"A história certamente notará esse tweet absurdamente inoportuno. Na segunda-feira, 9 de agosto, a Embaixada dos Estados Unidos em Cabul fez uma pergunta a seus quatrocentos mil seguidores:
“Nesta #PeaceMonday, queremos ouvir você. O que você deseja dizer às partes negociadoras em Doha sobre suas esperanças de um acordo político? #PeaceForAfghanistan.”
A mensagem refletia a ilusão da política americana. Com o Taleban varrendo o país, invadindo capital provincial após a outra, a perspectiva de que a diplomacia funcionaria um ano após o início das negociações apoiadas pelos EUA no Catar - e rapidamente estagnada - era ilusória.
Na quinta-feira, o governo afegão controlava apenas três grandes cidades. O presidente Joe Biden, o líder da nação mais poderosa do mundo, anunciou que estava enviando três mil soldados dos EUA ao Afeganistão para retirar centenas de seus diplomatas e funcionários dessa embaixada
E, no domingo, estava tudo acabado - antes do anoitecer. O presidente Ashraf Ghani fugiu do país, seu governo entrou em colapso e as forças de segurança afegãs treinadas pelos EUA simplesmente desapareceram quando o Taleban se mudou para a capital.
Diplomatas americanos - tendo esvaziado a embaixada dos EUA, semelhante a uma fortaleza - foram forçados a se abrigar no aeroporto enquanto esperavam para serem evacuados. A desventura de duas décadas da América no Afeganistão terminou.
Para os americanos, o Afeganistão se parece um pouco, talvez muito, com um trilhão de dólares jogado fora. Enquanto isso, os afegãos estão em queda livre" - Robin Wrigh para New Yorker
newyorker.com/news/our-colum…
"Os afegãos têm sofrido geração após geração não apenas de guerras contínuas, mas também de crises humanitárias, uma após a outra, e os americanos precisam lembrar que esta não foi uma guerra civil que os afegãos começaram entre si e que o resto do mundo foi sugado para dentro.
Esta situação foi desencadeada por uma invasão externa, inicialmente pela União Soviética, durante a Guerra Fria, e desde então o país tem sido um campo de batalha para potências regionais e globais que buscam sua própria segurança tentando intervir militarmente no Afeganistão...
... seja o Estados Unidos depois de 2001, a CIA na década de oitenta, o Paquistão apoiou primeiro os mujahideen e depois o Talibã, ou o Irã e seus clientes. Culpar os afegãos por não agirem juntos à luz dessa história é simplesmente errado" - Steve Coll newyorker.com/news/q-and-a/h…
O escritor Anand Gopal, que fez extensas reportagens sobre o Afeganistão, escreveu: “Os EUA projetaram o estado afegão para atender aos interesses de contraterrorismo de Washington, não aos interesses dos afegãos, e o que vemos hoje é o resultado”.
"Erros: subestimar os adversários e presumir que a superioridade tecnológica americana se traduzia em domínio do campo de batalha e ser culturalmente desdenhoso, raramente aprendendo as línguas ou os costumes do povo local" - Jon Lee Anderson newyorker.com/news/daily-com…
Sobre as mulheres: No início de julho, líderes do Taleban emitiram uma ordem para os líderes religiosos locais fornecerem uma lista de meninas com mais de 15 anos e viúvas com menos de 45 para “casamento” com o Talibã lutadores. theconversation.com/the-world-must…
Esta diretriz do Talibã serve como um alerta severo do que está por vir. Outra thread:

