🧵 1/ Desde o caso Flavio/rachadinhas/Queiroz , acusação de interferência política na PF/crise Moro e o STF tendo barrado a nomeação do amigo de JB- Ramagem- p/a PF, Bolsonaro busca dar demonstração de força usando militares.
2/Numa dessas, em maio/20, convocou a antiga cúpula das Forças no Alvorada. Bolsonaro usou a reunião para reclamar de decisões STF, como a liminar de Moraes no caso de Ramagem; Barroso no caso dos diplomatas venezuelanos; e Celso de Mello no caso Moro
3/À época, generais presentes relataram ao blog que Bolsonaro cobrava endosso p/críticas ao STF e contra Moro. Era a cúpula antiga das Forças. No dia seguinte, Bolsonaro foi a uma manifestação antidemocrática- e falou em Forças Armadas “ao lado do povo”.
4/A turma que tinha sido convocada p/Alvorada se irritou- e viu “uso político” da imagem da cúpula por JB. De lá p/cá, relação c/a antiga cúpula desandou- JB começou a cobrar defesa do MDefesa + comand. Sem conseguir c/a turma no comando, trocou geral- e nomeou Braga Neto como MD
5/P/generais, Bolsonaro sempre buscou uso político das Forças, um perfil como de Villas Bôas no Exército e c/ ‘recados de apoio'.

A cronologia desses bastidores
eu contei no blog no @g1 aqui: google.com.br/amp/s/g1.globo…

Aqui: google.com.br/amp/s/g1.globo…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Andréia Sadi

Andréia Sadi Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @AndreiaSadi

27 Jun
Uma 🧵 dominical: Em fevereiro, entrevistei Barros, líder do governo Bolsonaro, duas x. Na 1a, ele falou da Anvisa/vacinas. Na segunda, da pec da imunidade(conhecida como pec da impunidade) e etc. Sobre Anvisa, ele deu essa explicação sobre falar em “enquadrar” a agência 👇🏽
“Enquadrar é a vontade do parlamento, não sou eu, é do parlamento de agilizar as vacinas”. Ele falou em “enquadrar” se a Anvisa não eliminasse exigências para aprovar vacinas.
Para Barros, a Anvisa tem feito “processos muito longos e demorados” e ele disse que existiam “várias emendas propondo simplificação”. Indaguei sobre como essa vontade poderia ser imposta a uma agência autônoma, Barros respondeu:
Read 6 tweets
30 Mar
Thread 🧵

1- Generais do Exército —da ativa e da reserva— ouvidos pelo blog desde ontem concordam que Bolsonaro quer fazer uso político das Forças Armadas —e que Pujol, comandante do Exército, é “pedra no sapato”
2- Entre as ‘’missões’’ que o presidente gostaria que general Fernando sinalizasse e que Pujol estivesse alinhado, estão “recados de apoio” nas redes sociais defendendo medidas da pandemia criticadas pelo governo, por ex, na segurança pública- e um perfil “como de Villas Boas”
3- Pujol deixou claro desde o começo que não faria nenhum gesto ao Executivo. Pior: irritou Bolsonaro quando, durante uma visita do presidente ao Sul, recusou-se a dar a mão para cumprimentá-lo, oferecendo o cotovelo, por medida de segurança contra a Covid.
Read 8 tweets
29 Mar
1. Recordar é viver, Bolsonaro e as relações com as Forças Armadas- Em maio/20, contei no blog no @g1 que Bolsonaro chamara uma reunião no Alvorada com os comandantes das 3 Forças num sábado . No dia seguinte, foi a uma manifestação antidemocrática.
2. Naquele dia, Bolsonaro usou a reunião para reclamar das últimas decisões de ministros do STF, como a liminar de Alexandre de Moraes no caso de Alexandre Ramagem; Luís Roberto Barroso no caso dos diplomatas venezuelanos; e Celso de Mello no inquérito do Moro.
3. Nas palavras de um general presente, Bolsonaro reclamou que não “conseguia nomear ninguém” pois era impedido pelo Supremo, e , apesar de dizer que “não há saída fora da Constituição”, o presidente subiu o tom, em desafio, e cobrou o que chama de “equilíbrio” do Judiciário.
Read 7 tweets
19 Mar
1. Assessores de Bolsonaro convenceram presidente (por enqt, registre-se) que é preciso uma reunião de “união” entre Poderes semana que vem. Reunião c/STF, Congresso e governadores. Ideia é construir algo junto, diálogo c/governadores. Mas, como?
2. Bolsonaro vai ao STF p/derrubar restrições de Estados. Quer projeto p/colocar como essencial todas as atividades. Segue no mesmo discurso negacionista. Mas gov diz que discurso vai ser sobre vacina e união pelo Brasil. E vai chamar qts governadores do PT? Doria? Eduardo Leite?
3. Vai chamar Mourão? Perguntei ao vice-presidente se ele foi chamado. Resposta: “tô por fora, fiquei sabendo por vc”. Até aqui, vice-presidente não foi chamado. Pode mudar? Aliados de Bolsonaro trabalham p/isso, por ex. Conto no blog no @g1: google.com.br/amp/s/g1.globo…
Read 4 tweets
18 Mar
1. Atenção, + infos novas a respeito dos desdobramentos das investigações envolvendo o avião com cocaína da FAB- Justiça Militar vê elo de militares que estavam no GSI com tráfico de drogas no avião.
2. Dos militares presos, dois estavam lotados no GSI qd uma organização criminosa, segundo a Justiça Militar, passou a usar ✈️ oficiais p/transportar drogas, aproveitando brechas no controle de 🧳 e as permissões privilegiadas dos militares p/transitar em aeroportos pelo mundo
3. O pedido de prisão foi feito pelo promotor Enilson Pires, do Ministério Público Militar (MPM). Segundo ele, o sargento Márcio Gonçalves da Silva, então lotado no GSI, “seria o responsável pela escala dos comissários na “Presidência”
Read 7 tweets
14 Mar
1. O que contei + cedo no blog no @g1: Fator Lula + pressão dos aliados que cobram de Bolsonaro 'rearranjo' de ministérios- querem começar pela vaga de Pazuello. Bolsonaro ouviu nos últimos dias- de integrantes do STF e do centrão- que não dá +. Eles defendem médica p/vaga
2. Quem? A cardiologista e intensivista Ludhmila Hajjar. Ela já declarou publicamente o que diz a comunidade científica, defendendo vacina e medidas de isolamento social e dizendo que não há tratamento para Covid-19.
2. Que mais? Partidos do Centrão e integrantes do MDB do Senado, por exemplo, defendem políticos para vagas como o Ministério da Educação, Ministério de Relações Exteriores, Minas e Energia — além da "cozinha" do Planalto, como Casa Civil e a própria Secretaria de Governo.
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(