Uma das características mais assombrosas do fascismo e nazismo era a o processo de idolatria que se formava ao redor de pessoas obviamente incapazes e incompetentes para a vida social. Foi apenas nos final do século XX que as causas dessa idolatria foram desvendada. (segue o fio)
Ao contrário do que muitos ainda hoje acreditam, nem Hitler, nem Mussolini foram "gênios" sociais ou políticos. Em que pese que há uma enorme diferença de capacidade intelectual em favor de Mussolini, todos os dois eram considerados indivíduos limítrofes, sem lastro e sem lustro
Falando o bom português, Hitler é burro e Mussolini não tinha capacidades mínimas de entendimento e conciliação para o jogo político normal. A criação do mito das "genialidades do mal" servia, em realidade, para desculpar os povos pelo que tinha acontecido no entre-guerras.
Italianos e alemães (ou franceses com a República de Vishy) não estavam confortáveis com o manejo de sua memória recente. Eram acusados de cumplicidade com o nazismo e fascismo e a tese de que Hitler e Mussolini eram gênios e os tinham enganados apaziguava suas consciências.
A explicação inicial era que ambos os líderes fascistas tinham "inteligência" e "retórica" geniais e tinham "enganado" seus povos. Eu chamo isto de "a tese da burla". Quando os povos se deram conta do engano, da monstruosidade e da brutalidade, romperam e puniram os líderes.
A idolatria a Hitler e Mussolini havia se dado, portanto, a partir de uma estratégia de engano, pela genialidade comunicativa destes líderes e pelo manejo das ferramentas de propaganda nas mãos do Estado. Nenhuma ou quase nenhuma culpa tinham os italiano e alemães.
Esta tese foi sendo desmontada a partir do anos 70. Primeiro começaram a surgir biografias que questionavam a genialidade de hitler e mussolini. Hitler era um obscuro cabo do exército alemão que queria ser artista e mussolini um professor de séries iniciais que virou jornalista.
O estudo dos trabalhos iniciais de cada um, e depois de seus discursos, apresentava inúmeras falhas no pensamento lógico, desconhecimento de causa e mecanismos simples de causa e consequência, falta de domínio em qualquer área técnica de conhecimento da época e erros de empiria
Houve uma tentativa de reabilitar a tese dos "gênios do mal". No momento em que se mostrou que os dois eram toscos (para dizer o mínimo) a "genialidade" então recaiu em seus assessores diretos. Himmler, Goebbels e Goering passaram a ser na Alemanha os verdadeiros gênios.
Na itália, a genialidade estava em Italo Balbo (apesar de ter morrido em 1940, em Giovanni Gentile e Giácomo Acerbo (até sua ruptura em 1943).
Tal tese começou a fazer água quando se mostrava a centralidade de Mussolini no processo de tomada de decisão do fascismo, por exemplo.
Mas se a idolatria não poderia ser explicada pela "genialidade" de Hitler e mussolini e nem pela "genialidade" de seus assessores, como puderam estas monstruosidade "enganar" por tanto tempo o povo italiano e o povo alemão a ponto de os levar a cometer os crimes que conhecemos?
Aí entra o que Jurgen Habermas chamou de "manejo consciente da memória". Por um lado era preciso compreender os processos que levaram ao fascismo e nazismo se tornarem dominantes em suas sociedades, e por outro era necessário encontrar um meio de a memória não crucificar os povos
A explicação começa com Wilhelm Reich e vai até Deleuze e Guattari: a idolatria se devia à representação. Nazistas e fascistas se viam REPRESENTADOS pelas ações e valores de Hitler e Mussolini. E defender a eles significava defender a si mesmo na cabeça de seus apoiadores.
Este ponto foi apropriado pela ciência política que cunhou o termo "teoria da representação política fascista". Chantal Mouffe afirma que no fascismo a chave de representação política se dá por similaridade em oposição ao liberalismo que é por diferença.
Trocando em miúdos, no liberalismo clássico os "representantes" do povo teriam que ser o que o povo não podia ser (intelectuais, negociadores, com alto poder de compreensão e adaptação, com alto conhecimento e etc). No fascismo o líder é o espelho do povo. Em praticamente tudo.
Por fim, se juntarmos a tese de Delleuze sobre os microfascismos existentes em todos que se veem psicologicamente representados pela doentia exacerbação da liderança com a teoria da representação política do fascismo se consegue compreender a idolatria doentia e sem racionalidade
Transpondo para o Brasil, os apoiadores de Jair Bolsonaro assim o são porque apoiam a si mesmos. Veem e comemoram em Bolsonaro aquilo que eles pensam e defendem. A idolatria vem do sentimento de auto-defesa. Apontar bolsonaro um monstro seria o mesmo que se reconhecer um. (fim)
* Vichy
Se você quer saber um pouco mais, procure o meu canal no youtube "Canal Fernando Horta". Lá tem vários vídeos sobre fascismo.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Fernando Horta

Fernando Horta Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @FernandoHortaOf

14 Sep
O esquema dos "precatórios" é bem conhecido, mas continua fazendo vítimas e ajudando a formar esses "grandes empresários" milionários no país.
