Como prometido segue a thread do valution explicado de #ENBR3.
Caso possível deixem aquele LIKE e RETWEET pra dar uma moral pra gente, envolve dias de estudos e de trabalho, espero que gostem!! Bora lá.
Vamos começar pelo Custo de Capital Próprio da empresa, o famoso KE. Nele utilizamos:
•Rentabilidade do Título Público do Tesouro Direto IPCA 2045+, sem juros semestrais, o qual tem uma rentabilidade mista:
-Pré fixada: 4,14%;
-Retorno ajustado a inflação: 4%(inflação de LP);
•Afim de eliminar o risco país utilizamos o CDS de 30 anos, atualmente avaliado em 2,99%;
•Beta: 0,55;
•Prêmio de Risco Bovespa: 6,5%
Aplicando a fórmula chegamos a um KE de 8,73%.
Já no KD, é informado no ITR do 1T21 que o custo da dívida é de 7%, entretanto ao analisarmos a release de resultados vemos que a maior parte da dívida é indexada ou ao IPCA ou ao CDI, os quais ambos tem uma tendência de aumento. Ponderando o valor de cada um chegamos a um valor
estimado de 10% para o KD, o qual adotamos de forma conservadora, visto que as expectativas de aumento para o IPCA e para taxa Selic, que move o CDI, são extremamente altos.
Por fim, para chegarmos ao custo de capital total(WACC), utilizamos a dívida onerosa e o PL do último trimestre disponível, ambos presentes na imagem a baixo, o que nos leva a um WACC de 9,32% após a aplicação da fórmula.
Por se tratar de um setor fortemente consolidado, com empresas fortemente madura e sem alta expectativas de crescimentos, utilizamos muito empirismo na definição de alguns dados, usando fortemente dados históricos e comparativos setoriais para a previsão de resultados futuros.
Defini que vamos projetar apenas dois anos antes da perpetuidade, visto que o growth determinado posteriormente já cobre o crescimento que esperamos após esses anos, segue a partir de agora nossas principais projeções:
-Receita Líquida: crescimento de 5% A.A antes da perp.;
-EBIT: estabelecemos uma margem que cresce 0,5% A.A até a perp., valor consideravelmente baixo e conservador;
Seguem as demais projeções e o valor do FCF ano 1, 2 e para perpetuidade na próxima imagem, além disso estimamos o LL que vai ser utilizado para descobrimos o P/L futuro
O ROIC definido para perpetuidade foi de 13,5%, que quando multiplicado pela taxa de reinvestimento do FCF ano 2 chegamos a um growth de 5%, nem alto e nem baixo, mas que cumpre as expectativas do setor e da empresa.
Como podem ver na imagem a baixo, temos os valores do DCF e os devidos acréscimos e descontos, que nos levam a um valor justo inicial de R$39,63, entretanto, por ser um setor com baixa vol e pouca expectativa futura, ele dificilmente alcança os valores que de fato deveriam(+)
ser aplicados, por isso aplicamos uma margem de erro média para a empresa, baseado na diferença de rentabilidade do setor elétrico em relação ao IBOV, 20%, que nos leva a um valor justo de R$31,71 para o ativo, que julgamos ser facilmente alcançável.
Na próxima foto vemos todo desenvolvimento do DCF até a cotação final, upside percentual e em dinheiro, além do P/L necessária para alcançar o valor, que é de 10,50, que julgamos ser confortável e facilmente alcançado no futuro.
Matriz de Sensibilidade:
-Variações no prêmio de risco causam alterações no WACC, e o WACC na cotação da ação então vejamos as perspectivas mais otimistas e pessimistas para a empresa.
Esse foi o Valuation, espero que tenham gostado, se gostou deixa aquele RT e o seu feedback aqui embaixo!
*Não configura recomendação de compra.
Pra quem quiser aprender mais valuation, recomendo sem sombra de dúvidas o curso do @edufinancebr@vowtz, um cara sensacional e especialista no assunto.
Relatório análise completo de #AERI3.
Espero que gostem!
Deixa seu like e seu RETWEET pra dar aquela força e apoiar o meu trabalho, assim me motivo a continuar trazendo toda semana!
Análise fundamentalista da #LLIS3 ressaltando seus pontos fracos e fortes!! Segue a thread, espero que gostem, se possível deixa sua curtida e seu RETWEET que ajuda muito no meu trabalho, bora lá!!
*Não é recomendação de compra, o post só tem fins educativos;
*Valores x 1000.
A Le Lis Blanc é uma empresa do setor da moda de alto padrão, com enfoque em atender o público de classe A. Fundada em 1988, a empresa tem seus produtos espalhados por lojas em todos os estados do país, além de serem referência internacionalmente com os mesmos!
A rede da empresa é composta por 6 marcas: Le Lis Blanc, Dudalina, John John, Bo.Bô, Rosa Chá e Individual. As marcas comercializam desde roupas comuns para o dia-a-dia, trajes de gala, acessórios, perfumes, óleos corporais e uma linha completa de sapatos e chinelos.
Análise fundamentalista da #ENBR3 e porque eu julgo ser uma das maiores oportunidades de investimento para o momento. Segue a thread, espero que gostem, se possível deixa sua curtida e seu RETWEET que ajuda muito no meu trabalho, bora lá!!
A EDP Energias do Brasil, controlada pela EDP em Portugal, uma das principais operadoras europeias no setor energético, é uma holding que detém investimentos nos segmentos de Geração, Distribuição, Comercialização, Transmissão e Serviços de Energia Elétrica.(+)
No segmento de geração, o mais forte da empresa, ela atua em 6 estados, contando com 5 usinas hidrelétricas e 1 termelétrica com uma capacidade instalada de 2,9 GW, consideravelmente alta para o setor. Segue na foto o nome de cada usina, sendo a Porto de Pecém 1 a termelétrica.