ℹ️🦠#COVID19PT A CDC emitiu um alerta onde admite que os testes PCR não distinguem entre a COVID-19 e a Influenza (gripe)? A resposta simples é não, como podem ver na imagem e consultar neste link:
cdc.gov/csels/dls/locs…
Abrimos uma thread, que vai ser longa:
O que a CDC diz é que sugere que os laboratórios devem começar a usar testes que consigam detectar ao mesmo tempo quer o vírus SARS-CoV-2 quer o vírus Influenza. E a palavra chave aqui é “ao mesmo tempo”
Os testes de RT-PCR para #COVID19PT detetam APENAS o virus SARS-COV-2.
Como?
Vamos tentar explicar mas avisamos já que vamos usar muitos palavrões!
Um teste RT-PCR é um teste que pesquisa material genético pré-definido. Isto é, o teste RT-PCR pode ser usado para pesquisar qualquer vírus, qualquer bactéria, qualquer material genético, etc.
Em teoria, qualquer organismo que tenha um gene específico pode ser pesquisado por RT-PCR. O resultado dependerá só de qual é o gene alvo e se esse gene alvo está na amostra ou não.
Quando fazes um RT-PCR para COVID19, esse teste vai comparar o material genético da amostra com exemplos conhecidos de material genético COVID.
No caso do SARS-COV-2, os alvos são partes dos genes que codificam para a nucleoproteina (N), o invólucro (E), a espícula (S), ou para a ORF-1.
Estes genes-alvo foram escolhidos e sequenciados para que sejam semelhantes entre diferentes variantes e geralmente procura-se sempre mais do que um para considerar um resultado positivo.
Os testes RT-PCR para detetar o influenza, por sua vez, habitualmente pesquisam por material genético específico de Influenza e têm normalmente como alvo os partes dos genes M, gene NP e partes dos genes associados aos subtipos de Hemaglutininas (H) ou Neuraminidases (A)
Onde M é a matriz proteica e g NP é Proteína não-estrutural de Influenza)
São estes diferentes testes e diferentes alvos que nos permitem distinguir os Influenza A dos Influenza B e determinar os subtipos de gripe. Lembras-te do H1N1, H5N1? É com a pesquisa de genes associados às das H e às N específicas dos vírus Influenza que os podemos catalogar.
Parecem ser genes diferentes, não é?... São mesmo! Não é possível um teste COVID ter um resultado positivo na presença de vírus da gripe nem um teste RT-PCR para gripe dar positivo só na presença de COVID19: são vírus completamente diferentes e genes completamente diferentes.
Apenas o fundamento bioquímico do teste é semelhante.

Os sintomas de Gripe e de COVID são semelhantes, sim. Mas... Se parece um pato, anda como um pato, faz quack como um pato, voa como um pato e *aparece no RT-PCR como um pato*... se calhar é um pato. Quack.
Os novos testes propostos pelo CDC pesquisam 3 tipos de vírus (Influenza A, Influenza B e SARS-COV-2) ao mesmo tempo. Porquê? Porque sabemos há muito que os sintomas são semelhantes e, com o levantar de restrições, vamos ter vários vírus a circular ao mesmo tempo.
Vai ser cada vez mais importante distinguir a prevalência dos diferentes vírus.

A monitorização de subtipos e prevalência das estirpes de Influenza (Gripe) em circulação não é nova e é coordenada há muitos anos pelo @irj_pt
insa.min-saude.pt/instituto-rica…
Por fim, é importante lembrar que nem tudo o que não é COVID-19 é gripe. Além do SARS-COV2 e da gripe, existem muitos outros vírus e bactérias de várias famílias diferentes que ainda circulam e que nos podem causar sintomas mais ou menos parecidos com a COVID ou a gripe!
Exemplos no caminho? Guardamo-los todos, um dia vamos fazer um castelo numa placa de petri. O Vírus sincicial respiratório, a mononucleose (causada pelo vírus Epstein-Barr) ou outras infecções bacterianas podem incluir alguns sintomas comuns à gripe ou ao COVID19.
Reforçamos que os tweets que por aí andam, que afirmam que a CDC anunciou que eram necessários novos testes para distinguir entre a gripe e a COVID-19, são falsos, ou uma adulteração do que foi anunciado.
O que é dito pela CDC, é que testar para os 3 vírus ao mesmo tempo (SARSCOV2/Influenza A/Influenza B) é vantajoso porque podes fazer o diagnóstico diferencial e acompanhamento das diferentes doenças imediatamente.
Por tudo isto é falso que os testes PCR *para a COVID-19* detectem também o vírus da gripe por engano, e que seja devido a isso que não existiram muitos casos de gripe no Inverno passado. O teste PCR *de COVID19* só detecta SARS-COV-2 e o teste PCR *de gripe* só deteta Influenza
A redução de casos de gripe deveu-se ao uso de máscara, ao distanciamento social, ao confinamento, e também a medidas individuais que estiveram mais presentes nas nossas vidas.
scientificamerican.com/article/flu-ha…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with VOST Portugal

