Bolsonaro tentou o golpe, e ele não aconteceu. O que teria dado errado? O que efetivamente aconteceu para que os planos golpistas fossem frustrados? Seria apenas um erro de cálculo de Bolsonaro? Seria o fato de o Brasil ter "instituições fortes"?
Segue o fio para entender isso +
É completo consenso que o que ocorreu no dia 07 de setembro foi uma tentativa de golpe. Por isso, todos os jornais e todos os partidos falam que "bolsonaro acabou". Sabem todos que a tentativa falha não faz com que Bolsonaro pare de tentar. E esse é todo o problema de Arthur Lyra
Para entender o que aconteceu precisamos olhar para o dia 06 de setembro e não para o dia 7. Em especial para o final do dia. O que sabemos até agora já nos permite algumas interessantes explicações.
Desde o início da semana, os hotéis de Brasília foram sendo tomados. Especialmente os hotéis de menores preços. Isso indicava o deslocamento antecipado de um bom número de pessoas com alguma capacidade financeira ou que estavam sendo financiados.
No dia 06, quase todos os hotéis mais baratos de Brasília estavam lotados. Esse movimento não passou despercebido pelo STF e todo o aparato de inteligência por ele montado (já que a PF e a ABIN são tributárias de bolsonaro).
A partir das 12 horas do dia 06 a PM do Distrito Federal iniciou os planos de isolamento da região central da cidade (a esplanada dos ministérios) como parte do plano de segurança que é SEMPRE imposto em caso de manifestações.
Da forma como foi planejada, Brasília fecha a entrada do povo nos locais de poder de forma muito fácil e efetiva. Apesar de planejada por um comunista, essa é uma característica urbana de Brasília muito útil aos poderes constituídos. Basta que a PM coloque barreiras no lugar.
Por volta das 18 horas, numa ação claramente planejada aos moldes militares, bolsonaristas resolveram "testar a água". Um grupo de cerca de 600 pessoas passou a retirar as barreiras e os isolamentos e abrir espaço para os grandes caminhões que já estavam na cidade.
Esse "destacamento avançado" com missão de reconhecimento foi abrindo espaço SEM A OPOSIÇÃO DA PM DO DF. A PM do DF é talvez uma das mais bolsonaristas do país. Aqui, 7 em cada dez homens votaram em Bolsonaro. As PM aplaudiam literalmente os manifestantes contra Dilma ...
Ibaneis, o governador, além também de bolsonarista, esta envolvido até o talo com as maracutaias da saúde juntamente com Precisa e Ricardo Barros. Para saber mais acompanha o Deputado @leandrograss. Ocorre que o governador convenientemente NÃO ESTAVA NO DF.
Estava tudo arrumado para uma "pequena" indisciplina da PM de Brasília que seria o aviso para que o movimento incendiasse no país inteiro. Tudo passaria como uma azarada "falta de ordenamento" porque o governador não estava no seu lugar. Brasília, pela manhã, daria o tom do golpe
Caso as mobilizações prometidas em número chegassem a Brasília, Bolsonaro faria da Paulista apenas seu palco de completo sucesso. O presidente contava com pelo menos 1 milhão de pessoas em Brasília e, com isso, a pressão sobre as outras polícias dos Estados seria insustentável
Para entender o que deu errado precisamos voltar à noite e madrugada do dia 06. Percebendo a fúria com que os bolsonaristas progrediam destruindo as barreiras na esplanada e a complacência inicial da PM, vários atores políticos (como o @DeputadoFederal e o @BlogdoNoblat) ...
passaram a ligar incessamente para o governador Ibaneis, e usar suas redes para denunciar o estopim do golpe. Essa "gritaria" inicial chegou ao presidente do Supremo que, com a corte em uníssono, entrou em contato direito com a PM do DF exigindo providências.
A resposta da PM, pelo que apurei, foi puramente protocolar. O STF não é a autoridade imediata a que a PM precise dar satisfação. No fim, a constituição fala que as PM's estão subordinadas ao exército e aí veio o segundo golpe de mestre do STF.
Fux ligou direto para os comandantes militares, ainda durante a madrugada, avisando que caso as PM's seguissem o comportamento leniente ele (Fux) chamaria a GLO e convocaria as forças armadas para deter os manifestantes. É preciso compreender este ato para entender o dia 07.
