1⃣ Autorizada pela @anvisa_oficial , a pesquisa buscará pessoas com idades entre 18-58 anos que não tenham recebido nenhuma dose de vacina contra a doença.
Segundo a reportagem, todos os selecionados receberão, de fato, o imunizante, e as inscrições estarão disponíveis no site do Hospital PUC Campinas a partir das 8h, + infos em hospitalpuc-campinas.com.br
Atualmente, sabemos que a eficácia da Janssen, uma vacina de vetor adenoviral (Ad26) de dose única ficou em torno de 66% segundo os estudos de fase 3
Um estudo de efetividade na Colômbia🇨🇴 com 3,3 milhões de pessoas demonstrou altas eficácias para COVID-19 sintomática, em especial as formas mais sérias da doença. Esses resultados abrangem imunizantes como a Janssen, aplicado no país
2⃣A Janssen, no final de setembro, divulgou atualizações muito importantes, trazendo dados de que sua vacina promove uma imunidade duradoura, e que a resposta aumenta com uma dose de reforço
Num estudo de fase 3, considerando 390.517 vacinados e 1.524.153 indivíduos não vacinados, mostram uma eficácia de 79% para COVID-19 sintomática e 81% para hospitalizações.
Ainda, nos estados com maior com alta incidência de variante #Delta, a eficácia durante o período junho/julho de 2021 foi de 78% para infecções e 85% para hospitalizações, segundo o estudo acima, realizado nos Estados Unidos 🇺🇸
Esses valores permaneceram estáveis ao longo do tempo, como demonstrado na figura abaixo (que tem desvios bastante grandes em alguns grupos, diga-se de passagem)
3⃣Ainda, outro dado anunciado: um reforço administrado ~2 meses após a dose 1 (D1) gerou valores de eficácia ainda mais altos, aumentando em 4-6x os anticorpos observados após a injeção única. jnj.com/johnson-johnso…
4⃣MAS ESPERE! Um reforço 6 meses após a D1 revelou um aumento de 12x (!) após 4 semanas do reforço, nos níveis de anticorpos. Todos os aumentos ocorreram independentemente da idade dos participantes analisados. jnj.com/johnson-johnso…
5⃣MAS E O BRASIL? A @anvisa_oficial pediu a Janssen informações sobre dose de reforço, na modalidade de submissão contínua (a medida que tem dados, compartilha para já serem analisados). Assim, a agência coleta dados para a análise de um possível reforço agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/…
Nos EUA 🇺🇸 a Janssen solicitará ao @US_FDA uma autorização para a aplicação de dose de reforço naqueles vacinados com a D1.
Aqui no Brasil, os imunossuprimidos que receberam uma dose da Janssen já irão receber um reforço conforme as mais recentes (e com sentido) recomendações vindas do Ministério da Saúde noticias.r7.com/saude/quem-tom…
PORÉM cabe destacar que, segundo a @SBIm_Nacional que o reforço da Janssen "por enquanto não é uma recomendação, mas neste momento ainda não dá para afirmar se é ou não necessário", conforme a reportagem acima
Sabemos que com 1 dose, temos uma boa proteção e que abrange variantes de preocupação, como a #Delta entre outras. Mas é importante considerar que, a medida que mais dados são disponibilizados, teremos um entendimento maior sobre a necessidade do reforço
A @anvisa_oficial está analisando continuamente os documentos enviados pela Janssen para justamente ter essa análise sendo feita em tempo real (ou o mais perto disso).
Considerando a população geral, não temos indicativo da necessidade de um reforço nesse momento
A medida que temos mais evidências, nossa estratégia vai se adaptando. O importante é que o Brasil está avançando em bons passos com a vacinação e essa ampliação é relevantíssima para o controle da transmissão
Espero que essas atualizações tenham ajudado! Segundo o calendário de recebimento de doses do MS, temos uma previsão de entrega de mais de 36 milhões de doses entre Outubro e Novembro, da Janssen gov.br/saude/pt-br/co…
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Vacinas não são 100% eficazes, mas trazem uma proteção imensa, uma redução de risco significativa se temos uma alta % da população vacinada. Podemos ter um controle maior da COVID-19, assim como temos para outras doenças (ex.: gripe), graças a vacinação em massa.
