Hamilton Naki, sul-africano q/ participou do 1º transplante de coração com êxito no mundo. A história é polêmica, as leis da apartheid não permitia q/ negros tocassem em brancos e não estejam no mesmo ambiente, qdo saiu foto dele no centro cirúrgico, falaram q/ era um faxineiro.
Naki nasceu em 26 de Junho de 1926, em um vilarejo no interior da África do Sul. Mesmo com leis e pouco grana, estudou até os 14 anos, quando decidiu ir para Cidade do Cabo em busca de emprego e oportunidade em um país que impedia todos os tipos de direitos para pessoas negras.
Foi lá que se tornou jardineiro na Universidade da Cidade do Cabo, embora pouco tempo depois foi encaminhado para cuidar de jaulas e de animais que eram usados como cobaias. Foi nesse período que ele começou a tomar confiança dos professores do local.
Ele começou a receber aporte para auxiliar os professores a fazer anestesia, suturas entre outros procedimentos nas cobaias. Foi nesse momento que ele chamou a atenção do Christian Barnard e que deu espaço dentro do Centro Cirúrgico.
No país do apartheid os negros não tinham direito a estudar e se profissionalizar, como era uma das suas vontades em se tornar médico. Naquela época o professor Christian estava ensaiando transplantes de coração em animais.
Naquele período o apartheid já estava com proibições pesadas, entre elas os “coloureds” não poderiam tocar em sangue de brancos, mas o professor Christian não ligava e queria a presença do Naki como membro de sua equipe.
Em 1967, uma jovem foi atropelada por um carro e teve morte cerebral. Seu pai autorizou a doação de órgãos da jovem. Naquele mesmo momento, Naki e o professor Christian pegaram a autorização de doação e destinaram ao Louis Washkansky, um senhor que sofria de problemas cardíacos.
Após o feito o professor Christian ganhou fama internacional, e Naki ficou apenas como bastidor. E a polêmica não acaba por ai, quando a foto da equipe foi publicada, o hospital declarou que Naki era apenas um funcionário da limpeza e que não fazia parte da equipe.
Foto da equipe:
O professor Christian fez um depoimento para veículos após o fim do apartheid: “podia ver que ele era um jovem muito capaz e lhe dei mais e mais o que fazer e, eventualmente, ele poderia fazer um transplante de coração às vezes melhor do que os médicos em formação que vieram UCT"
Mesmo com declarações do professor, Naki continuou com seu nome de forma tímida. Essa história do Naki carrega até hoje muitas controvérsias, alguns acreditam que ele realmente participou mesmo com fotos, outros falam que não e levam sempre essa versão.
Embora entrevistas do professor Christian em diversos veículos internacionais fortalecem a versão de que Naki esteve presente e ajudou nos procedimentos. O professor Christiann faleceu em 2001.
Nos últimos anos de sua vida, teve prêmios e reconhecimentos pelas suas contribuições. Naki viveu seus últimos dias aposentado com uma pequena quantia que recebeu quando era jardineiro. Naki faleceu em 2005 de problemas cadíacos.
Errata: O filme "Quase Deuses" conta história de Vivien Thomas, não do Hamilton. O do Hamilton é o filme da esquerda hehe
A História de Vivien Thomas contarei em outra thread. ;)
Enfim, essa foi a história de Hamilton Naki. Peço perdão pelos erros de portugues e pelas abreviações para conseguir encaixar dentro do tweet ;) Semana que vem tem mais thread sobre poderosos que fizeram história e que são poucos conhecidos. Deixo aqui algumas threads:
- Primeira negra com título de doutora em química:
Hoje faz 20 anos do atentado de 11 de setembro, durante esse período tivemos diversos artigos sobre os problemas de saúde (psicológico, respiratório, câncer, etc) na população que vivenciou os ataques, uns dos mais conhecidos são de alguns bombeiros e da Marcy Borders (Dust Lady)
Naquela manhã, pesquisadores já observavam que aquilo teria consequências, um estudo publicado pela The New England Journal of Medicine (nejm.org/doi/full/10.10…) pesquisou o estresse pós-traumático na população dois meses após o atentado, o estudo era só o início de vários.
Com isso já se sabia que aquele acontecimento teria consequências, tanto com relação ao psicológico, quanto em relação aos que respiraram as toxinas da fumaça do WTC. Tanto que alguns anos depois criaram um programa para ajudar a população afetada pelo atentado.
Enquanto realizava a necropsia de um caso de tuberculose pulmonar, Gaspar Vianna foi surpreendido pelo líquido depositado na cavidade torácica do corpo, que espirrou em sua boca. O cientista apresentou sintomas da doença e faleceu meses depois, aos 29 anos. #threadconhecimento
Gaspar nasceu em Belém do Pará em 1885, cresceu estudando em escolas públicas e foi onde começou a se interessar pela medicina, da qual posteriormente virou uma paixão. Em 1903, Gaspar mudou-se para o Rio de Janeiro para realizar o seu sonho profissional.
Na época ele tinha apenas 18 anos, e era filho de mãe solo. E na época, isso impediria de conseguir realizar o seu tão grande sonho, foi ai que fortaleceu seu grande sonho e durante a faculdade de medicina se destacou entre os alunos, chamando atenção de um professor.
O próximo semestre costuma ser o semestre que mais tem disciplinas sobre espermatozoide, espermograma e analise seminal nas graduações. Então vamos de thread para a galera não se perder.#threadconhecimento
No video acima da SingleCellAnimation mostra as partes mais importantes do espermatozoide.
- Ele está entre as menores células do corpo humano.
- A cada ejaculação existem milhões de espermatozoides, mínimo de 15 milhões por ml.
- Esperma pode sobreviver até 5 dias no corpo da mulher.
- A Parte mais importante do espermatozoide é a cabeça, da qual, contém o núcleo e estudos mostram que é a única parte que entra totalmente no óvulo.
O olho é considerado o segundo mais complexo órgão do corpo humano, ele tem cerca de 2 milhões de partes que se movem e se fosse uma câmera digital, ele teria somente cerca de 576 megapixels de resolução. #threadconhecimento
Na animação da Helix Animation, mostra algumas partes interessantes dos nossos olhos.
- Um olho possui cerca de 107 milhões de células, da qual todas são sensíveis a luz.
- A córnea é a única célula viva que não é conectada diretamente a um vaso sanguíneo.
- A retina é composta por 10 camadas, que contêm células nervosas, vasos sanguíneos e fotorreceptores chamados bastonetes e cones.
- A esclera (parte branca do olho) forma mais de 80% da superfície ocular.
- Os músculos oculares são os mais ativos do corpo humano.
Comecei a ler um livro chamado "A Medicina no Banco dos Réus" que conta a história da médica Virginia. Para quem é jovem demais, esse caso ocorreu entre 2006 e 2013, quando uma médica lá de Curitiba foi acusada de antecipar a morte de pacientes da sua UTI. #threadconhecimento