VOST Portugal Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @VOSTPT

3 Jul
ℹ️🦠 Sábado de manhã, tempo meh. Altura ideal para falarmos sobre as RAM - Reacções Adversas às Vacinas para #COVID19PT
O @INFARMED_IP publicou um relatório de farmacovigilância que podes consultar, na íntegra, aqui:
bit.ly/INFARMED_VAC_C…
Abrimos thread para resumir:
A primeira conclusão que podemos tirar é esta:
A 27JUN2021 tinham sido administradas 8470118 vacinas #COVID19PT e registadas 8470 reacções adversas às mesmas. Em mais de 8 milhões de vacinas, foram registadas 8470 RAM.
Mas que reacções são estas, perguntam? Estas foram as mais referidas.
"Ah!!! Mas isso dá mutio mais do que 8470!!!", diz a tua mente matemática. Pois é! E porquê? Porque uma pessoa pode ter várias reacções à mesma coisa (como em tudo na vida, incluíndo ananás na pizza 🤮🤢😡)
Read 14 tweets
28 Jun
ℹ️🦠 Só morreram 152 pessoas de #COVID19PT no nosso país, como diz uma sentença Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa? A resposta simples é não. A resposta mais complexa segue nesta thread:
ℹ️🦠 #COVID19PT A verificação da morte é um ato médico
Legislação relevante sobre este assunto:
2.º - 274/99 dre.pt/pesquisa/-/sea…
3.º - 141/99
dre.pt/pesquisa/-/sea…
14.º - 45/2004
dre.pt/pesquisa/-/sea…
194.º, n.º 1 do Código Registo Civil
dre.pt/web/guest/legi…
ℹ️🦠#COVID19PT Qualquer médico com cédula profissional emitida pela Ordem dos Médicos é elegível para emitir certificados de óbito, quer tenha vínculo ao @saude_pt , @justica_pt ou não tenha vínculo a nenhum destes ministérios.
Read 10 tweets
3 Apr
ℹ️⚠️💻#FacebookLeak
Recentemente foram publicadas notícias que dão contam de um leak (vazamento de dados) de milhões de perfis de @Facebook.
Segue #Thread ⤵️
💻⚠️ℹ️
ℹ️⚠️💻#FacebookLeak
Ao que tudo indica, este leak tem correlação com #2019, tendo sido verificado nesse ano, os dados vazados, num servidor de cloud.
💻⚠️ℹ️
ℹ️⚠️💻#FacebookLeak
Estes dados são, mas não estão limitados a: Número de telefone, FB ID, Nomes completos, Localizações, Localizações antigas, Data de Aniversário, Emails (ás vezes), Data de criação de conta, Estado civil, biografias.
💻⚠️ℹ️
Read 8 tweets
8 Feb
⚠️🌧️ AVISO @ProteccaoCivil 08FEV2021 🌧️⚠️
Hoje, 08FEV2021:
- Precipitação (persistente no Norte e Centro) e vento por vezes forte;
- Queda de neve (em especial na Serra de Estela-Torre);
- Agitação marítima forte na costa ocidental.

➡️➡️➡️ bit.ly/AVISO_ANEPC_08…
⚠️🌧️ AVISO @ProteccaoCivil 08FEV2021🌧️⚠️
Amanhã, 9FEV2021
- Precipitação Forte e persistente no Norte e Centro (zonas montanhosas) Período mais crítico: 00 e
12UTC;
⚠️🌧️ AVISO @ProteccaoCivil 08FEV2021🌧️⚠️
Amanhã, 9FEV2021
- Queda de neve acima de 1400 metros de altitude, essencialmente na serra da Estrela, descendo
gradualmente a cota para 1000 metros nas Regiões Norte e Centro (em especial a na serra da Estrela
e no extremo Norte);
Read 9 tweets
26 Jan
ESCLARECIMENTO
No passado domingo, 24JAN2021, um tweet foi publicado relatando uma situação num hospital. Fizeram-nos chegar esse tweet e de imediato tentámos atestar da veracidade do mesmo.
A situação relatada era grave pelo que entrámos em contacto com as entidades oficiais competentes para que:
- Apurassem a veracidade do relato
- Fossem tomadas medidas urgentes, caso se fosse necessário
Colocámos a autora do tweet em contacto directo com a @DGSaude. Esse contacto apenas aconteceu esta tarde, 26JAN2021, primeiro via email e depois via telefone.
Read 10 tweets
25 Jan
ℹ️ 🦠 #COVID19PT Como é hábito à 2ª feira, hoje foram publicados os números por concelho (taxa de incidência num período de 14 dias por 100,000 habitantes). Abrimos uma thread comparando o período de 30DEZ2020 a 12JAN2021 e 05JAN 2021 a 18JAN2021
ℹ️🦠#COVID19PT A evolução entre os períodos em análise é francamente negativa. Com base nos escalões de risco por concelho do @govpt*:
211 em risco Extremo (+58)
52 concelhos em risco Muito Elevado (-52)
13 concelhos em risco Elevado (+1)
2 concelhos em risco Moderado (-7)
ℹ️🦠#COVID19PT No período em análise, hoje divulgado, podem ver, no gráfico abaixo, que os concelhos em risco Extremo variam, e muito, na taxa de incidência, com 51 concelhos com mais de 2000 novos casos confirmados por 100000 habitantes entre 05JAN2021 e 18JAN2021
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(