O jogo entre Estrela Vermelha e Dinamo de Zagreb que terminou na voadora de Boban é lembrado como um estopim da Guerra de Independência da Croácia.

Em 1990, houve outro episódio similar: torcedores do Hajduk Split queimaram uma bandeira da Iugoslávia em jogo contra o Partizan. Imagem mostra torcedores do Hajduk Split segurando uma bande
Primeiro presidente croata após a independência, Franjo Tudman contava com amplo apoio das torcidas, repletas de nacionalistas.

Porém, sua perda de apoio popular tem a ver com o futebol: tentou forçar o Dinamo de Zagreb a mudar de nome. Imagem mostra o ex-presidente croata Franjo Tudman.
Tudman queria banir da Croácia todos os iugoslavismos e tudo o que lembrava a Iugoslávia. O nome "Dinamo" fazia parte disso.

Para os torcedores, porém, "Dinamo" não era um iugoslavismo, mas sim um símbolo da identidade croata, um time fundamental na batalha por independência. Imagem mostra a briga entre torcedores do Dinamo de Zagreb e
Desde a dissolução da Iugoslávia, as arquibancadas dos balcãs são um caldeirão, uma constante afirmação de orgulho e de ódio étnico.

Falamos aqui recentemente sobre a torcida do Partizan idolatrando Ratko Mladic, "o carniceiro dos Balcãs":
Mas lembrar dos genocídios de guerra não é exclusividade dos torcedores sérvios.

Ultras croatas relembram com frequência, por exemplo, a Operação Storm, batalha que expulsou 200 mil sérvios da região de Krajina. Imagem mostra o Bad Blue Boys, grupo de ultras do Dinamo de
O caso croata é ainda mais grave, uma vez que o jovem país tem como lembrança mais recente de ser um estado independente o período no qual era um fantoche da Alemanha nazista, sob comando dos Ustase.

Há muita confusão de símbolos, imagens e canções. Imagem mostra uma bandeira nacionalista na torcida dos Bad B
Quer saber muito mais sobre as relações entre esporte, neonazismo e ódio étnico em todo o leste europeu?

Dissecamos o assunto no nosso podcast mais recente! Vem ouvir! anchor.fm/copa-alm-da-co…
Ouviu nosso podcast e gostou? Gosta do nosso conteúdo aqui no Twitter?

Você pode nos ajudar a produzir cada vez mais e ainda receber benefícios!

Assine a nossa campanha de financiamento coletivo! apoia.se/copaalemdacopa
Nós também soltamos um texto no @ludopedio que trata exclusivamente do caso da Hungria, que esteve muito em foco desde a Eurocopa: ludopedio.org.br/arquibancada/a…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Copa Além da Copa

Copa Além da Copa Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @copaalemdacopa

27 Sep
"Sociedades secretas estão implementando as vacinas como um plano de Satã para conectar homens negros a um super computador".

Essa bizarra teoria da conspiração está se espalhando entre os jogadores anti-vacina da NBA, liderados por Kyrie Irving. Imagem mostra Kyrie Irving,...
De acordo com reportagem da Rolling Stone, a teoria da conspiração, que foi criada por um influenciador anti-ciência do Instagram, ganhou força nos vestiários e grupos de mensagens dos jogadores da liga. rollingstone.com/culture/cultur…
Os jogadores anti-vacina da NBA, que no momento são menos de 20% do total de atletas da liga, vêm buscando uma queda de braço para relaxar as restrições impostas.

No momento, eles estão proibidos de disputar partidas em Nova York e San Francisco. Imagem mostra Kyrie Irving,...
Read 5 tweets
25 Sep
Talvez você tenha visto que, essa semana, Paul Rusesabagina, cuja vida inspirou o filme Hotel Ruanda, foi condenado no país a 25 anos de prisão por terrorismo, num processo bastante controverso.

