

As VOCs, além de compartilhar as características das VOIs, apresenta evidências de um aumento na transmissibilidade, infectividade ou escape na resposta imunológica, entre outras alterações, por exemplo
Read 8 tweets
28 May
Oi, pessoal! A @mellziland fez um fio onde ela explica a proteção de uma vacina a partir de um artigo que mostra o impacto das variantes sobre a atividade de anticorpos neutralizantes induzidos pela CoronaVac.

Acompanhem só: 🧶
ATIVIDADE DE ANTICORPOS NEUTRALIZANTES: os anticorpos são um dos componentes que vão compor a resposta imunológica, que engloba não só essas moléculas, como células especialistas de defesa também.

E as células contribuem muito
Principalmente em reduzir agravamentos. Na CPI, Dimas Covas comentou que a proteção da CoronaVac é muito significativa em reduzir agravamentos do que evitar a infecção.

Isso se traduz diretamente em salvar vidas
Read 19 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(