5 fatos que justificam o apelido de "Bolsonaro da Bahia" ao Governador petista Rui Costa. Segue o fio ūüß∂:
1. A pol√≠tica de Seguran√ßa P√ļblica:
Rui Costa incorporou na pr√°tica a pol√≠tica de "bandido bom √© bandido morto". Os √≠ndices de mortes de pessoas na Bahia pelas m√£os do Estado √© o mais alto do pa√≠s. Os n√ļmeros dizem por si, por√©m √© pior.
Como se não bastasse, o governador junto aos secretários de segurança que teve endossam a prática a partir de frases de efeito dignas de aliados de Bolsonaro, como aconteceu pós Chacina no Cabula em Salvador, em 2015:
google.com/amp/s/www.corr…
2. Trata Professores como lixo e péssimas políticas em Educação:
Durante o governo anterior também do petista Jaques Wagner já era visível a forma que os governos do PT tratariam professor na Bahia. Durante greve não demoraram para cortar salários.
Mas pior que isso, Rui Costa em continuidade al√©m de falsear dados sobre quest√Ķes salariais de professores na Bahia, dizendo pagar o piso, fez duas Reformas da Previd√™ncia, e endossa verdadeira ca√ßa √†s bruxas √† categoria no estado.
Pra se ter ideia, anunciou reabertura de escolas presenciais em meio a Pandemia e com a resistência de professores insinuou que "é porque professor não quer trabalhar". E outras tantas bizarrices.
atarde.uol.com.br/bahia/noticias…
3. Como lida com a demarca√ß√£o de terra e o Latinf√ļndio:
Simplesmente não liga, não se importa com a demarcação. Casos como o do Quilombo Rio dos Macacos, que ainda enfrenta problemas, do MST que tem diversos assentamentos invadidos, indígenas perseguidos e executados, etc.
A real é que mesmo o PT, sobretudo Lula, tendo uma base forte dentro de alguns desses territórios, a forma com que o governador lida com a questão no estado não é nada condizente com os princípios da luta pela terra e por território.
4. As frases bizarras que usa e reproduzem opress√£o:
Quem ouviria uma frase do tipo "seja homem e não moleque" direcionada a uma categoria composta por maioria de mulheres e não acharia bizarra? E se fosse advinda de um bolsonarista assumido, qual seria a reação?
Pois, simplesmente Rui Costa se utilizou dessa frase para se referir às professoras que estão em resistência ao retorno presencial das aulas.
5. A base de sustentação Carlista, fruto do coronelismo da Ditadura Militar:
Sim, o PT foi eleito na Bahia com a esperan√ßa de combater o Carlismo (para quem n√£o sabe pol√≠tica coronelista de origem de ACM av√ī, parecida com Sarney no Maranh√£o)
Muitos pol√≠ticos que tamb√©m eram aliados de ACM migraram para apoiar o PT, mas n√£o √© s√≥ isso, as formas de gest√£o das escolas, de lidar com a oposi√ß√£o de esquerda em atos, manifesta√ß√Ķes, lideran√ßas de bairros √© bem parecida, se utilizando de velhos m√©todos conhecidos.
MOTIVO EXTRA!!!

6. Governo que mais militarizou escolas municipais no Brasil:
Sendo barrado em conselhos para não militarizar escolas do estado, simplesmente formou parceria para militarizar escolas nos municípios.

Ouça o ep 03 do podcast @ADialogica:
open.spotify.com/episode/6PiiSH…
Além de militarizar presídios e encarar como prioridade uma verdadeira Guerra às drogas no estado.
Motivos? Não faltam. Mas por aqui já dá pra ter uma dimensão de como é a experiência de Rui Costa e do PT na gestão do estado da Bahia.

