CPI Lovers, peguem seus banquinhos e suas pipocas. Chegamos ao último dia de depoimentos. Estamos emocionados, por favor, abrace um ademiro hoje.
O primeiro depoente do dia, Tadeu Frederico de Andrade, já está no Senado. Ele antecipou um pedaço de sua história com os jornalistas na chegada. Tadeu foi tratado pela Prevent, tomou kit covid recebido por motoboy em casa e iria ser colocado em cuidados paliativos.
A família foi contra e trocou de hospital. Recuperado, Tadeu acionou o Ministério Público contra a Prevent Sênior #CPIdaCovid
Randolfe Rodrigues acaba de chegar e está falando com os jornalistas. Ele diz que não descarta a convocação de Marcelo Queiroga, pois até hoje não receberam as infos requeridas. Houve hoje uma intervenção no Conitec, que se reuniria p falar de relatório desfavorável ao uso do kit
Randolfe diz que vai insistir e que essa convocação não atrapalharia a data final da leitura do relatório, no dia 19. Queiroga, no entanto, só respondeu sobre a diretoria do PNI de forma indireta
Renan Calheiros também conversa com os jornalistas. Diz que a CPI devolveu o país à racionalidade e que o que for possível fazer pra punir os responsáveis será feito. Sobre a convocação de Queiroga, Renan diz que qualquer esforço pra ouvir mais alguém não deve adiar fim da CPI.
Renan conta com a sociedade mobilizada no pós CPI, pois é preciso fazer andar o relatório nos órgãos competentes e há também as sugestões legislativas. Rogério Carvalho agora fala junto e critica a forma como os planos de saúde agem.
Renan diz que Rogério ficou encarregado de formular legislação para melhorar a relação dos planos de saúde com o povo.
Rogério diz que Jair Bolsonaro não tem respeito pela vida, pelas instituições democráticas e a CPI impôs a realidade ao presidente.
Renan diz que hoje devem colocar mais alguns nomes como investigados, alguns representantes da VTC Log que ele ainda não sabe quantos nem quais. Sobre Queiroga, Renan acha que se for preciso vão convoca-lo.
E afirma que apoia qualquer sugestão dada por Randolfe Rodrigues. Sobre indiciar Jair Bolsonaro, Renan diz que há chances de ser enviado para Tribunal Penal Internacional e acreditam que por lá deve ter encaminhamento, com base nas últimas decisões.
Renan diz que o parlamento foi criminalizado nas eleições de 2018 e a CPI vem resgatar a função fiscalizatória. Vão responsabilizar o Estado, aprovar pensão para orfãos e incluir covid na inclusão das doenças que permitem perícia para aposentadoria por invalidez
Sobre as perguntas enviadas a Paulo Guedes, ainda não receberam resposta, mas esperam que ele seja gentil e responda. Diz que a gentileza é marca do governo. Risos.
Pela última vez [😭😭😭] a assessora do Randolfe Rodrigues está muito bem vestida. Estamos loucos pra saber o que ela vai sussurrar… pela última vez [😭😭😭]
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Pela última vez, sessão aberta, CPI Lovers! #CPIdaCovid
Os dois depoentes já estão sendo conduzidos à mesa.
Randolfe Rodrigues pede questão de ordem. Diz q a CPI encaminhou questionamentos pra Marcelo Queiroga pra, inclusive, evitar sua reconvocação. Pediram detalhamento do plano nacional de imunizações, acompanhamento epidemiologico
E programação de vacinação pro ano que vem. No entanto, ainda não chegaram, apesar do prazo de 48h. Hoje estava prevista uma reunião da Conitec pra emitir parecer técnico contrário do kit covid.
⚠️ Segundo informações do jornalista Cézar Feitosa, Bolsonaro teria se irritado com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e mandado tirar da pauta da Conitec um parecer do grupo de trabalho contrário ao “kit Covid”.
O relatório comprova a ineficácia dos medicamentos propagados pelo presidente. Caso seja aprovado pelo Comitê, o kit Covid e o uso de medicamentos como cloroquina e ivermectina fica proibido pelo Ministério da Saúde, contrariando a indicação de Bolsonaro.
Bolsonaro teria se irritado com Queiroga e já avisou que não quer o governo desaconselhe o tratamento precoce, que seria mais um recuo diante de seu eleitorado mais radical, após baixar o tom nas críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF).
⚠️ Donos da Hapvida – o quarto maior plano de saúde do Brasil – doaram 300 mil reais ao Progressistas para "manutenção do partido" entre os dias 4 e 18 de dezembro de 2020.
Os pagamentos ao PP, feitos por transferência eletrônica, coincidem com o período em que @jairbolsonaro indicou Paulo Rebello para ocupar o cargo de diretor-presidente da ANS.
Paulo Rebello foi chefe de gabinete de Ricardo Barros no Ministério da Saúde.
Em 2017, o PP foi alvo de uma medida até então inédita. A Lava Jato denunciou o PRÓPRIO CNPJ do partido por improbidade, devido às propinas recebidas em esquemas na Petrobras.
Jair Bolsonaro está perto de se filiar ao PP, esse mesmo partido.
⚠️ O diretor da ANS afirmou à CPI da Covid que soube somente pela comissão das denúncias sobre a operadora Prevent Senior. A versão, no entanto, contradiz informações da própria CPI. De acordo com a comissão a agência recebeu denúncias sobre a empresa, mas falhou na fiscalização.
Segundo o vice-presidente, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), a ANS foi avisada em abril de 2021 das denúncias sobre a operadora de saúde, inclusive com cópias de mensagens internas mostrando que a empresa promovia o tratamento precoce sem eficácia comprovada contra a Covid-19.
Durante seu depoimento, o diretor-presidente da ANS anunciou que a agência vai acompanhar mais de perto a operadora, por meio de uma "direção técnica", ou seja, a ANS enviará um diretor técnico da agência para observar diariamente o que ocorre na empresa.
Coletiva com senadores Humberto Costa e Randolfe Rodrigues.
Humberto diz que será um pontapé para resolver o problema da Prevent Senior. Randolfe diz que a CPI trouxe luzes e parabeniza Humberto por trazer as denúncias à Comissão.
Randolfe afirma que informação de que até dia 14 haverá intervenção na operadora é fundamental para que aqueles que queiram possam fazer transição para outro plano sem a carência.