NO AR. Na ONU, Bolsonaro lista rosário de mentiras sobre ambiente, pandemia e corrupção aosfatos.org/noticias/checa…
❌ Durante discurso na abertura da Assembleia Geral da ONU, o presidente Jair Bolsonaro disse que sempre tratou o combate à Covid-19 e ao desemprego com a mesma responsabilidade, o que é FALSO.
🦠 Em diversos momentos, Bolsonaro minimizou os efeitos da doença, desrespeitou medidas sanitárias — causando aglomerações, circulando sem máscara — e tentou impedir gestores estaduais e municipais de promoverem medidas de restrição de atividades, o que foi barrado pelo STF.
💊 Além disso, o presidente lançou suspeitas sobre a eficácia e a segurança das vacinas contra a Covid-19, apostou em tratamentos com remédios que não se provaram eficazes e afirma até hoje que não foi imunizado. aosfatos.org/noticias/checa…
🗣️ A mesma declaração, de que tratou do vírus e do impacto econômico da pandemia da mesma forma, já foi repetida por Bolsonaro outras 84 vezes, conforme mostra nosso contador de declarações do presidente. aosfatos.org/todas-as-decla…
❌ Também na ONU, Bolsonaro sustentou que o seu governo está há dois anos e oito meses sem qualquer caso concreto de corrupção. É FALSO, pois sua administração é atualmente alvo de diversas investigações e denúncias.
🔎 A CPI da Covid-19 apura suposto esquema para a compra da vacina Covaxin, além de pedido de propina na compra do imunizante da AstraZeneca e irregularidades em contratos para importação de vacinas. E atuais e ex-integrantes do governo são investigados: aosfatos.org/noticias/checa…
⁉️ Bolsonaro destacou que as estatais brasileiras são hoje lucrativas e que antes davam prejuízos de bilhões de dólares. É IMPRECISO, pois esta virada aconteceu antes de ele assumir o poder.
💰 Em 2015, o conjunto de companhias sob controle direto ou indireto da União apurou resultado líquido negativo de R$ 32 bilhões. No ano seguinte, quando o país foi presidido por Dilma e Temer, as estatais somaram lucro de R$ 4,4 bilhões. aosfatos.org/noticias/checa…
🤔 O presidente ainda repetiu que o Brasil terminou 2020 com mais empregos formais do que em dezembro de 2019. Isso é INSUSTENTÁVEL, pois mudanças na metodologia do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) inviabilizam a comparação entre os dois anos.
💼 Antes de janeiro de 2020, o Caged contabilizava apenas empregados contratados sob regime CLT. Já a metodologia atual também considera trabalhadores temporários, avulsos e cedidos, agentes públicos e dirigentes sociais. aosfatos.org/noticias/checa…
📢 Segundo o contador de declarações falsas do presidente, Bolsonaro já repetiu a mesma afirmação insustentável sobre o número de empregados em 2020 em outras 37 ocasiões. aosfatos.org/todas-as-decla…
🤔 No discurso, Bolsonaro declarou que adotou o chamado "tratamento precoce", que usa drogas sem eficácia comprovada contra a Covid-19, quando contraiu o vírus. A fala é INSUSTENTÁVEL, pois até hoje o presidente não apresentou nenhuma receita médica que comprove a afirmação.
💊 Ao menos 65 vezes, Bolsonaro disse que tomou hidroxicloroquina. Aos Fatos requisitou o documento de prescrição por meio da LAI (Lei de Acesso à Informação), mas teve o pedido negado. Entenda por que não se pode dizer que tratamento precoce funciona: aosfatos.org/noticias/por-q…
❌ Na ONU, Bolsonaro afirmou que os protestos do último 7 de setembro foram a maior manifestação pública da história do Brasil, o que é FALSO. Tampouco é possível afirmar que milhões de brasileiros foram às ruas. aosfatos.org/noticias/checa…
🎯 Apenas seis estados estimaram o público que participou desses atos, e a soma resultou em cerca de 442 mil manifestantes. Já em março de 2016, um levantamento do G1 estimou que 3,6 milhões de pessoas saíram às ruas contra a então presidente da República, Dilma Rousseff.
❌ Sobre o meio ambiente, Bolsonaro afirmou que a cobertura vegetal brasileira é a mesma desde 1500. É FALSO, já que o avanço da urbanização e da agricultura ao longo de 521 anos levou ao desaparecimento de áreas extensas de vegetação nativa.
