ℹ️🦠 Só morreram 152 pessoas de #COVID19PT no nosso país, como diz uma sentença Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa? A resposta simples é não. A resposta mais complexa segue nesta thread:
ℹ️🦠 #COVID19PT A verificação da morte é um ato médico
Legislação relevante sobre este assunto:
2.º - 274/99 dre.pt/pesquisa/-/sea…
3.º - 141/99
dre.pt/pesquisa/-/sea…
14.º - 45/2004
dre.pt/pesquisa/-/sea…
194.º, n.º 1 do Código Registo Civil
dre.pt/web/guest/legi…
ℹ️🦠#COVID19PT Qualquer médico com cédula profissional emitida pela Ordem dos Médicos é elegível para emitir certificados de óbito, quer tenha vínculo ao @saude_pt , @justica_pt ou não tenha vínculo a nenhum destes ministérios.
ℹ️🦠#COVID19PT A grande maioria dos certificados de óbito que são emitidos e posteriormente codificados pela @DGSaude são emitidos por médicos com vínculo ao @saude_pt
ℹ️🦠#COVID19PT O processo de vigilância da mortalidade é baseado na emissão e codificação das causas de morte dos certificados de óbito. A codificação de causas de morte é efetuada por profissionais a tempo inteiro na @DGSaude .
ℹ️🦠O registo da mortalidade devido a #COVID19PT obedece a regras internacionais que podes encontrar aqui: who.int/standards/clas…
ℹ️🦠A 18ABR2021 tinham sido codificados pela equipa de codificação da @DGSaude , efetivamente, 152 certificados de óbito relativos a #COVID19PT pelos médicos que trabalham para @justica_pt Não foi observada qualquer discrepância.
ℹ️🦠Nesse mesmo dia, a 18ABR2021, tinham sido apurados um total de 16945 óbitos por #COVID19PT . Podes consultar o relatório diário aqui bit.ly/DGS412_18ABR20…
#COVID19PT As autópsias médico-legais realizadas pelos médicos que trabalham sob a tutela do @justica_pt têm lugar em situações de morte violenta ou de causa ignorada, salvo se existirem informações clínicas suficientes permitam concluir pela inexistência de suspeita de crime.
#COVID19PT Conclusão: Sim, o @justica_pt registou até 18ABR2021 152 óbitos por COVID-19. Não, os óbitos registados pelo @justica_pt não são os únicos que contam, como explicámos nesta thread #StopRumores

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with VOST Portugal

VOST Portugal Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @VOSTPT

3 Apr
ℹ️⚠️💻#FacebookLeak
Recentemente foram publicadas notícias que dão contam de um leak (vazamento de dados) de milhões de perfis de @Facebook.
Segue #Thread ⤵️
💻⚠️ℹ️
ℹ️⚠️💻#FacebookLeak
Ao que tudo indica, este leak tem correlação com #2019, tendo sido verificado nesse ano, os dados vazados, num servidor de cloud.
💻⚠️ℹ️
ℹ️⚠️💻#FacebookLeak
Estes dados são, mas não estão limitados a: Número de telefone, FB ID, Nomes completos, Localizações, Localizações antigas, Data de Aniversário, Emails (ás vezes), Data de criação de conta, Estado civil, biografias.
💻⚠️ℹ️
Read 8 tweets
8 Feb
⚠️🌧️ AVISO @ProteccaoCivil 08FEV2021 🌧️⚠️
Hoje, 08FEV2021:
- Precipitação (persistente no Norte e Centro) e vento por vezes forte;
- Queda de neve (em especial na Serra de Estela-Torre);
- Agitação marítima forte na costa ocidental.

➡️➡️➡️ bit.ly/AVISO_ANEPC_08…
⚠️🌧️ AVISO @ProteccaoCivil 08FEV2021🌧️⚠️
Amanhã, 9FEV2021
- Precipitação Forte e persistente no Norte e Centro (zonas montanhosas) Período mais crítico: 00 e
12UTC;
⚠️🌧️ AVISO @ProteccaoCivil 08FEV2021🌧️⚠️
Amanhã, 9FEV2021
- Queda de neve acima de 1400 metros de altitude, essencialmente na serra da Estrela, descendo
gradualmente a cota para 1000 metros nas Regiões Norte e Centro (em especial a na serra da Estrela
e no extremo Norte);
Read 9 tweets
26 Jan
ESCLARECIMENTO
No passado domingo, 24JAN2021, um tweet foi publicado relatando uma situação num hospital. Fizeram-nos chegar esse tweet e de imediato tentámos atestar da veracidade do mesmo.
A situação relatada era grave pelo que entrámos em contacto com as entidades oficiais competentes para que:
- Apurassem a veracidade do relato
- Fossem tomadas medidas urgentes, caso se fosse necessário
Colocámos a autora do tweet em contacto directo com a @DGSaude. Esse contacto apenas aconteceu esta tarde, 26JAN2021, primeiro via email e depois via telefone.
Read 10 tweets
25 Jan
ℹ️ 🦠 #COVID19PT Como é hábito à 2ª feira, hoje foram publicados os números por concelho (taxa de incidência num período de 14 dias por 100,000 habitantes). Abrimos uma thread comparando o período de 30DEZ2020 a 12JAN2021 e 05JAN 2021 a 18JAN2021
ℹ️🦠#COVID19PT A evolução entre os períodos em análise é francamente negativa. Com base nos escalões de risco por concelho do @govpt*:
211 em risco Extremo (+58)
52 concelhos em risco Muito Elevado (-52)
13 concelhos em risco Elevado (+1)
2 concelhos em risco Moderado (-7)
ℹ️🦠#COVID19PT No período em análise, hoje divulgado, podem ver, no gráfico abaixo, que os concelhos em risco Extremo variam, e muito, na taxa de incidência, com 51 concelhos com mais de 2000 novos casos confirmados por 100000 habitantes entre 05JAN2021 e 18JAN2021
Read 4 tweets
16 Jan
ℹ️🦠#COVID19PT Hoje acordámos com várias DM que nos pediam para confirmar se imagens como esta, ou vídeos com largas filas de ambulâncias, seriam verdadeiras. A resposta é: SÃO 🦠ℹ️
ℹ️🦠 #COVID19PT A foto em cima foi publicada originalmente por @al_antdp. Os vídeos de Torres Vedras já foram confirmados pela própria administração à Antena 1 (@rtppt) rtp.pt/noticias/covid…
ℹ️🦠 Para todos os que ainda pensam que a #COVID19PT não existe, que é tudo uma conspiração, coloquem os vossos olhos nisto. Para todos os que acham que isto é apenas uma gripe, coloquem os olhos nisto.
Read 4 tweets
10 Jan
15:53h
#EstáNaHoraDe falarmos de supermercados, pode ser?
Já não é a primeira vez que lemos relatos sobre situações em supermercados. Uns são menos exagerados, outros muito mais, mas têm sempre algo em comum.
Abrimos thread, se não se importam
O personagem principal:
Um irmão, uma prima, um conhecido, um grande amigo, um médico, um juiz, um polícia, a mãe, a tia, a avó, a vizinha, a auxiliar da escola
O espaço:
Um supermercado
A acção - TAKE 1
O personagem principal vai pacatamente às compras quando avista alguém que sabe que está infectado com o #SARSCoV2, e que devia estar em casa.
Read 13 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(