"A temperatura global na superfície continuará a subir até pelo menos meados do século em todos os cenários de emissões considerados. O aquecimento global de 1,5°C e 2°C será excedido durante o século XXI, a menos que reduções profundas nas emissões de CO₂ (...)"
5/9
"Muitas mudanças no sistema climático tornam-se maiores em relação direta ao aumento do aquecimento global. Eles incluem aumentos na frequência e intensidade de extremos de calor, ondas de calor marinhas e fortes precipitações, secas agrícolas e ecológicas (...).
6/9
"Muitas mudanças causadas pelas emissões passadas e futuras de gases de efeito estufa são irreversíveis por séculos a milênios, especialmente mudanças no oceano, mantos de gelo e nível do mar global."
7/9
"Com mais aquecimento global, todas as regiões deverão experimentar cada vez mais mudanças simultâneas e múltiplas nos fatores de impacto climático. Mudanças em vários fatores de impacto seriam mais generalizadas a 2°C em comparação com um aquecimento global de 1,5°C (...)"
8/9
"Do ponto de vista das ciências físicas, limitar o aquecimento global antrópico a um nível específico requer a limitação das emissões cumulativas de CO₂, atingindo pelo menos zero emissões líquidas, junto com fortes reduções nas emissões de outros gases de (...)"
9/9

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with 🌎 O Que Você Faria se Soubesse o Que Eu Sei? 🌎

🌎 O Que Você Faria se Soubesse o Que Eu Sei? 🌎 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @OQVc_Faria

10 Aug
As alterações no clima, segundo o novo relatório do IPCC:
- INEQUÍVOCAS
- SEM PRECEDENTES
- EXTREMAS
- CONTÍNUAS
- PROFUNDAS
- EM PARTE, IRREVERSÍVEIS
- MÚLTIPLAS E SIMULTÂNEAS

E, ainda assim,
- ENFRENTÁVEIS

Bora de fio? 👇🧶
1/9
" É inequívoco que a influência humana tenha aquecido a atmosfera, oceanos e continentes. Mudanças generalizadas e rápidas na atmosfera, oceano, criosfera e biosfera têm ocorrido"
2/9
"A escala das mudanças recentes no sistema climático como um todo e o estado atual de muitos de seus aspectos de seus sistema climático não têm precedentes ao longo de muitos séculos a muitos milhares de anos."
3/9
Read 5 tweets
9 Aug
"É inequívoco que a influência humana aqueceu a atmosfera, oceanos e continentes. Mudanças rápidas e generalizadas na atmosfera, oceano, criosfera e biosfera têm ocorrido."
O AR6 (sexto relatório de avaliação) do @IPCC_CH está disponível e iremos destrinchar tudo pra vocês.
Em quanto aumentou a concentração de gases de efeito estufa desde o AR5 (publicado em 2013 com dados de 2011) para o AR6 (com dados de 2019)?
CO₂ (+19 ppm): 4,86%
CH₄ (+63 ppb): 3,49%
N₂O (+8 ppb): 2,47%
Num piscar de olhos!
1/n
E quanto ao aquecimento?
Segundo o AR6, a temperatura média global na superfície esteve, no período 2011-2020, 1,09°C acima dos níveis de 1850–1900, com aquecimento mais acelerado sobre os continentes (1,59°C) do que sobre os oceanos.
2/n
Read 12 tweets
7 Aug
LIMITES PLANETÁRIOS, PARTE 4 - OCEANOS, ALÉM DA ACIDIFICAÇÃO
Hoje seguimos com a série de fios sobre os limites planetários. Vem com a gente! 🧶👇
1/17 Image
Em virtude do aumento de concentração de CO2 atmosférico e das mudanças climáticas associadas a ele, os oceanos têm sofrido grandes violentas durante o Antropoceno.
2/17
Por absorverem cerca de 93% do calor acumulado por conta do superaquecimento global, têm sido observadas alterações significativas de temperatura e consequentes mudanças nos modos de variabilidade climática e até em padrões de circulações oceânicas de grande escala.
3/17
Read 17 tweets
5 Aug
Um dos "pontos de inflexão" do sistema climático pode ter sido atingido (ou próximo disso): a circulação de revolvimento meridional do Atlântico (AMOC). Bora explicar rapidinho em mais um fio...
1/9
theguardian.com/environment/20…
A AMOC é parte da "circulação termohalina", conjunto de correntes oceânicas de grande escala induzidas por gradientes de temperatura e salinidade.
2/9
A água quente dos trópicos se desloca para o norte pela AMOC e transporta calor por largas extensões do oceano. Ela condiciona o clima nas regiões vizinhas e é fundamental para redistribuição de energia e umidade entre equador e polos.
3/9
Read 9 tweets
5 Aug
Depois de uma sucessão de enchentes na Alemanha, Bélgica, China e Omã, o planeta está em chamas: Turquia, Grécia, Itália, EUA, Bulgária... Segue o fio 🧶👇
1/11
O cenário na Turquia é de um verdadeiro apocalipse após os incêndios.
2/11
Oito mortes, milhares de pessoas evacuadas, impacto severo sobre a vida silvestre, usina termelétrica atingida...
3/11
Read 11 tweets
1 Jul
ESCÂNDALO! Lobistas ligados a Exxon falam demais e mostram como essa corporação continua sabotando qualquer perspectiva séria de salvar o clima! No fio, alguns destaques! Acompanha aí!!!
🧶👇
1/11
- Combatemos agressivamente "parte" da ciência? (Aquela que dizia que as emissões de CO2 ferrariam o planeta) Sim.
- Nos aliamos a grupos obscuros para barrar algumas das primeiras iniciativas (para salvar o clima)? Sim, é verdade.
2/11
Trump foi um pai para a Exxon e os lobistas se gabam de coisas como interferências do governo a favor da companhia no NAFTA, cortes de impostos, flexibilização de regras ambientais e "toneladas de licenciamentos".
3/11
Read 13 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(