Novata na Amazônia, a Gana Gold já faturou mais de R$1 bilhão de reais com mineração industrial de ouro. Outra façanha da empresa é que ela faz isso com uma licença irregular, sem ser incomodada por nenhuma esfera de poder. Segue o 🧶.
O relatório de viabilidade da mina entregue à ANM pela empresa informava que ela iria explorar cerca de 96 kg de ouro por ano, mas, em oito meses de 2021, a Gana já retirou mais de 3 toneladas do minério, faturando R$ 883 milhões, 32 vezes o previsto.
O tipo de autorização dado pela ANM estipula um limite de material bruto a ser extraído do solo. Para cumprir isso, a mina da Gana precisaria ter um teor de ouro de 62 g/t. Só um detalhe, a mina mais rentável do mundo, da Austrália, tem teor de 42 g/t. 🤔 kitco.com/commentaries/2…
A marca bilionária foi alcançada em pouco mais de um ano de operação. Para isso, a Gana Gold utiliza uma estrutura gigantesca montada no meio da floresta, com maquinário pesado e indústria de beneficiamento, pista de pouso e heliponto.

Imagem: © Airbus DS / Earthrise
Mas esse aparato industrial todo tem vários problemas. A licença de operação da mina foi emitida pela prefeitura de Itaituba, que só pode licenciar garimpo, uma atividade com impacto ambiental menor. Mesmo assim, a Agência Nacional de Mineração permitiu os trabalhos da Gana Gold.
A licença foi emitida em apenas 9 dias. Na mesma época, o engenheiro/lobista Guilherme Aggens, recém contratado pela Gana, viajou a Brasília com o secretário de Meio Ambiente de Itaituba, Bruno Rolim, para uma extensa agenda pró-mineração. Teve até reunião com @onyxlorenzoni.
O licenciamento deveria ser feito pelo órgão ambiental do @GovernoPara e apenas após autorização do @ICMBio, pois a mina fica dentro da APA Tapajós, uma unidade de conservação federal vizinha da TI Munduruku. Nada disso foi feito.
A Gana Gold não fez o licenciamento pelo órgão estadual, mas teve a sua atividade avalizada pelo governo @helderbarbalho de outra forma. Em fevereiro, o emedebista assinou um acordo com a empresa para "promover" a indústria aurífera no Pará. sedeme.pa.gov.br/noticias/gover…
Lembram da pista de pouso e do heliponto? Pois é, a Gana Gold não tem registro na @oficial_Anac para elas. São estruturas clandestinas.

Imagens: Divulgação/Gana Gold
A Gana Gold também é investigada pela Polícia Federal de São Paulo, suspeita de ser a produtora de uma carga de 39 kg de ouro transportada ilegalmente para Jundiaí no mês passado. gov.br/pf/pt-br/assun…
Saiba mais detalhes sobre essa operação bilionária e irregular dentro de uma área protegida da Amazônia na nossa reportagem em parceria com o @Rainforest_RIN, do @pulitzercenter. Texto de @hyurypotter e edição de @alexdesanti. theintercept.com/2021/09/16/min…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with The Intercept Brasil

The Intercept Brasil Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @TheInterceptBr

21 Sep
Bolsonaro mentiu em seu discurso na #UNGA. E nós podemos provar: #thread 🧵 Foto: Eduardo Munoz/Pool/Getty Images
1. Ele disse que seu governo trata bem os refugiados com a Operação Acolhida. Não é verdade. theintercept.com/2021/07/23/dep…
2. Bolsonaro fez questão de elogiar a legislação ambiental do Brasil. Mas seu governo tem se esforçado para destruí-la.
theintercept.com/2020/11/06/pau…
Read 10 tweets
22 Jul
Lembra do TrateCov, o app que o governo Bolsonaro criou para receitar cloroquina até para bebê? Que Pazuello tinha dito que foi hackeado? Já contamos que não foi: é mentira do general. Agora o @TCUoficial também diz isso, segundo apurou o @guilhermezmazi1. Vem no fio! 🧶 (1/8)
O relator da CPI, @renancalheiros, pediu ao TCU uma análise sobre o app. O relatório chegou. E diz que não há qualquer indício de violação do código-fonte do TrateCov. (2/8)
O TCU diz mais: que o app de Bolsonaro indica “sempre a mesma lista de sete medicamentos – Disfosfato de Cloroquina, Hidroxicloroquina, Ivermectina, Azitromicina, Doxiciclina, Sulfato de Zinco e Desametazona”. O famoso kit covid. (3/8)
Read 8 tweets
24 Jun
1/ Vazou! Esse é um print de ontem do grupo da nossa equipe em um aplicativo de mensagens™.
2/ Usamos essa figurinha sempre que uma reportagem nossa muda o jogo: expõe um esquema de corrupção, responsabiliza empresas, mexe com alguma legislação, derruba um corrupto ou um abusador.
3/ Isso é jornalismo de impacto! E ontem foi o dia do @sallesmma conhecê-lo de pertinho. O escândalo que derrubou Salles foi revelado numa reportagem do @contaneves do ano passado que demos aqui no Intercept.
Read 4 tweets
8 Jun
URGENTE. O Intercept denunciou a atuação da Core, grupo da Polícia Civil, na favela do Jacarezinho. Mas em vez de investigar a denúncia, a polícia decidiu investigar nosso editor-executivo, @demori:
theintercept.com/2021/06/08/den…
LEMBRE-SE: Esse tipo de intimidação custa caro. Para continuarmos com nosso jornalismo independente e sem amarras, precisamos do apoio de vocês. Se possível, nos ajude financeiramente: interc.pt/3waH7ys
Importante posicionamento da @abraji sobre o caso: abraji.org.br/noticias/abraj…
Read 4 tweets
3 Jun
A maioria das democracias repensou papéis e funções das Forças Armadas pós-Guerra Fria, menos o Brasil. Aqui, 9 propostas para refundá-las. interc.pt/3kqVWqz
A decisão do @exercitooficial de não punir o general Pazuello surpreendeu algumas pessoas. Nós já mostramos que os militares ficarão abraçados a Bolsonaro até o fim do governo interc.pt/3uHzyhe por @lucasprezende
Nesta reportagem nos contamos como oficiais sabotam investigações e garantem impunidade em casos de tortura no Exército interc.pt/2Orvz8R por @PedroNakamura
Read 4 tweets
20 May
Ontem Pazuello disse na CPI que apenas garantiu a “autonomia médica” em relação a cloroquina e “tratamento precoce”. Mentiu, e aqui está a prova de que o receituário dessas drogas foi POLÍTICA DE ESTADO. Uma conferência oficial do Ministério da Saúde.
O Ministério não apenas sustentou que o tratamento precoce deveria ser feito, mas também queria que os medicamentos fossem distribuídos nas Farmácias Populares em todo o país. Isso é POLÍTICA DE ESTADO.
Na conferência, houve inclusive indicação para receitar a gestantes e crianças.
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(