Antes tarde do que mais tarde:
Que o halo salvou a vida do Hamilton no acidente em Monza no último domingo (12/09) nós já vimos, mas e os outros itens que garantem a segurança dos pilotos vocês conhecem?
Bom filtrei os principais aqui pra falar um pouquinho...
Halo- 2018
É um item de proteção contra impactos que fica envolta da cabeça do piloto. Ele é capaz de suportar uma carga de 125kN ( aprox. 12 ton. - equivalente a 2 elefantes 🐘🐘)
Feito em titânio grau 5: alta resistência mecânica, leve e relativamente dúctil.
Célula de Segurança – 1983
É a parte central do carro onde o piloto fica sentado. Projetado para ser praticamente indestrutível
Feita em uma espessura de 6mm de fibra de carbono com uma cama de Kevlar (altamente resistente ao calor e que pode ser 5x mais resistente que o aço).
Tanque de Combustível mais seguro – 1970.
Localizado logo atrás da célula de sobrevivência, depois de muitos acidentes que acabaram em graves incêndios o tanque foi reformulado.
Feito em um material flexível e revestido também por Kevlar, aguenta altos impactos sem romper.
HANS – 2013
“Head and Neck Support” (suporte para pescoço e cabeça)
Ele impede que o pescoço e a cabeça do piloto fiquem muito “livres” prevenindo assim lesões mais sérias no pescoço.
Alivia por volta de 72% a tensão no caso de acidentes.
Também feito em fibra de carbono.
“Amarras” nas rodas – 1999
Impede que as rodas saiam simplesmente “voando” por ai, podendo acertar outros pilotos ou até mesmo fiscais de pistas e público.
Feito de uma fibra sintética chamada Zyllon, com alto poder de absorção de impacto e dúctil.
Capacetes – 1952
Feito em uma fibra de carbono de alto desempenho, sendo entorno de 120 camadas! Capaz de aguentar um alto impacto e calor.
Teste são feitos e por exemplo a viseira deve aguentar um calor de 800 ºC por pelo menos 45 segundos.
Uniforme à prova de fogo– 1975
Macacão, roupas utilizadas por baixo, meia e balaclava são revestidos por um material chamado Nomex que aumenta a resistência da roupa ao calor.
As peças são testadas em temperaturas de 600 à 800ºC e devem resistir por pelo menos 11 segundos.
Itens de monitoramento do piloto
Luvas para leitura de sinais vitais;
Acelerômetro colocado na orelha do piloto para coleta de dados sobre as forças atuantes;
Câmera filmando o piloto de frente .
Além dos itens no carro existem também as áreas de escapes, barreiras, safety car, bombeiros treinados, super licença e entre outros componentes “a parte” que também são de extrema importância para a segurança da corrida e dos pilotos.
A segurança dos carros vem melhorando ano após ano acompanhando a também evolução dos materiais (cada vez mais leves e mais resistentes).
Para os carros de 2022 está previsto um bico do carro que irá absorver mais a energia de impactos por exemplo.
Com o acidente entre Verstappen e Hamilton esse final de semana ouvimos novamente falar sobre a Força G.
Mas bem o que é essa força? Como ela funciona e quais os efeitos sobre o corpo dos pilotos?
Segue o Fio
(Fonte F1 – Disputa entre @LewisHamilton@Max33Verstappen )
Para chegamos aos valores citados precisamos entender que esse valor “G” sai do cálculo de Força Centrípeta (1) / Força Peso (2)
(1) é o que tende um corpo para o centro da trajetória, quando os carros fazem as curvas em alta velocidade os pilotos são empurrados por essa força;
(2) é a aceleração relativa à gravidade da Terra, calculada usando a massa do carro multiplicado pela aceleração da gravidade (9,80 m/s²)
Pneus F1 2022: junto com a modificação nos carros virão também novos pneus, ou melhor, novo tamanho de pneu. A F1 pretende se desfazer os queridos 13” pelos 18”. Por quê? Como ficam os tempos? O que muda nos carros? Segue o fio. 🧶
O que muda: assumindo o aro 18”, perfil baixo e pneus dianteiros mais estreitos a força absorvida por eles diminuirá muito o que exigirá de outros pontos do carro, nos levando às novas suspensões que estão sendo formuladas para o carro de 2022.
Lembram da questão dos túneis de Venturi que os carros terão ano que vem? Pois é, rodas maiores impactam no fluxo de ar, afetando diretamente a aerodinâmica e o peso do carro. (BOUM tá tudo conectado né? Até parece que esse povo ganha pra pensar nos carros).