Segue aí para entender (+)
o precatório é um documento em que o Estado diz que "deve não nega, mas paga quando puder". Qualquer um que ganhe ações contra o Estado pode ter o valor do ganho transformado em "precatório" e aí ... e provável que seus herdeiros venham a receber.
Isso vale para pessoas que questionam um erro na sua pequena aposentadoria até grandes processos que ganham da união valores quase indecorosos. Vai tudo para o termo "precatório" e não raro as leis e portarias ordenam o pagamento dos mais altos enquanto seguram os pequenos.
Read 16 tweets
8 Sep
Bolsonaro tentou o golpe, e ele não aconteceu. O que teria dado errado? O que efetivamente aconteceu para que os planos golpistas fossem frustrados? Seria apenas um erro de cálculo de Bolsonaro? Seria o fato de o Brasil ter "instituições fortes"?
Segue o fio para entender isso +
É completo consenso que o que ocorreu no dia 07 de setembro foi uma tentativa de golpe. Por isso, todos os jornais e todos os partidos falam que "bolsonaro acabou". Sabem todos que a tentativa falha não faz com que Bolsonaro pare de tentar. E esse é todo o problema de Arthur Lyra
Para entender o que aconteceu precisamos olhar para o dia 06 de setembro e não para o dia 7. Em especial para o final do dia. O que sabemos até agora já nos permite algumas interessantes explicações.
Read 30 tweets
3 Sep
Brasília é um lugar muito seco, eu e minha família viemos do sul. Desde os 6 anos e meio meu filho do meio (hoje com 8) fica responsável por encher as garrafas de água e colocar na geladeira.
(pode não parecer mas siga esta thread sobre política) (+)
Num dia, vi meu filho do meio entregando as garrafas vazias para a minha filha pequena (hoje com 4 anos) para ela encher. Eu dei uma bronca nele, afirmando que era ele quem tinha que realizar o trabalho e então vi minha filha de 4 anos chorando porque ela queria encher.
Resolvi acompanhar isso com um pouco mais de cuidado. E num outro momento meu filho do meio convencia a pequena a encher porque "era para todos ficarem bem". Ela tinha que encher as garrafas "para que a casa toda ficasse bem". E esta é a forma de convencimento do fascismo.
Read 8 tweets
29 Aug
O texto do ministro Lewandoski hoje na Folha é o "a História vai registrar" do golpe de 2016. Sem forças e sem coragem para fazer qualquer coisa, juízes ficam ameaçando os que tem armas com um "futuro sombrio". Parem de usar a história, ou, pelo menos, a usem direito. (+)
O que o ministro esqueceu de dizer é que Júlio César JAMAIS foi julgado ou mesmo condenado por quaisquer do crimes que cometeu. Tendo seu nome sido reverenciado na história como sinônimo de força e virado título de poder político.
O que o ministro não conta é que após o golpe de César se instituiu os triunviratos e deles Roma se tornou um império. NUNCA MAIS uma república. O poder, se bem que já não era nada perto de democrático antes de César, passou a ser exercido por militares, senadores e religiosos.
Read 8 tweets
20 Aug
Segue uma thread do tal FIB (a instituição fraudulenta que deu garantias à precisa) e um golpe comum que os grandes escritórios de advogados tributaristas fazem.
Vamos supor que você tenha uma empresa e esta empresa fique devendo milhões ou centenas de milhões em impostos. Como as do veio da Havan, por exemplo. Se forem impostos federais a União ajuíza ação de cobrança com pedido liminar de bloqueio de valores e bens.
Então o milionário dono da empresa contrata uma banca de advogados tributaristas caríssimos para resolver o problema. Como fazem?
O "escritório" deles compra diversos imóveis e terrenos baratos ou a preço de banana. Em bairros afastados da cidade.
Read 9 tweets
10 Jul
Por favor, parem de dizer que "o exército brasileiro foi formado na Batalha dos Guararapes". Isso é de uma imbecilidade de quem NUNCA estudou história do Brasil minimamente.
Que milico burro acredite nisso é ruim, mas ver gente nossa defendendo este absurdo é inaceitável (+)
O exército brasileiro foi formado para a Guerra do Paraguai, também conhecido como genocídio do povo paraguaio. Foi formado com batalhões de negros cuja promessa era que se eles sobrevivessem seriam libertados. Eram, portanto, escravos.
Seus comandantes eram TODOS agraciados com títulos de nobreza para que ficassem sob tutela de encantamento do imperador. O único estado que cumpriu a promessa de libertar os negros foi o RS e isso depois da traição do Massacre de Porongos.
Read 21 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(