🌆 Segundo dados do projeto MapBiomas, 30,97% do território nacional é ocupado pela agropecuária e 0,69% ocupado por áreas inteiramente desmatadas, que incluem as cidades, segundo dados do projeto MapBiomas. aosfatos.org/noticias/checa…
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
NO AR. Em discurso no 7 de Setembro, Bolsonaro repete alegações falsas para atacar adversários e eleições aosfatos.org/noticias/em-di…
❌ Em ato a seu favor na avenida Paulista, em São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que governadores e prefeitos teriam ignorado a Constituição ao decretar medidas de restrição durante a pandemia de Covid-19, o que é FALSO.
🎯 Na verdade, as medidas estão previstas na lei nº 13.979/2020, que foi assinada pelo próprio presidente, e dá aos governantes locais liberdade para adotar essas determinações como forma de conter o avanço do coronavírus. in.gov.br/en/web/dou/-/l…
⚠️ Durante e após manifestações é comum circularem fotos e vídeos antigos ou manipulados para inflar ou desmerecer protestos. O Aos Fatos reuniu quatro dicas para ajudar você a não cair nesse tipo de desinformação. Segue o fio 🧶
1⃣ Comece perguntando mais informações para quem está compartilhando a imagem:
• Qual a data e local da foto?
• Quem é o autor da fotografia?
• Onde a foto foi publicada?
🧐 Se a pessoa que lhe enviou a imagem não conseguir responder a essas perguntas ou se você continuar em dúvida a respeito do conteúdo, melhor não compartilhar.
É hora de pesquisar mais a fundo a veracidade da imagem.
🚨 Na véspera dos atos bolsonaristas marcados para o Sete de Setembro, diversos conteúdos falsos relacionados aos eventos já circulam nas redes. Acompanhe no fio o que já foi desmentido pela equipe do Aos Fatos 🧵
❌ Um vídeo que mostra carros do Exército em Curitiba circula em postagens nas redes sociais como se fosse atual e relacionado ao próximo 7 de Setembro, o que é FALSO. aosfatos.org/noticias/video…
🎯 Na verdade, o trecho exibido nos posts faz parte de uma filmagem mais longa do desfile cívico-militar na capital paranaense em 2018 e foi publicada originalmente em 8 de setembro daquele ano em um canal de YouTube.
"A arte tão delicada de colher sempre-vivas e ao mesmo tempo a força de resistir". João Roberto Ripper retrata as artesãs colhendo flores que se transformam em fios de capim dourado na Comunidade Quilombola Raiz, na Serra do Espinhaço (MG).
O fotógrafo João Roberto Ripper acompanhou por duas décadas os índios Guarani Kaiowá e denunciou o trabalho escravo no interior do país. É um dos fundadores da Escola de Fotógrafos Populares, no Complexo da Maré.
💉 O que devo fazer se eu tiver Covid-19 entre as duas doses da vacina?
Se tiver Covid-19 depois da primeira dose é preciso esperar quatro semanas após o surgimento dos sintomas para tomar a segunda dose, segundo o Ministério da Saúde.
🚨 Preso nesta sexta-feira, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, é um contumaz propagador de desinformação. Confira algumas das informações falsas que o ex-deputado já disseminou nas redes e foram desmentidas por Aos Fatos.
⚖️ Em janeiro deste ano, Jefferson afirmou que é por causa do Supremo que o Brasil tem hoje 33 partidos e que o tribunal impediu o presidente Bolsonaro de agir para conter a pandemia, o que não é verdade. aosfatos.org/noticias/rober…
❌ Em julho de 2020, o político insinuou que um ministro do STF teria cometido crime de pedofilia. Na mesma época, publicações afirmavam que a ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) teria descoberto o caso. Tudo FALSO. aosfatos.org/noticias/e-fal…
NO AR. Bolsonaristas reagem à derrota do voto impresso com desinformação sobre Barroso e acusações de fraude aosfatos.org/noticias/bolso…
📡 Dados colhidos pelo monitor do Radar Aos Fatos mostram que, horas após a derrota do voto impresso na Câmara, apoiadores do governo recorreram a desinformação para ampliar ataques contra o presidente do @TSEjusbr, Luís Roberto Barroso, e estimular acusações de fraude.
🔎 O algoritmo do Radar acompanhou em tempo real como conteúdos de baixa qualidade se espalharam em Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e WhatsApp após a análise da PEC (proposta de emenda à Constituição) 135/2019. Conheça a metodologia no link. aosfatos.org/metodologia-ra…