Enquanto realizava a necropsia de um caso de tuberculose pulmonar, Gaspar Vianna foi surpreendido pelo líquido depositado na cavidade torácica do corpo, que espirrou em sua boca. O cientista apresentou sintomas da doença e faleceu meses depois, aos 29 anos. #threadconhecimento
Gaspar nasceu em Belém do Pará em 1885, cresceu estudando em escolas públicas e foi onde começou a se interessar pela medicina, da qual posteriormente virou uma paixão. Em 1903, Gaspar mudou-se para o Rio de Janeiro para realizar o seu sonho profissional.
Na época ele tinha apenas 18 anos, e era filho de mãe solo. E na época, isso impediria de conseguir realizar o seu tão grande sonho, foi ai que fortaleceu seu grande sonho e durante a faculdade de medicina se destacou entre os alunos, chamando atenção de um professor.
Com muita vontade de aprender, Gaspar Viana começou a frequentar diariamente a Santa Casa de Misericórdia, juntamente com enfermeiras e fazendo necropsias. Oq/ chamou muito a atenção pela sua vontade de aprender.
Por ser um período onde estava ocorrendo diversas revoluções na medicina, Gaspar fez concurso para entrar no Hospital Nacional, onde conseguiu passar em primeiro lugar.
Dividindo experiências com os demais colegas, inclusive com Bruno Alvares da Silva Lobo.
Em 1908, ele foi convidado pelo chefe de histopatologia do Instituto Oswaldo Cruz, um ano antes de se formar. Foi ai que sua história de carreira e sucesso começou com tudo, só entre 1910 e 1914 ele chegou a publicar 21 trabalhos notáveis nas áreas de micro, proto, anatomia etc.
Mas sua grande descoberta mesmo foi em 1911, quando descobriu o protozoário causador da Leishmaniose cutâneo-mucosa, e foi além descobrindo o tratamento da doença. Isso se tornou um marco inicial da quimioterapia anti-infecciosa.
Esse trabalho foi publicado em diversos lugares, e teve repercussão mundial.
Produziu trabalhos importantes para a Medicina Tropical.
Mas infelizmente teve uma vida curta, quando sofreu um pequeno acidente durante seu trabalho.
Aos 29 anos de idade, durante a necropsia de um cadáver vitima de tuberculose, da qual investigava a cura da doença, fez uma incisão no tórax em um local que havia pressão. Sendo que um jato contaminado espirrou em sua boca, infectando-o com uma grave infecção.
Da qual evoluiu para granulia e depois meningite, falencendo depois meses após o acidente.
Gaspar é considerado um dos maiores pesquisadores da medicina, juntamente com Vital Brazil, Oswardo Cruz, etc.
Gaspar Viana (à esquerda) foto do Acervo COC
Para ver mais imagens históricas, acesse: arch.coc.fiocruz.br
Código da imagem: BR RJCOC 02-10-20-10-135-006
Para mais fios sobre saúde, história, ciência e etc. Já sabem, cliquem nas hashtags #hojenaciencia ou #threadconhecimento para rever as anteriores.
Volto semana que vem com mais fatos históricos ;)
Opa, vi que muitos gostaram da thread, foi feita com muito carinho e não tô conseguindo acompanhar todos os comentários. Mas já fica o agradecimento e fortalecimento do trabalho desse grande homem. 😊
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
O próximo semestre costuma ser o semestre que mais tem disciplinas sobre espermatozoide, espermograma e analise seminal nas graduações. Então vamos de thread para a galera não se perder.#threadconhecimento
No video acima da SingleCellAnimation mostra as partes mais importantes do espermatozoide.
- Ele está entre as menores células do corpo humano.
- A cada ejaculação existem milhões de espermatozoides, mínimo de 15 milhões por ml.
- Esperma pode sobreviver até 5 dias no corpo da mulher.
- A Parte mais importante do espermatozoide é a cabeça, da qual, contém o núcleo e estudos mostram que é a única parte que entra totalmente no óvulo.
O olho é considerado o segundo mais complexo órgão do corpo humano, ele tem cerca de 2 milhões de partes que se movem e se fosse uma câmera digital, ele teria somente cerca de 576 megapixels de resolução. #threadconhecimento
Na animação da Helix Animation, mostra algumas partes interessantes dos nossos olhos.
- Um olho possui cerca de 107 milhões de células, da qual todas são sensíveis a luz.
- A córnea é a única célula viva que não é conectada diretamente a um vaso sanguíneo.
- A retina é composta por 10 camadas, que contêm células nervosas, vasos sanguíneos e fotorreceptores chamados bastonetes e cones.
- A esclera (parte branca do olho) forma mais de 80% da superfície ocular.
- Os músculos oculares são os mais ativos do corpo humano.
Comecei a ler um livro chamado "A Medicina no Banco dos Réus" que conta a história da médica Virginia. Para quem é jovem demais, esse caso ocorreu entre 2006 e 2013, quando uma médica lá de Curitiba foi acusada de antecipar a morte de pacientes da sua UTI. #threadconhecimento
No dia do livro (anteontem) eu tinha prometido montar um fio de leituras sobre saúde da população negra, medicina, racismo cientifico e iniquidade na saúde, além de leituras sobre marcadores sociais, raciais e gênero na saúde. Então vamos de indicações de leitura. Segue o fio(:
A ideia veio ao ver o fio de uma estudante de medicina negra britânica, ela indica leituras p/ estudantes e profissionais da saúde saírem da bolha euro.
Decidi trazer algumas indicações, e alguns textos podem não ter tradução para o português, peço desculpas em relação a isso.
Para começar eu sugiro uma introdução, e nesse pdf a seguir nos ensina as assimetrias econômicas, exclusões, vulnerabilidades, biociências e pesquisas em seres humanos. Assuntos como evidências de racismo na assistência e na pesquisa em saúde.
Depois da thread sobre bioética, sugeriram q/ fizesse outra. Hoje vou contar sobre Rom Houben, o jovem belga foi colocado como se estivesse em 'coma', mas que na verdade estava consciente e ficou 23 anos na cama ouvindo tudo ao seu redor. #threadconhecimento
Em 1983, Rom Houben sofreu um acidente de carro aos 23 anos de idade oq/ o deixou completamente paralisado. Ele foi submetido a alguns exames utilizados para diagnosticar se a pessoa encontrava-se em coma ou não.
MAS ... ele escutava e enxergava tudo oq/ acontecia a sua volta, embora sem condições de comunicar-se com familiares e médicos.
Então foi diagnosticado como se estivesse em coma. A família de Rom nunca se conformou com o diagnóstico inicial, então fizeram de tudo.