‚ÄĘ ‚ÄĘ ‚ÄĘ

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
„ÄÄ

Keep Current with Iago Gomes

Iago Gomes Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @profinfluencer

22 Jul
√Č urgente uma Greve Nacional da Educa√ß√£o em defesa da vida e existem milhares de motivos pra isso.
Não se pode admitir que se force uma normalidade em escolas que, já antes da Pandemia, se encontram caindo os pedaços e sem nenhuma condição humanamente possível de se relacionar.
Não é possível comparar escolas com shoppings centers ou bar, quando por si são espaços de interação e, portanto, muito mais propensos ao surgimento de novas variantes da covid.
Read 5 tweets
22 Jun
Esse tuíte meu tem um motivo e eu vou explicar melhor sobre:

1. O que faz o Governo Bolsonaro ser o Governo Bolsonaro e se sustentar at√© o momento √© o seu programa econ√īmico. √Č a exist√™ncia desse programa que faz com que o Governo atue da forma que atua em todas as √°reas;
2. Os discursos adotados por Bolsonaro e sua base aliada é para dar face a forma de desenvolvimento do Neoliberalismo no Brasil. O Pacto do governo é com a Burguesia Nacional, Burguesia se garante na economia, na garantia de lucro, e na reorganização dos meios que garante isso;
3. Portanto a Globo, como uma das principais agentes de mídia da Burguesia Nacional, é uma instituição comprometida com a torcida por sucesso do programa de Guedes, mas que mascara a partir do contraponto a discursos extremistas do Bolsonaro;
Read 11 tweets
20 Jun
Pelo visto o "virar voto" só aparece em tempos eleitorais, quando a gente poderia transformar isso em "construir consciência de classe" o tempo todo e não ficar nessa de "arrependidos não podem ir em ato". Então não se trata de mostrar a quem for possível que estavam errados?
Eu vejo umas coisas vinda de gente que se diz politizada que fico viajando real. Eu tive alunos com pais bolsominions e eram também é que hoje além de críticos caminham para uma radicalização de pensamento. Imagine só, se eu disser que eles devem carregar o "pecado eterno"?
E n√£o, n√£o t√ī falando de gente claramente de direita querendo fazer disputa, t√ī falando de trabalhador/a que n√£o √© diferente da gente e vive na mesma sociedade dividida em classes e logo alvo do processo complexo de aliena√ß√£o promovido pelo Capital.
Read 4 tweets
19 Jun
Existe um contraste bem importante nesse momento para se pensar geopolítica a partir do futebol que é comparar a Copa América à Eurocopa. Enquanto na primeira casos de covid, arquibancadas vazias, ausência de afeto por parte das torcidas e indignação com a realização, a segunda+
parece mobilizar mais pessoas num sentimento de pertencimento ao campeonato, √†s sele√ß√Ķes, seja para aplaudir o bom futebol, seja para vaiar.

Questão é que a Europa não se encontra nesse patamar por ser um "povo mais civilizado", "ser um Continente mais desenvolvido, etc. +
A questão é que para que a Europa tenha tudo isso se faz necessário manter outros continentes sob a lógica da exploração desenfreada, da marca de violência constante e da morte como política de Estado.

Eu não consigo achar normal a gente ter na América Latina uma onda de +
Read 5 tweets
14 Apr
O (Neo)Liberalismo √© incompat√≠vel com a defesa da Educa√ß√£o P√ļblica Gratuita. Por que?
1. O (Neo)Liberalismo √© constru√≠do pensado a regula√ß√£o da mercadoria, as rela√ß√Ķes econ√īmicas em seu car√°ter de circula√ß√£o. A Educa√ß√£o dessa forma, al√©m de ser uma mercadoria, atua como um agente ideol√≥gico para naturalizar essa regula√ß√£o.
2. Compreender a Educação como uma mercadoria/serviço é diferente de compreendê-la como um direito. A compreensão da Educação como um direito popular é uma construção advinda do próprio movimento histórico de trabalhadores/as, da população negra, dos movimentos de mulheres, etc.
Read 9 tweets
13 Apr
Por que Paulo Freire √© o Patrono da Educa√ß√£o Brasileira? Segue o fioūüß∂:
Hoje é o aniversário da Lei 12.612/12 que declara Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira. O Projeto de Lei é de autoria da @luizaerundina . Mas afinal porque Freire é o nosso Patrono e deve continuar sendo?
Paulo Freire é um dos maiores intelectuais e educadores de nossa história. Além de pensar a Educação, Freire pensou o Brasil. Pautando inclusive possibilidades de construção de um Projeto Nacional de sociedade.
Read 14 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(