UM CONVITE PARA SE CONECTAR A UMA REDE DE AGENTES DEMOCRÁTICOS
Não existe democracia sem democratas. E embora a maioria da nossa população prefira a democracia a outros regimes, o número de agentes democráticos na população politicamente ativa é insuficiente no Brasil.
👇
Para ajudar a resolver esse problema lançamos um projeto chamado Casas da Democracia. Não é uma nova organização centralizada e sim uma rede de promoção da aprendizagem (teórica e prática) da democracia. Seu objetivo é conectar os agentes democráticos existentes e multiplica-los.
Se você quiser se conectar a iniciativa pode fazê-lo de modo autônomo, individualmente ou em grupo. Não precisa pedir autorização nem prestar contas a ninguém.
O padrão de organização das Casas da Democracia é Apache, não Asteca. Não há administração central. É uma rede distribuída que deve crescer mais ou menos como cresceram os Alcoólicos Anônimos (porém sem adotar qualquer credo).
Disponibilizamos oito itinerários que podem ser percorridos gratuitamente por quem quer aprender democracia. A escolha por onde começar é sua.
Disponibilizamos também um conjunto de sugestões sobre o que você e seus amigos e amigas podem fazer, a partir da localidade onde vivem, trabalham ou convivem, para experimentar a democracia como modo-de-vida.
Lula disse. Está nos jornais de hoje. "Se eu voltar eu vou regular os meios de comunicação deste país”. Como é que um presidente faz isso num país em que há liberdade de imprensa? Enviando um projeto de lei ao parlamento.
Siga o fio.
🔽
Ora, para tanto ele não precisa voltar. Basta que os deputados e senadores petistas apresentem tal projeto.
🔽
Se, para "regular os meios de comunicação", é preciso que isso parta de alguém que está na presidência da República, então alguma coisa está errada. Lula está dizendo que vai usar o seu poder executivo para forçar a aprovação da lei pelo Congresso?
Três coisas precisam ser resolvidas para afastar a recorrente ameaça militar à democracia.
Siga o fio.
I - Forças Armadas são (como o nome está dizendo) forças a serem usadas, dentro dos limites da lei, por qualquer um dos poderes constituídos. Não são um poder autônomo, um "quarto poder": não existe poder moderador (acima dos três poderes) em democracias.
II - Não existe inimigo interno. Em tempos de paz, ameaças à ordem pública e à paz social provocadas por integrantes da população do país são casos de justiça e de polícia, não de forças armadas para a guerra.
A esquerda realmente existente no século 21 não se desvencilhou do credo marxista. Essa religião laica, muito influente ainda na academia, nos sindicatos, partidos e movimentos sociais, está baseada em três dogmas principais.
👇
O primeiro é a crença de que a história vai para algum lugar (ou seja, de que a história tem um sentido imanente e que é possível conhecer as suas leis se usarmos a teoria correta - o próprio marxismo).
👇
O segundo é a ideia de que a luta de classes é o motor da história.
O BOLSONARISMO VAI FICAR ENTRE NÓS POR MUITO TEMPO
Bolsonaro pode ser removido constitucionalmente ou derrotado eleitoralmente. Mas o bolsonarismo não.
Veja por quê seguindo o fio.
👇👇👇
O bolsonarismo achou uma fórmula eficaz para infectar as pessoas com uma narrativa que faz sentido para elas (porque bate com seus velhos preconceitos, ressentimentos por não serem levados em conta e anima sua raiva, sua vontade de revanche e seu desejo de vingança).
Além disso achou o meio ideal de montar um partido ideológico descentralizado: os grupos de WhatsApp (ou Telegram) familiares, de fiéis religiosos, de turmas de ex-alunos etc.