(1/12) Quem pode se dar bem com o preço do gás natural lá nas alturas é a Eneva.
(2/12) Antes de mais nada, você precisa saber que além de gerar energia a Eneva também atua na exploração e produção de campos de gás natural.
(3/12) A empresa tem nada mais nada menos que 11 campos de gás natural.
(4/12) Em 2020, a companhia produziu 5,9 bilhões de m3 de gás natural e 2.529 m3 de condensado (um tipo muito leve de petróleo que costuma ser encontrado em campos de gás natural).
(5/12) Em 2020, o segmento de Upstream gerou para companhia um Lucro Líquido de 1 bilhão de reais. Trazendo um crescimento de 69% em relação ao ano anterior.
(6/12) Com a alta no preço do gás natural, a tendência é que esse segmento apresente resultados ainda mais fortes.
(7/12) Você deve estar se perguntando, mas e as termelétricas a gás da companhia? Elas não vão se dar mal com os preços elevados do gás natural?
(8/12) Antes de mais nada eu gostaria de te de dizer que a Eneva é uma empresa autossuficiente em gás. Ou seja, ela não depende de contratos de fornecimento de gás com terceiros. Dessa forma, suas usinas não fica exposta aos preços do gás que estão sendo praticado no mercado.
(9/12) Além disso, as usinas da companhia utilizam um sistema chamado Reservoir to Wire, conhecido como R2W.
(10/12) Esse sistema permite que o gás saia direto do reservatório e vá direto para a usina. Como nesse sistema aqui embaixo.
(11/12) Isso faz com que a empresa também não dependa da infraestrutura de terceiros. Como, por exemplo, gasodutos.
(12/12) Ou seja, a empresa vai continuar produzindo energia através das suas térmicas movidas a gás. A não ser que ocorra algum problema em algum campo da companhia. E de quebra, ainda vai conseguir vender o gás por um preço muuuito elevado.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
A crise hídrica está tão feia que até a Ana Maria Braga tava falando dela no seu programa. Todo mundo sabe que a crise está acontecendo por causa da falta de chuvas, mas isso não aconteceu do dia pra noite como todo mundo imagina.
Não foi apenas esse último período chuvoso o grande responsável em afetar a segurança do nosso sistema energético.
O armazenamento dos reservatórios funciona como um ciclo. Os reservatórios enchem no período chuvoso, que vai de Novembro até o final de Março. E no período de seca, que vai de Abril até o final de Outubro, os reservatórios são despachados.
Para evitar racionamento, governo estrutura leilão emergencial para usinas termelétricas.
Uma combinação de fatores foram responsáveis para essa tomada de decisão.
Se liga: 👇
Antes de mais nada, você precisa entender que esse leilão é feito para suprir a demanda de energia.
Caso o consumo seja maior que a produção.
O leilão é chamado de "oferta extra continuada", e contaria com termelétricas flexíveis que seriam despachadas apenas nos momentos em que for necessário.