REGRA DO PICO-FIM E RELAÇÃO COM MERCADO

Faz tempo que não mando um fio, mas aí aconteceu uma história boa:

Estávamos na Encore conversando sobre nossas notas no Uber. (A minha é 4.93, aliás! Maior nota da firma, obrigado, obrigado...)

Já viu qual é a sua?
Uma pessoa, que não vou falar quem é por motivos de NÃO IMPORTA, tinha nota 4.4, a pior da empresa, e não entendia por que, dado que não era um problema de simpatia ou educação.
Um dia, essa pessoa estava saindo de uma viagem de uber e perguntou pro motorista se sua nota era tão ruim e qual seria os prováveis motivos. O motorista também não sabia dizer, até a hora que chegou no destino, a pessoa saiu e quando viu o uber tava buzinando e morrendo de rir..
Ele disse: "Agora eu sei porque sua nota é ruim! Porque na saída você bate muito forte a porta! O pessoal deve ficar pluto com você!". Pronto. Descobriu o motivo. O motorista esquecia se a pessoa tinha sido simpática ou não por causa de um fim ruim.
Os que tiveram a paciência de ler o Rápido e Devagar do Kahneman inteiro viu, lá no final, a experiência da REGRA DO PICO-FIM. Ele provou através de experiências e rigor científico que as pessoas baseiam suas avaliações e experiências de acordo com dois momentos, ...
o pico e o final dela, dado que as pessoas não conseguem lembrar de todos os detalhes.

A experiência era + ou - assim: Uma panela com água a 15 graus. As pessoas tinham que ficar com a mão dentro da água por 2 minutos, algo bem desagradável, tente em casa para ver ...
O grupo A, em 2 minutos tirava suas mãos e pronto, a experiência acabava ali, de forma ruim. Já o grupo B sofria os mesmos 2 minutos e a partir daí, aumentavam a temperatura 1 grau a cada 10 segundos, até chegar em 25, uma temperatura agradável, e aí sim a pessoa tirava a mão...
É fácil perceber que o grupo A sofreu menos, pois o grupo B ficou o mesmo tempo a 15 graus, depois sofrendo um pouco menos a 16, 17, 18... até ter uma experiência agradável no fim. Porém ao perguntar pros grupos, todos preferem a experiência B apesar de sofrerem mais

Como assim?
Fato é que o fim da experiência é muito importante para determinar se a pessoa gostou ou não da experiência como um todo!

Se o restaurante erra a conta no final, demora para cobrar, enfim, erra no fim, as pessoas vão considerar TODA a experiência ruim, mesmo a comida sendo boa.
A indústria de Hollywood também sabe muito bem disso, por isso os finais sempre surpreendentes.

Ok, o que isso tem a ver com mercado? Apesar de pouco citada, essa regra tem muita relação com nosso dia-a-dia!
Imagina que você está numa posição que começa a ir mal e você percebe que entrou numa furada. Se a posição está caindo, a pessoa tem dificuldade de vender e realizar, terminando a experiência em um momento ruim, torcendo para subir. E aí sabemos o que acontece com torcedores...
No dia seguinte cai mais. O desespero e a dor aumentam. No dia seguinte, mais um pouco. No outro dia, sobe um pouco e aí fica fácil vender! Dá a impressão que foi uma boa decisão, quando na verdade, foi péssima, você tinha que ter vendido lá no primeiro dia, com a decisão tomada.
As pessoas não conseguem estopar em um momento ruim pois estraga toda a experiência, quando muitas vezes é o melhor a ser feito.

Essa regra também vale para seus negócios. Quer impressionar seus clientes? Preocupe-se não só com o pico da experiência, mas também com seu fim!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with JL Braga, CFA

JL Braga, CFA Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @jlbraga

19 Nov 20
NAO EXISTE PREÇO MÉDIO

Essa vai ser polêmica, já to vendo.

Outro dia falei aqui do viés de status quo e rolou uma certa polêmica, pois fui muito enfático em dizer que se você não compraria o ativo naquele preço, você não deveria tê-lo mesmo se tivesse comprado mais barato.
O fato é que tem uma premissa que eu deveria ter deixado bem clara antes e que vejo muita gente ignorar.

A verdade é que NÃO EXISTE PREÇO MÉDIO. Só existe PREÇO DE TELA.

Como assim?
Para tomarmos a melhor decisão de investimentos possível, devemos tentar minimizar a influência de qualquer viés em nossa análise, correto?

Dito isso, devemos focar no que importa, e eliminar o que pode nos levar a tomar conclusões erradas.
Read 7 tweets
12 Nov 20
SOBRE VARIAÇÕES DOS PAPÉIS, PRAZOS E MOTIVOS

Considere duas perguntas:
1) Por que CCRO3* cai 6% hoje?
2) Por que EQTL3 subiu tanto nos últimos 10 anos?