O que o STF fez foi adiantar uma tomada de decisão do exército brasileiro. As Forças Armadas esperavam PRIMEIRO a mobilização popular prometida, para ENTÃO apoiarem o levante. Estavam naquela madrugada, portanto, aguardando. O STF, contudo, exige uma posição imediata do exército.
Do ponto de vista do STF a ação era simples. Negasse o exército a ordem de Fux e o golpe estava consumado. Não haveria necessidade da pantomina do 7 de setembro. Por outro lado, ao adiantar a tomada de decisão o STF elevava exponencialmente o custo desta ação para os militares.
Na prática, tivessem os militares desobedecido Fux e no dia 7 as manifestações "flopassem" e os comandantes militares seriam processados por insubordinação e sairiam culpados de sedição. O preço era alto demais. A exigência da decisão ainda no dia 06 quebrava o plano bolsonarista
No meio deste imbroglio todo duas figuras trabalhavam. Por um lado Alexandre de Morais de posse das informações de inteligência mapeava o financiamento dos movimentos e bloqueando as contas certas e as chave-pix asfixiava os financiadores de bolsonaro.
Muitas "caravanas" de locais perto de Brasília não puderam sair por conta do dinheiro. O resultado foi o pífio número de apoiadores para que Bolsonaro fizesse o que estava planejado. Como era possível ver em Brasília, tinha muito mais "carro do que gente" segundo o @RODRIGOPILHA
O outro ator que em silêncio que agia era o vice-governador do DF atuando diretamente com as PM's. Na falta de Ibaneis a desculpa das PM's para a inação não seria mais possível. O comportamento dual do governo (ora apoiando bolsonaro, ora obedecendo o STF) já é em si golpista ...
Mas o vice governador compreendeu que recairia sobre ele toda a culpa de uma malfadada sedição que ocorresse nas PM's de Brasília. Novamente, o STF aumentava o custo da tomada de decisão e o vice precisou garantir as PM's na linha.
Com a recomposição das linhas hierárquicas do exército - a partir da cobrança do STF na madrugada do dia 06 - e com a lealdade das PM's (ainda que a contragosto) garantidas, a margem de sucesso do golpe de Bolsonaro era pequena.
No final do dia 06, percebendo seus planos diminuírem a possibilidade de se realizar, os filhos do presidente foram até os manifestantes que faziam a "frente" para o movimento na tentativa de insuflar o apoio necessário para a sedição no dia seguinte e também para impactar a PM
Não funcionou. Tirando os apoiadores do fascismo de bolsonaro, os outros agentes são o que chamamos de "atores racionais" e fazem um cálculo de custo e benefício das suas ações. Precisam, contudo, de informações completas e corretas para esse cálculo. E isso eles não tiveram.
A tensa madrugada do dia 06 de setembro, que virou com fogos de artifício o tempo todo, determinou o fracasso do golpe do dia 07. O STF subiu o custo das ações políticas dos outros agentes e diminuiu o acesso destes agentes às informações que precisavam para a tomada de decisão.
As ações não foram coordenadas entre os atores políticos que saíram denunciando a posição claudicante da PM no dia 06 e o STF que colocou "a faca nos peitos" dos comandantes militares, mas, de alguma forma, elas foram complementares. O golpe naufragou.
Não podemos, contudo, achar que ele não foi dado. Que Bolsonaro não cometeu crime porque "o resultado não foi alcançado" como é o argumento dos defensores do governo na CPI. Se deixarem Bolsonaro solto, ele tem mais um 7 de setembro para tentar. E mais um ano para planejar.
Aqui, meu balanço sobre o 07 de setembro.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Fernando Horta

Fernando Horta Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @FernandoHortaOf

14 Sep
O esquema dos "precatórios" é bem conhecido, mas continua fazendo vítimas e ajudando a formar esses "grandes empresários" milionários no país.
Segue aí para entender (+)
o precatório é um documento em que o Estado diz que "deve não nega, mas paga quando puder". Qualquer um que ganhe ações contra o Estado pode ter o valor do ganho transformado em "precatório" e aí ... e provável que seus herdeiros venham a receber.
