🔥 Sessão aberta #CPIdaCovid
Omar Aziz explica que Pedro Benedito Batista Júnior não foi à CPI pelo prazo regimental de 48h, mas rapidinho ele entrou com habeas corpus no STF. Ele teria tempo suficiente pra comparecer.
Humberto Costa diz que o não comparecimento e a ida ao STF é paradoxal, porque a instituição diz que o trabalho é científico, então naturalmente eles iriam querer falar à CPI sobre ações durante a pandemia.
Costa pede pra marcar pra semana que vem. Diz que todos os docs que estão circulando na imprensa são públicos, a CPI também não recebeu docs sigilosos da Prevent Senior.
Se o entendimento é de levar médicos por conta das denúncias de perseguição, devem levar, seja de forma sigilosa ou não.
Otto Alencar parabeniza Renan Calheiros pelo seu aniversário.
[feliz aniversário, relator! Capricha, @renancalheiros, capricha, capricha!]
Otto diz que a denúncia de subnotificação na Prevent Senior foi feita pelo ex ministro Mandetta já no início do ano passado.
Alessandro Vieira registra que hoje em Aracaju foi apresentada denúncias contra um hospital. Ele deve enviar um requerimento pra aprovação. Sobre a Prevent Senior, diz que é grave e que têm prints de conversas e relatos aterradores de médicos.
Tudo isso tem conexão direta com o gabinete do Presidente da República. A instituição continua promovendo esses medicamentos até hoje. Acredita ser importante ouvir Pedro e diz que ninguém está acima da lei. Pede pra avaliar condução coercitiva 🔥
[o bolinho do aniversário do Renan vai passar pelo Camarote, @OmarAzizSenador? Adm ficou com vontade]
Randolfe Rodrigues diz que Deisy Ventura denominou o que ocorreu no Brasil como “fracasso civilizatório”. Ontem tiveram reunião com Miguel Reale Jr., receberam contribuição pró-bono dos estudos dos tipos penais daqueles que se omitiram durante a pandemia.
Hoje tem reunião com Deisy Ventura às 16h, amanhã com o grupo Prerrogativas e segunda-feira com a OAB. Afirma que vão analisar friamente. Até o caso Prevent Senior, acreditavam que o único crime de lesa humanidade foi o que aconteceu em Manaus (esse vai ser levado ao TPI)
Pede reflexão pelo que Alessandro Vieira apontou. O depoente de hoje procurou ontem o STF e teve o hc concedido no mesmo dia. Hoje de manhã, ele não compareceu, omitindo a informação do STF. Acredita que Pedro agiu de má fé inclusive com o STF.
Acredita que a CPI tem que analisar condução coercitiva.
Omar diz que hoje cedo assistiu a uma reportagem na GloboNews em que detalha os fatos que ocorreram na Prevent Senior e é chocante. Depois, a Dra. Deisy Ventura foi entrevistada.
Hoje também deve ter reunião com pesquisadores da USP. Diz que não é baseado em factoides, mas em pesquisas. Na terça, vão ouvir a CGU, na quarta podem ouvir a Prevent Senior, mas acredita ser importante ouvir um médico que pudesse testemunhar publicamente.
Diz que um médico fez denuncia no CRM-SP e espera que a instituição pode passar infos sobre essa investigação. Vai colocar em votação. Aprovado.
Omar pede pra convidar já Wagner do Rosário para terça e o depoente de hoje para quarta.
Renan Calheiros agradece os cumprimentos

[manda o bolinho, @renancalheiros]
Renan diz que o relatório deve ser apresentado na próxima semana. Diz que está feliz com o andamento das reuniões com esses grupos de juristas. Lembra da colaboração da sociedade civil, principalmente os internautas

[oi, internautas]
Renan diz que são muitos crimes comuns, crimes de responsabilidade, crimes contra a vida e contra a humanidade. Diz que estão escrevendo para que o processo na PGR e no Tribunal Penal Internacional sejam mais rápidos.
Diz que devem fazer a escolha dos últimos nomes com critério. Também chama a CPI de “CPI das CPIs”, porque defende vidas e enfrentam o negacionismo.
Lembra que levou o governo à erosão de sua popularidade.
Otto lembra que a CPI obrigou Bolsonaro a comprar a vacina.
Renan lembra que ele resistiu muito e nem se vacinou ainda. Quando comprou, preferiu os lobistas e quem poderia proporcionar propina.
Renan diz que não houve planejamento nem orientação alguma pros estados e municípios. Ontem, o congresso nacional teve que aprovar uma isenção de responsabilidade pros estados que não gastaram o mínimo com educação, tudo isso como consequência da falta de rumo.
O Presidente sempre foi aliado do vírus. Ele imaginou “loucamente” que íamos vencer a pandemia pela imunidade de rebanho de Osmar Terra, Onyx Lorenzoni e Ricardo Barros.
Otto diz que há um agravante: tem gente que não tomou 1ª dose e tão colocando 3ª
Renan lembra que muitos estados não receberam nem 2ª dose.
Randolfe diz que há um outro agravante. Diz que saiu nota informativa do MS hoje pela manhã pela não necessidade de vacinação de crianças e adolescentes, voltando atrás da posição anterior.
A nota diz que a OMS não recomenda, mas na verdade diz que não é prioritário. Randolfe diz que há uma diferença gigantesca entre as duas posições. Se o MS quer admitir que não tem dose pra todo mundo, que pelo menos diga. 🔥
Pede prazo de 48h pro MS declinar fundamento científico dessa nota informativa.
Omar diz que vão fazer o documento e que virá a resposta que convém. Diz que é muita ousadia achar que o governo mudou de opinião sobre vacinação, porque as pessoas continuam lá.
Randolfe pergunta se recomendam hidroxicloroquina pra criança e adolescente.
Renan diz que não tem 2ª dose, quem vai suprir vai ser a Pfizer, que nem foi recebida pelo governo e só depois de muito insistir foi recebida pela Secom e por Carlos Bolsonaro.
Lembra que o Brasil poderia ter começado a vacinação no final do ano passado. Afirma ter orgulho de ter participado dos trabalhos da CPI.

