O olho é considerado o segundo mais complexo órgão do corpo humano, ele tem cerca de 2 milhões de partes que se movem e se fosse uma câmera digital, ele teria somente cerca de 576 megapixels de resolução. #threadconhecimento
Na animação da Helix Animation, mostra algumas partes interessantes dos nossos olhos.
- Um olho possui cerca de 107 milhões de células, da qual todas são sensíveis a luz.
- A córnea é a única célula viva que não é conectada diretamente a um vaso sanguíneo.
- A retina é composta por 10 camadas, que contêm células nervosas, vasos sanguíneos e fotorreceptores chamados bastonetes e cones.
- A esclera (parte branca do olho) forma mais de 80% da superfície ocular.
- Os músculos oculares são os mais ativos do corpo humano.
- O olho humano pode diferenciar cerca de 10 milhões de cores diferentes.
- As "únicas" células que sobrevivem desde o momento em que nascemos até a morte estão em nossos olhos.
- Enquanto nossas orelhas e nariz crescem durante toda a nossa vida, nossos olhos permanecem do mesmo tamanho.
Texto adaptado da Helix Animation.
Obs: siga os oftalmologistas do Twitter - minha indicação é a @yeuxlumiere - Inclusive se tiver algum adendo aceitamos :D <3
OBS: esse vídeo era com a resolução muitoooo superior, o twitter me obrigou a diminuir a qualidade do vídeo. 😅🥲
OBS 2: Para quem ficou curioso em saber qual é a primeira estrutura mais complexa é nosso querido cérebro.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Enquanto realizava a necropsia de um caso de tuberculose pulmonar, Gaspar Vianna foi surpreendido pelo líquido depositado na cavidade torácica do corpo, que espirrou em sua boca. O cientista apresentou sintomas da doença e faleceu meses depois, aos 29 anos. #threadconhecimento
Gaspar nasceu em Belém do Pará em 1885, cresceu estudando em escolas públicas e foi onde começou a se interessar pela medicina, da qual posteriormente virou uma paixão. Em 1903, Gaspar mudou-se para o Rio de Janeiro para realizar o seu sonho profissional.
Na época ele tinha apenas 18 anos, e era filho de mãe solo. E na época, isso impediria de conseguir realizar o seu tão grande sonho, foi ai que fortaleceu seu grande sonho e durante a faculdade de medicina se destacou entre os alunos, chamando atenção de um professor.
O próximo semestre costuma ser o semestre que mais tem disciplinas sobre espermatozoide, espermograma e analise seminal nas graduações. Então vamos de thread para a galera não se perder.#threadconhecimento
No video acima da SingleCellAnimation mostra as partes mais importantes do espermatozoide.
- Ele está entre as menores células do corpo humano.
- A cada ejaculação existem milhões de espermatozoides, mínimo de 15 milhões por ml.
- Esperma pode sobreviver até 5 dias no corpo da mulher.
- A Parte mais importante do espermatozoide é a cabeça, da qual, contém o núcleo e estudos mostram que é a única parte que entra totalmente no óvulo.
Comecei a ler um livro chamado "A Medicina no Banco dos Réus" que conta a história da médica Virginia. Para quem é jovem demais, esse caso ocorreu entre 2006 e 2013, quando uma médica lá de Curitiba foi acusada de antecipar a morte de pacientes da sua UTI. #threadconhecimento
No dia do livro (anteontem) eu tinha prometido montar um fio de leituras sobre saúde da população negra, medicina, racismo cientifico e iniquidade na saúde, além de leituras sobre marcadores sociais, raciais e gênero na saúde. Então vamos de indicações de leitura. Segue o fio(:
A ideia veio ao ver o fio de uma estudante de medicina negra britânica, ela indica leituras p/ estudantes e profissionais da saúde saírem da bolha euro.
Decidi trazer algumas indicações, e alguns textos podem não ter tradução para o português, peço desculpas em relação a isso.
Para começar eu sugiro uma introdução, e nesse pdf a seguir nos ensina as assimetrias econômicas, exclusões, vulnerabilidades, biociências e pesquisas em seres humanos. Assuntos como evidências de racismo na assistência e na pesquisa em saúde.
Depois da thread sobre bioética, sugeriram q/ fizesse outra. Hoje vou contar sobre Rom Houben, o jovem belga foi colocado como se estivesse em 'coma', mas que na verdade estava consciente e ficou 23 anos na cama ouvindo tudo ao seu redor. #threadconhecimento
Em 1983, Rom Houben sofreu um acidente de carro aos 23 anos de idade oq/ o deixou completamente paralisado. Ele foi submetido a alguns exames utilizados para diagnosticar se a pessoa encontrava-se em coma ou não.
MAS ... ele escutava e enxergava tudo oq/ acontecia a sua volta, embora sem condições de comunicar-se com familiares e médicos.
Então foi diagnosticado como se estivesse em coma. A família de Rom nunca se conformou com o diagnóstico inicial, então fizeram de tudo.