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Carol Pires

Carol Pires Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @pirescarol

16 Aug
O Taleban proibia meninas de estudar. Mulheres só podiam ser vistas em público com o corpo coberto e acompanhadas. A punição podia ir do espancamento a execução. O retorno deles ao poder é uma tragédia sem fim. Traduzi aqui o relato de uma estudante de 24 anos. É devastador:
"No domingo, eu estava indo pra aula na universidade quando um grupo de mulheres saiu correndo do dormitório feminino. Perguntei o que havia acontecido e uma delas me disse que o Talibã havia chegado a Cabul e eles iriam espancar mulheres sem burca"
"Todos queríamos voltar para casa, mas não podíamos usar o transporte público. Os motoristas não queriam se responsabilizar pelo transporte de uma mulher. Foi ainda pior para as mulheres de fora de Cabul, que estavam com medo e confusas sobre para onde deveriam ir."
Read 22 tweets
10 Aug
Exibição de carros militares em frente ao Palácio do Planalto agora. 👇🏽👇🏽👇🏽
Terminado o desfile, algumas famílias vieram para frente do Ministério da Defesa fazer turismo militar
Carro lagarto anfíbio estacionado na Esplanada 👇🏽👇🏽👇🏽
Read 4 tweets
17 May
Quanta notícia chegou do Chile hoje. A nova Constituição será escrita por uma maioria feminina (81 mulheres e 74 homens), com menos de 45 anos e alinhada à esquerda – o que significa uma grande guinada, já que a constituição atual é a última herança completa do regime Pinochet
Das 155 vagas, 48 serão ocupadas por independentes, sem afiliação política. Foi um recado aos partidos, um resultado direto da convulsão social de 2019, que demandava um estado mais social, e forçou o presidente Piñera a realizar um plebiscito sobre a nova constituinte.
17 vagas são reservadas aos povos indígenas. Já a aliança entre a Frente Amplio e o Partido Comunista ficou com 28 das 155 cadeiras, superando pela primeira vez a centro-esquerda tradicional, que obteve 25 vagas.
Read 6 tweets
18 Mar
Quando foi eleito presidente, ele era visto como a solução para o país – um presidente eficiente e incorruptível. Na pandemia, disse que o vírus seria derrotado com orações. Hoje, depois de semanas de especulação, anunciaram a morte dele, John Magufuli, presidente da Tanzânia.
Comecei a acompanhar o caso da Tanzânia depois que um amigo que mora lá me contou que Magufuli não era visto em público desde fevereiro e que a suspeita era de estava internado com covid-19.
Em maio de 2020, o governo tinha parado de divulgar dados sobre a contaminação. Em junho, ele declarou que a Tanzânia estava livre do coronavírus graças a orações: "O coronavírus, que é um demónio, não pode sobreviver no corpo de Cristo. Ficará instantaneamente queimado".
Read 7 tweets
16 Nov 20
Novidades na política: Carol Dartora foi eleita a primeira vereadora negra de Curitiba.

Camila Valadão, a primeira vereadora negra de Vitória.

Bia Carminha, negra, eleita a vereadora mais jovem de Belém.

Linda Brasil, primeira trans eleita Aracaju foi também a mais votada.
Duda Salabert é a primeira vereadora trans de BH e de quebra foi recordista de votos.

Thabatta Pimenta, de Carnaúba dos Dantas, foi a primeira mulher trans eleita no Rio Grande do Norte.

Em São Paulo, Erika Hilton é a primeira vereadora negra e trans de São Paulo.
Jô Oliveira é a primeira mulher negra eleita vereadora em Campina Grande (PB)

Benny Briolly, travesti negra, vereadora mais votada em Niterói

Karen Santos, mulher negra, vereadora mais votada em Porto Alegre. Maiara Felício também em Nova Friburgo.
Read 6 tweets
7 Nov 20
Na campanha, Joe Biden disse que ele era um personagem de “transição”, como uma ponte entre gerações. Seria Kamala Harris o futuro?
Ela é daquelas mulheres que abrem caminhos por onde passa. Por 7 anos, foi chefe da procuradoria em São Francisco. Por outros 6, foi procuradora-geral da Califórnia. Nos dois cargos foi a primeira mulher negra eleita. Em 2016, foi a 1 primeira senadora negra pela Califórnia.
Este ano, foi a primeira mulher negra a ser indicada para uma chapa presidencial por um grande partido. Hoje, foi eleita a primeira mulher - e mulher negra - vice-presidente dos Estados Unidos.
Read 9 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(