[a gente também]
Acredita ser necessário uma cerimônia em homenagem às vítimas antes da apresentação do relatório. Sobre o impeachment, diz que a lei é da década de 1950. Quando ela foi aprovada, não tinha uma PGR com os instrumentos e agilidade de hoje.
Renan diz que muitos artigos foram revogados na Constituição de 1988 e que é preciso atualizar a lei. Afirma que recebeu reclamação do presidente da Câmara dos Deputados, ele que deve despachar os pedidos. O que ele não pode é deixar de despachar.
Renan diz que não volta mais pro seu estado até a apresentação do relatório.
Jean Paul Prates acha preocupante a reincidência do não comparecimento de depoentes. Entende que a sociedade clama por ver imediatamente o que vem após a CPI.
Diz que o depoente teve tempo pra entrar no STF, mas não pra ir à CPI. Mostra uma nota pública da Prevent Senior em que a empresa diz que vai pedir ao MP pra investigar as denúncias. Chama de ameaça a quem contribui à CPI.
Zenaide Maia diz que o Presidente da República continua cometendo ação e omissão. A variante Delta está em quase todos os estados e já matou, não tem campanha educativa pro povo.
Diz que não existe autonomia pra médico dar o que quiser. O governo está deixando as pessoas serem medicadas com um kit que não funciona e continua.
Afirma que a grande maioria das pessoas que vão à CPI são mentirosas. Lembra que os ricos antivacina foram passar quarentena de 15 dias em Cancún pra entrarem nos EUA e se vacinarem.
Otto, como presidente, encerra a sessão de hoje #CPIdaCovid

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Camarote Da CPI

Camarote Da CPI Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @camarotedacpi

16 Sep
⚠️ Prevent Senior ocultou mortes de pacientes que participaram de estudo com hidroxicloroquina associada à azitromicina para tratamento da Covid-19.

Informações são de @GloboNews.
A #CPIdaCovid recebeu denúncias de irregularidades em documento enviado por ex-médicos da Prevent. No dossiê há informações sobre disseminação de cloroquina e outras medicações com apoio do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).
A GNews teve acesso aos nomes e as informações de saúde dos participantes do estudo, nove deles morreram durante as pesquisas mas os autores mencionaram somente dois óbitos. Os estudos, segundo médico que trabalhava para a Prevent, foram manipulados.
Read 6 tweets
15 Sep
⚠️Em decisão do relator Renan Calheiros (MDB-AL), e do grupo majoritário da Comissão, será encaminhada denúncia de Jair Messias Bolsonaro ao Tribunal Penal Internacional.
A denúncia será sustentada em dois pontos: crise de oxigênio no Amazonas e a falta de políticas de proteção dos povos indígenas durante a pandemia da Covid-19.
A senadora @elizianegama afirmou ao @congressoemfoco que "no estado do Amazonas teve implantação clara da imunidade de rebanho." Para @Sen_Alessandro "são processos muito longos. Mas há elementos para a denúncia".
Read 4 tweets
15 Sep
🍿 Sessão aberta!
Hoje com depoimento do senhor Marconny Nunes Ribeiro de Faria.
Senador Omar Aziz, presidente da Comissão, aguarda o senador Renan Calheiros, relator, para que possam iniciar a inquirição. Renan ainda está atendendo a imprensa.
Read 256 tweets
15 Sep
🍿 Senador Renan Calheiros, relator da #CPIdaCovid, está em coletiva.
Renan diz que na sexta-feira terão conversa e que na próxima segunda-feira, pela tarde, dialogam com a OAB e Comissões Especializadas para pegar sugestões ao relatório.
Renan diz que mais tarde devem conversar sobre os depoentes da próxima semana, mas a expectativa é que tenham a temperatura absolutamente elevada por tudo o que viram.
Para Calheiros, do ponto de vista do que foi investigado, está tudo bem. Se houver algo relevante, à luz do dia, eles devem inserir e investigar. Só devem delongar o funcionamento da Comissão se houver alguma justificativa.
Read 5 tweets
15 Sep
📃 A CPI da Pandemia ouve nesta quarta-feira (15), a partir das 9h30, o advogado Marconny Albernaz de Faria, suspeito de ter atuado como lobista da Precisa Medicamentos na tentativa de venda da vacina Coxavin para o Ministério da Saúde.
Marconny deveria ter sido ouvido pela CPI em 2 de setembro, mas apresentou um atestado médico e não compareceu à audiência. O atestado acabou sendo anulado pelo próprio médico que o concedeu.
O advogado também havia recorrido ao STF para não depor, mas o pedido foi negado.
Caso não compareça à sessão sem justificar a ausência, ele poderá ser conduzido coercitivamente à CPI. A juíza Pollyanna Kelly Martins Alves deferiu o pedido com esse objetivo feito pela comissão, por meio da Advocacia do Senado Federal (Advosf).
Read 5 tweets
14 Sep
Sessão aberta 🔥🔥🔥 #CPIdaCovid
Depoente Marcos Tolentino está sendo conduzido a mesa
Omar Aziz lê o habeas corpus concedido por Carmen Lúcia. Marcos Tolentino pode ficar em silêncio sobre questões que o incriminam.
Read 235 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(