Qual delas você acha mais fácil de responder?

*papel escolhido aleatoriamente.
Essa é uma thread simples, até meio óbvia, mas que é um dos erros que mais vejo aqui. Pessoas tentando explicar os movimentos diários das ações.

Inúmeras variáveis podem afetar pra onde uma ação vai no dia. Consigo pensar em várias, inclusive, que nada tem a ver com a empresa...
...ou fatores macro que possam afetá-la, ex: Uma guerra no oriente médio, um fundo que tomou resgate e tem que vender, um ministro que pede demissão, um cruzamento de médias móveis, uma eleição em outro país, uma vacina, uma delação premiada etc.
Read 6 tweets
10 Nov 20
CONCLUSÃO DA THREAD PASSADA

Ignorem os dois primeiros problemas. São até legais, mas na verdade só coloquei para induzir vocês a chegar no terceiro sem achar que "tem um péga".

Então vamos falar do terceiro problema?

Esse é o "famoso" LUCHINS WATER JAR PROBLEM de 1942!

(...)
Ele quis comprovar o Efeito Einstellung, também conhecido como o problema da experiência.

Se no passado descobrimos uma forma de resolver algo, tendemos a manter a mesma forma de resolvê-lo MESMO QUE ESSA NÃO SEJA A FORMA MAIS EFICIENTE.

É quando o raciocínio vira uma máquina.
Do #2 ao #6, a solução é B-A-2C.

Einstellung aparece quando as pessoas dão a mesma resposta para #7 e #8 quando elas estão longe de ser a resposta ideal (#7 = A-C, #8 = A+C! Reparem!).

Também aparece na dificuldade de resolver 9, que foge do padrão B-A-2C.
Read 9 tweets
10 Nov 20
UMA THREAD DE DIAS SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, EXPERTS CONTRA BEGINNERS E NOSSO CÉREBRO tudo pq eu comecei a ver o Queens Gambit e achei legal.

Ao longo dos próximos mandarei alguns problemas aí abaixo.

SEJAM HONESTOS, respondam sem ver respostas ou google, talquey?
Problema 1:

15% das pessoas de uma cidade tem telefone.

Você pega a lista telefônica dessa cidade e aleatoriamente escolhe 200 (DUZENTAS) pessoas.

Quantas dessas pessoas terão telefone?
Boa, boa, galera. Obviamente imagino que muita gente viu as respostas abaixo e acabou viesando (sua consciência vai te julgar!), mas é isso. Fácil, né?

Gostei das teorias da conspiração também, mas R: 200, problema fácil.

Vamos deixar um pouco, bem pouco, menos fácil então?
Read 8 tweets
7 Aug 20
PEQUENA THREAD SOBRE OPÇÕES:
Não tinha visto isso acontecer (90% do meu tempo é RH ultimamente), mas olhando em retrospecto, não só a posição aberta giga que chama atenção. Tb chamam:
1) vol implícita subindo com papel subindo
2) vol implícita maior que histórica
Explico:
No gráfico abaixo peguei uma delas como exemplo, a com strike 9,00 (a menos fora do dinheiro). Parece um monte de linha aleatória, mas dois destaques:
1) O gráfico de baixo (linha branca) é a diferença entre a vol implícita que o comprador tá pagando na opção e a vol histórica...
O pico do spread é quando o papel chega no high! Isso é esquisitíssimo, pois geralmente a vol implicita CAI quando o papel sobe. Ela subiu enquanto a histórica caía.

Aconteceu provavelmente por causa das PFs que saíram raspando animados com a alta.
Read 6 tweets
14 Jul 20
CONCLUSÃO SOBRE ESTUDO FINTECHS.

Bom, nunca imaginava que ia repercutir tanto, mas foi até bom, aprendi muito.

A ideia era, dado um problema que tive, testar a user experience de cada um, e assim ver como eles estão em relação aos grandes bancos.

MINHA CONCLUSÃO:
Primeiro, muito importante, preciso fazer uma retratação com todos!

Eu não fui hackeado! Sofri uma tentativa de hackearem! Na correria usei um termo injusto, que amigos me convenceram. Os "hackers" não conseguiram muita coisa, graças à segurança da maioria dos apps.
Isso também responde quem achou que eu cliquei em lugar indevido ou que não cuido da minha "saúde digital". Fiquem tranquilo! Tech é um tema que eu me interesso muito desde a infância e passando pela faculdade (fiz elétrica na poli-usp, o @FCipparrone pode confirmar :-))
Read 14 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(