NO AR. Luciano Hang acumula 5,5 milhões de interações no Instagram só com desinformação sobre Covid-19 aosfatos.org/noticias/lucia…
💊 A desinformação mais frequente no perfil de Hang é a promoção do suposto “tratamento precoce” contra a Covid-19. Foram 61 posts defendendo o uso de drogas, que não funcionam para prevenir e curar a doença, com mais de 2,3 milhões de interações.
👩🔬 Pesquisas mostraram a falta de eficácia de drogas do chamado "kit Covid", como cloroquina e ivermectina, para tratar ou prevenir a Covid-19, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a Cochrane, entidade especializada em revisões de estudos.
😷 Também foi recorrente o uso de alegações enganosas para atacar medidas de distanciamento social, como restrições de atividades comerciais. Hang publicou 38 posts desinformativos sobre o tema, atingindo 2 milhões de interações.
❌É FALSO que não foi comprovado cientificamente o benefício de medidas de restrição de circulação contra a Covid-19. Discurso semelhante foi dito ao menos 44 vezes pelo presidente Jair Bolsonaro, de acordo com o contador de declarações do Aos Fatos.
❌ Na #CPIdaCovid, o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, afirmou não ter sido beneficiado por linhas de financiamento do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) nos governos do PT. É FALSO.
💰 Entre 2005 e 2014, a Havan obteve 50 empréstimos de Finame e BNDES Automático, que somam cerca de R$ 20 milhões, em valores nominais (não ajustados pela inflação). Nessas modalidades, o crédito do banco é feito de forma indireta. Entenda como funciona: aosfatos.org/noticias/lucia…
🎨 Artista plástico, Gustavo Speridião foi finalista do prêmio PIPA 2016. Suas obras estão em coleções do Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, do MAM-RJ entre outros.
O quadrinista Paulo Moreira (@paulomoreria) usa o humor ácido para falar sobre a importância da vacina. #artefato#covid
🎨 Ilustrador e designer, @paulomoreria nasceu e vive em João Pessoa (PB). Publicou quatro livros de histórias em quadrinhos, um deles em parceria com o também ilustrador paraibano Gabriel Jardim.
NO AR. Aos mil dias de governo, 2 a cada 3 declarações falsas de Bolsonaro são repetidas aosfatos.org/noticias/aos-m…
📈 O contador do Aos Fatos de declarações de Jair Bolsonaro mostra que, aos mil dias de governo, o presidente já cometeu 3.989 falsidades e distorções em suas falas. Desse número, 2.496 (62,5%) foram reprisadas.
🗣️ Cinco afirmações são responsáveis por 10,4% do total de falas recorrentes (repetidas 415 vezes) e abordam aspectos da pandemia e da conduta ética do governo. aosfatos.org/noticias/aos-m…
NO AR. Na ONU, Bolsonaro lista rosário de mentiras sobre ambiente, pandemia e corrupção aosfatos.org/noticias/checa…
❌ Durante discurso na abertura da Assembleia Geral da ONU, o presidente Jair Bolsonaro disse que sempre tratou o combate à Covid-19 e ao desemprego com a mesma responsabilidade, o que é FALSO.
🦠 Em diversos momentos, Bolsonaro minimizou os efeitos da doença, desrespeitou medidas sanitárias — causando aglomerações, circulando sem máscara — e tentou impedir gestores estaduais e municipais de promoverem medidas de restrição de atividades, o que foi barrado pelo STF.
NO AR. Em discurso no 7 de Setembro, Bolsonaro repete alegações falsas para atacar adversários e eleições aosfatos.org/noticias/em-di…
❌ Em ato a seu favor na avenida Paulista, em São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que governadores e prefeitos teriam ignorado a Constituição ao decretar medidas de restrição durante a pandemia de Covid-19, o que é FALSO.
🎯 Na verdade, as medidas estão previstas na lei nº 13.979/2020, que foi assinada pelo próprio presidente, e dá aos governantes locais liberdade para adotar essas determinações como forma de conter o avanço do coronavírus. in.gov.br/en/web/dou/-/l…