NO AR. Aos mil dias de governo, 2 a cada 3 declarações falsas de Bolsonaro são repetidas aosfatos.org/noticias/aos-m…
📈 O contador do Aos Fatos de declarações de Jair Bolsonaro mostra que, aos mil dias de governo, o presidente já cometeu 3.989 falsidades e distorções em suas falas. Desse número, 2.496 (62,5%) foram reprisadas.
🗣️ Cinco afirmações são responsáveis por 10,4% do total de falas recorrentes (repetidas 415 vezes) e abordam aspectos da pandemia e da conduta ética do governo. aosfatos.org/noticias/aos-m…
💸 A alegação mais repetida por Bolsonaro, com 121 registros, é a de que não há casos de corrupção ou desvios na sua gestão. É FALSO, pois atuais e ex-integrantes do governo são investigados ou respondem a processos na Justiça.
🔎 Entre esses, estão Ciro Nogueira (Casa Civil) e Ricardo Salles (Meio Ambiente). Além disso, a CPI da Covid-19 apura um suposto esquema para a compra superfaturada da vacina Covaxin e irregularidades na aquisição de imunizantes. aosfatos.org/todas-as-decla…
👨⚖️ Amplamente desmentida, a segunda afirmação mais recorrente (99 repetições) é a de que o STF (Supremo Tribunal Federal) impediu o governo federal de agir contra a pandemia, tendo delegado essa função a governadores e prefeitos.
⚖️ O que foi decidido, no entanto, é que todas as esferas do Poder Executivo deveriam trabalhar em conjunto e que não cabia ao governo federal revogar medidas de isolamento decretadas por estados e municípios. aosfatos.org/todas-as-decla…
🦠 Bolsonaro repetiu ainda 78 vezes que sempre se preocupou com a Covid-19 e com a economia na mesma proporção, o que é desmentido pelo fato de ter se posicionado contrariamente à vacinação e às medidas de isolamento em momentos críticos da pandemia. aosfatos.org/todas-as-decla…
😷 A Covid-19 é, aliás, o assunto predominante no discurso desinformativo do presidente: aparece em 1.937 alegações falsas ou distorcidas, 48,6% do total checado como enganoso.
📺 O balanço também concluiu que Bolsonaro desinforma mais nas transmissões ao vivo nas redes sociais. Esses vídeos concentram 1.180 declarações falsas ou distorcidas, o que corresponde quase 29,6% do total de alegações checadas como enganosas.
✨ O contador de declarações de Bolsonaro monitora declarações falsas e distorcidas do presidente desde a sua posse. Ajude a mantê-lo funcionando. Apoie o Aos Fatos: aosfatos.org/mais/
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
O quadrinista Paulo Moreira (@paulomoreria) usa o humor ácido para falar sobre a importância da vacina. #artefato#covid
🎨 Ilustrador e designer, @paulomoreria nasceu e vive em João Pessoa (PB). Publicou quatro livros de histórias em quadrinhos, um deles em parceria com o também ilustrador paraibano Gabriel Jardim.
NO AR. Na ONU, Bolsonaro lista rosário de mentiras sobre ambiente, pandemia e corrupção aosfatos.org/noticias/checa…
❌ Durante discurso na abertura da Assembleia Geral da ONU, o presidente Jair Bolsonaro disse que sempre tratou o combate à Covid-19 e ao desemprego com a mesma responsabilidade, o que é FALSO.
🦠 Em diversos momentos, Bolsonaro minimizou os efeitos da doença, desrespeitou medidas sanitárias — causando aglomerações, circulando sem máscara — e tentou impedir gestores estaduais e municipais de promoverem medidas de restrição de atividades, o que foi barrado pelo STF.
NO AR. Em discurso no 7 de Setembro, Bolsonaro repete alegações falsas para atacar adversários e eleições aosfatos.org/noticias/em-di…
❌ Em ato a seu favor na avenida Paulista, em São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que governadores e prefeitos teriam ignorado a Constituição ao decretar medidas de restrição durante a pandemia de Covid-19, o que é FALSO.
🎯 Na verdade, as medidas estão previstas na lei nº 13.979/2020, que foi assinada pelo próprio presidente, e dá aos governantes locais liberdade para adotar essas determinações como forma de conter o avanço do coronavírus. in.gov.br/en/web/dou/-/l…
⚠️ Durante e após manifestações é comum circularem fotos e vídeos antigos ou manipulados para inflar ou desmerecer protestos. O Aos Fatos reuniu quatro dicas para ajudar você a não cair nesse tipo de desinformação. Segue o fio 🧶
1⃣ Comece perguntando mais informações para quem está compartilhando a imagem:
• Qual a data e local da foto?
• Quem é o autor da fotografia?
• Onde a foto foi publicada?
🧐 Se a pessoa que lhe enviou a imagem não conseguir responder a essas perguntas ou se você continuar em dúvida a respeito do conteúdo, melhor não compartilhar.
É hora de pesquisar mais a fundo a veracidade da imagem.
🚨 Na véspera dos atos bolsonaristas marcados para o Sete de Setembro, diversos conteúdos falsos relacionados aos eventos já circulam nas redes. Acompanhe no fio o que já foi desmentido pela equipe do Aos Fatos 🧵
❌ Um vídeo que mostra carros do Exército em Curitiba circula em postagens nas redes sociais como se fosse atual e relacionado ao próximo 7 de Setembro, o que é FALSO. aosfatos.org/noticias/video…
🎯 Na verdade, o trecho exibido nos posts faz parte de uma filmagem mais longa do desfile cívico-militar na capital paranaense em 2018 e foi publicada originalmente em 8 de setembro daquele ano em um canal de YouTube.
"A arte tão delicada de colher sempre-vivas e ao mesmo tempo a força de resistir". João Roberto Ripper retrata as artesãs colhendo flores que se transformam em fios de capim dourado na Comunidade Quilombola Raiz, na Serra do Espinhaço (MG).
O fotógrafo João Roberto Ripper acompanhou por duas décadas os índios Guarani Kaiowá e denunciou o trabalho escravo no interior do país. É um dos fundadores da Escola de Fotógrafos Populares, no Complexo da Maré.
💉 O que devo fazer se eu tiver Covid-19 entre as duas doses da vacina?
Se tiver Covid-19 depois da primeira dose é preciso esperar quatro semanas após o surgimento dos sintomas para tomar a segunda dose, segundo o Ministério da Saúde.