Isso vale para pessoas que questionam um erro na sua pequena aposentadoria até grandes processos que ganham da união valores quase indecorosos. Vai tudo para o termo "precatório" e não raro as leis e portarias ordenam o pagamento dos mais altos enquanto seguram os pequenos.
Read 16 tweets
5 Sep
Uma das características mais assombrosas do fascismo e nazismo era a o processo de idolatria que se formava ao redor de pessoas obviamente incapazes e incompetentes para a vida social. Foi apenas nos final do século XX que as causas dessa idolatria foram desvendada. (segue o fio)
Ao contrário do que muitos ainda hoje acreditam, nem Hitler, nem Mussolini foram "gênios" sociais ou políticos. Em que pese que há uma enorme diferença de capacidade intelectual em favor de Mussolini, todos os dois eram considerados indivíduos limítrofes, sem lastro e sem lustro
Falando o bom português, Hitler é burro e Mussolini não tinha capacidades mínimas de entendimento e conciliação para o jogo político normal. A criação do mito das "genialidades do mal" servia, em realidade, para desculpar os povos pelo que tinha acontecido no entre-guerras.
Read 20 tweets
3 Sep
Brasília é um lugar muito seco, eu e minha família viemos do sul. Desde os 6 anos e meio meu filho do meio (hoje com 8) fica responsável por encher as garrafas de água e colocar na geladeira.
(pode não parecer mas siga esta thread sobre política) (+)
Num dia, vi meu filho do meio entregando as garrafas vazias para a minha filha pequena (hoje com 4 anos) para ela encher. Eu dei uma bronca nele, afirmando que era ele quem tinha que realizar o trabalho e então vi minha filha de 4 anos chorando porque ela queria encher.
Resolvi acompanhar isso com um pouco mais de cuidado. E num outro momento meu filho do meio convencia a pequena a encher porque "era para todos ficarem bem". Ela tinha que encher as garrafas "para que a casa toda ficasse bem". E esta é a forma de convencimento do fascismo.
Read 8 tweets
29 Aug
O texto do ministro Lewandoski hoje na Folha é o "a História vai registrar" do golpe de 2016. Sem forças e sem coragem para fazer qualquer coisa, juízes ficam ameaçando os que tem armas com um "futuro sombrio". Parem de usar a história, ou, pelo menos, a usem direito. (+)
O que o ministro esqueceu de dizer é que Júlio César JAMAIS foi julgado ou mesmo condenado por quaisquer do crimes que cometeu. Tendo seu nome sido reverenciado na história como sinônimo de força e virado título de poder político.
O que o ministro não conta é que após o golpe de César se instituiu os triunviratos e deles Roma se tornou um império. NUNCA MAIS uma república. O poder, se bem que já não era nada perto de democrático antes de César, passou a ser exercido por militares, senadores e religiosos.
Read 8 tweets
20 Aug
Segue uma thread do tal FIB (a instituição fraudulenta que deu garantias à precisa) e um golpe comum que os grandes escritórios de advogados tributaristas fazem.
Vamos supor que você tenha uma empresa e esta empresa fique devendo milhões ou centenas de milhões em impostos. Como as do veio da Havan, por exemplo. Se forem impostos federais a União ajuíza ação de cobrança com pedido liminar de bloqueio de valores e bens.
Então o milionário dono da empresa contrata uma banca de advogados tributaristas caríssimos para resolver o problema. Como fazem?
O "escritório" deles compra diversos imóveis e terrenos baratos ou a preço de banana. Em bairros afastados da cidade.
Read 9 tweets
10 Jul
Por favor, parem de dizer que "o exército brasileiro foi formado na Batalha dos Guararapes". Isso é de uma imbecilidade de quem NUNCA estudou história do Brasil minimamente.
Que milico burro acredite nisso é ruim, mas ver gente nossa defendendo este absurdo é inaceitável (+)
O exército brasileiro foi formado para a Guerra do Paraguai, também conhecido como genocídio do povo paraguaio. Foi formado com batalhões de negros cuja promessa era que se eles sobrevivessem seriam libertados. Eram, portanto, escravos.
Seus comandantes eram TODOS agraciados com títulos de nobreza para que ficassem sob tutela de encantamento do imperador. O único estado que cumpriu a promessa de libertar os negros foi o RS e isso depois da traição do Massacre de Porongos.
Read 21 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(