Ainda precisamos abaixar mais nossas curvas, reduzir ainda mais esse crescimento de casos, que já vem desacelerando, assim com o número de óbitos pela doença. Não é sobre não flexibilizar tudo, e sim sobre QUANDO fazer isso. É do interesse de todos essa retomada, com segurança
Estamos vendo a vacinação ampliar com velocidade, já estamos no patamar de 70% da população vacinada com o regime parcial, e passando dos 40% para o regime completo, e estamos avançando para a população acima de 12 anos. Em breve, teremos dados para crianças menores
Eu não tô chorando, eu tô desidratando aqui. Quem me conhece mais de pertinho, sabe o quanto o Spock influenciou minha decisão de ir atrás de ser cientista. Um presente desses também não tem preço.
No fim do dia, ver o quanto de gente se beneficia do que a gente faz cura tudo
E quem, assim como eu, for fã ou ficar fã desse belo trabalho da Cassia, segue ela no Instagram ➡️ feitoamano
Funny fact: a música que entrei na minha formatura era a abertura de Star Trek 🖖
Easter egg: tenho meu episódio favorito de Doctor Who versão croche graças a Cássia 🌻
A @Merck anunciou alguns resultados sobre o molnupinavir (MK-4482, EIDD-2801), fármaco antiviral que está sendo estudado na COVID-19. Principais achados da fase 3, com 755 participantes:
🔸Redução significativa do risco de hospitalização ou morte (48%)
Acompanha o fio! 🧶👇
🔸7,3% dos pacientes que receberam molnupiravir foram hospitalizados ou morreram até o dia 29 após a randomização (28/385), em comparação com 14,1% dos pacientes tratados com placebo (53/377).
Esses dados ainda são preliminares, e espero ver o artigo em breve com eles!
🔸Durante o Dia 29, nenhuma morte foi relatada em pacientes que receberam molnupiravir, em comparação com 8 mortes em pacientes que receberam placebo.
A Merck planeja enviar um pedido de Autorização de Uso de Emergência (EUA) @US_FDA o mais rápido possível com esses dados
Em Oklahoma, dados analisando reinfecções em pessoas que tiveram COVID-19 anteriormente, e casos de infecções em pessoas vacinadas, demonstram que:
🔸A frequência de reinfecções* foi muito maior do que de casos em vacinados
*critério: caso em pelo menos 90 dias após a primeiro.
Os dados são do The Oklahoma State Department of Health (OSDH) 🇺🇸. Na tabela, em maio, as reinfecções eram 9x mais frequentes do que os casos entre vacinados. Mas com a chegada da Delta, vimos que, apesar da razão ter caído, as reinfecções ainda são 2x mais frequentes.
Isso destaca um ponto que comentei ontem: é importante que recuperados se vacinem. Alguns dados listados no fio abaixo. Essa imunidade híbrida, de um recuperado que se vacina, pode fortalecer suas defesas contra o vírus.
Recuperados: vacinem-se!
Temos evidências demonstrando que recuperados de Gama e Beta tem risco de reinfecção pra Delta*, nem todos realizam soroconversão (ou seja, nem todos terão produção de anticorpos ou proteção duradoura)**
*
Enquanto que a soroconversão das vacinas aprovadas aqui no país foi maior que 95-98% no grupo vacinado, com evidência de resposta pelo menos (mas não somente) até 8 meses (ver em bit.ly/fiosmell nas seções específicas).
Recentemente, tem dados mostrando o quanto a imunidade daqueles recuperados que fizeram resposta é potencializada com a vacina.
"Quando você fica doente, você tem que tomar tudo que você acha que vai resolver"
A gente toma o que tem evidência de benefício e segurança para a doença. Não é porque álcool gel age sobre partículas virais que vou bebê-lo para neutralizar o vírus.
"Não tomarei vacina porque tenho muitos anticorpos neutralizantes naturais contra a doença"
As 💉 são indicadas para pessoas recuperadas. Nem todas os recuperados fazem mem. imunológica. Alguns recuperados de Gama tem risco de reinfecção pra Delta. A vacina⬆️muito essa proteção
Aos queridos que estão usando esse post para contestar com desinformações o que já temos evidências científicas mostrando o que entendemos sobre esses assuntos