Já estamos na Maré para o início dos trabalhos do estudo liderado pela #Fiocruz sobre o impacto da vacinação da #Covid19 na população do complexo de favelas.
O estudo vai avaliar a efetividade da vacina #COVID19 pelos critérios de idade; sexo; tipo de vacina que foi ministrada; tempo de infecção após a vacinação, tempo até a segunda dose, ocorrência de casos graves e prevenção de óbitos. #VacinaMaré
💉 = gostinho de esperança
👇🏾
⚠️Você que é morador da Maré, as informações sobre a vacinação estão no site vacinamare.org.br
🏰 O Castelo Mourisco da Fiocruz será iluminado de vermelho de hoje até domingo em alusão ao Dia Mundial da #Tuberculose, celebrado nesta sexta-feira (24/3).
👇 Acompanhe o fio e saiba mais sobre essa data:
O objetivo é aumentar a conscientização sobre a doença, que ainda representa um grande desafio para a saúde pública.
Criada pela @opsoms em 1982, a data é uma forma de aumentar a conscientização sobre as consequências devastadoras à saúde, bem como os impactos sociais e econômicos provocados pela doença, além de intensificar os esforços com o objetivo de acabar com essa epidemia global.
Nesta quarta-feira (22/3), a Fiocruz recebeu a visita do subsecretário de Estado dos EUA para Crescimento Econômico, Energia e Meio Ambiente, José Fernández (@State_E); da Cônsul Geral do Rio de Janeiro, Jacqueline Ward (@EmbaixadaEUA) e de uma delegação do governo americano.
O grupo foi recebido no Castelo Mourisco pelo vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fundação, Marco Krieger.
O objetivo do encontro foi discutir acordos de cooperação bilateral na área de saúde, meio ambiente, preparação para pandemias, além do desenvolvimento de vacinas e outras aplicações da tecnologia de mRNA.
#Covid19: estudo analisa influência da faixa etária na efetividade nas principais vacinas💉 utilizadas no Brasil. A pesquisa envolveu mais de 75 milhões de pessoas imunizadas com AstraZeneca-Fiocruz e CoronaVac, sendo o maior estudo do tipo realizado no Brasil.
⤵️
Os resultados mostram que as vacinas AstraZeneca-Fiocruz e CoronaVac são efetivas na proteção contra infecção, hospitalização e óbito, considerando o esquema vacinal completo (duas doses): AstraZeneca-Fiocruz, com 90% de proteção, e CoronaVac com 75%.
⤵️
No entanto, os dados destacam o impacto crítico da idade sobre a efetividade de duas vacinas que empregam tecnologias diferentes. Até os 89 anos de idade, a AstraZeneca-Fiocruz teve índice de proteção contra morte de 89,9%. Acima dos 90 anos, o índice fica em 65,4%.
⤵️
#VacinaCovid19Fiocruz: Fundação recebeu hoje (2/6) bancos de células e de vírus para produzir IFA nacional.
Presidente da #Fiocruz, Nísia Trindade: "Temos longa tradição de transferência de tecnologia que chega hoje a um marco significativo. Com a entrega dos bancos esperamos dar mais essa contribuição ao Programa Nacional de Imunizações e ao esforço global de superação da pandemia”.
Os bancos de células e de vírus são a base para a produção da vacina e concretizam a transferência de tecnologia, cujo contrato foi assinado nesta terça-feira (1/6) entre a #Fiocruz e a AstraZeneca. Agora será possível iniciar a produção de uma vacina 100% nacional.
A #Fiocruz assinou hoje (1/6) o contrato de Transferência de Tecnologia da vacina Covid-19 com a AstraZeneca para a produção 100% nacionalizada do imunizante.
Segue o 🧶
O contrato formaliza a transferência do conhecimento que já vem sendo repassado pelo parceiro tecnológico para agilizar a produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nas instalações de Bio-Manguinhos.
A produção do IFA nacional se iniciará este mês, uma produção complexa que incluirá uma série de etapas, da produção inicial de dois lotes de pré-validação e três de validação, que passarão por testes de comparabilidade pela AstraZeneca, até alcançar a produção em larga escala.
Os pesquisadores do Observatório Fiocruz Covid-19 atualizaram a série histórica de ocupação de leitos de UTI Covid 19 para adultos no SUS, com dados obtidos em 8 de março de 2021.
Acompanhe as informações ➡️🧶
Na última semana, o Pará passou da zona de alerta crítico para a intermediária, com queda do indicador de 82% para 75%, mas, por outro lado, houve crescimento do indicador em quase todos estados e Distrito Federal e entrada na zona crítica dos estados de São Paulo e de Sergipe.
25 das 27 capitais do país estão com taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos em alerta crítico: Porto Velho (100%), Rio Branco (99%), Manaus (87%), Boa Vista (80%), Macapá (90%), Palmas (95%), São Luís (94%), Teresina (98%), Fortaleza (96%), Natal (96%)...