O governo de Ruanda, um dos países mais pobres do mundo, é patrocinador do Arsenal. Manga da camisa do Arsenal tem os dizeres "visite Ruand
Na prática, o presidente ruandês, Paul Kagame, comanda o país desde 1994.

Naquele ano, houve um genocídio: num período de 100 dias, milícias da etnia hutu mataram cerca de 800 mil pessoas da etnia tutsi.

Kagame é visto como um estabilizador, que ajudou a pacificar Ruanda. Paul Kagame, presidente de Ruanda, está sentado sobre uma c
No entanto, o governo de Kagame é acusado de várias violações de direitos humanos, como perseguição, sequestro e execução de seus críticos.

Um deles é Rusesabagina, que, em 94, comandava um hotel em Kigali, capital do país, e ajudou a salvar centenas de pessoas da morte. Paul Rusesabagina discursa na Universidade de Michigan, nos
Read 17 tweets
25 Sep
O Departamento de Saúde Pública de San Francisco determinou que apenas pessoas vacinadas podem participar de eventos em lugares fechados na cidade.

Andrew Wiggins, do Golden State Warriors, não está vacinado. Ele está proibido de disputar os jogos em casa de seu time. Imagem mostra Andrew Wiggins, do Golden State Warriors, dura
Wiggins pediu que a NBA desse a ele uma "exceção religiosa" para que pudesse atuar sem se vacinar.

A liga analisou e rejeitou o recurso. Imagem mostra Andrew Wiggins fazendo um arremesso com a cami
De acordo com a Sports Illustrated, é conhecido que dois times da NBA - New York Knicks e Detroit Pistons - estão 100% vacinados.

Para os demais, desfalques podem acontecer em jogos em cidades com restrições mais firmes, como as apresentadas por San Francisco. Imagem mostra jogadores do New York Knicks durante uma parti
Read 7 tweets
22 Sep
À primeira vista, George Simion é um político da direita populista como qualquer outro: xenófobo, nacionalista, contra o “politicamente correto”.

Mas tem uma diferença entre o parlamentar da Romênia e os demais:

Ele é produto de um estádio de futebol. É um ultra aposentado. George Simion discursa com ...
Simion é o criador de dois coletivos de ultras que apoiam a seleção da Romênia, o Honor et Patria e o Unidos sob a Tricolor. A cultura ultra o fascina tanto que criou até uma revista sobre o tema.

E, claro, o pensamento desses grupos reflete os valores políticos de Simion. Ultras com a bandeira que d...
Não à toa, o Unidos sob a Tricolor publicou texto em 2020 defendendo, por exemplo, que se impedisse a naturalização e convocação pra Romênia do defensor Mario Camora.

Nascido em Portugal, ele defende o clube romeno CLUJ há 10 anos.

A campanha dos ultras não teve sucesso. O defensor Mario Camora, na...
Read 8 tweets
21 Sep
Era pra ser só uma disputa de título da categoria super pena na Itália, mas Michele Broili, um dos boxeadores, tinha várias tatuagens alusivas ao nazifascismo, o que causou revolta na maioria do público.

Ele foi derrotado por Hassan Nourdine, boxeador árabe nascido em Marrocos.
A luta foi transmitida online ao vivo.

“Não posso negar que bater em alguém com essas tatuagens é uma vitória que vale em dobro”, disse Nourdine.

Mas o que se questiona agora é como a Federação Italiana de Boxe permitiu que um lutador com esses símbolos se tornasse membro. Na pesagem, Michele Broili e Hassan Nourdine se encaram dian
As tatuagens de Broili incluem o número 88 (referência à frase Heil Hitler, já que o H é a 8ª letra do alfabeto), um totenkopf (insígnia com caveira e ossos cruzados, utilizada pelos nazistas) e o símbolo de uma organização skinhead.

Ele fez a saudação fascista antes da luta. Print do YouTube mostra Michele Broili no canto do ringue du
Read 9 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(