Foram avaliados os seguintes medicamentos: anticoagulantes, azitromicina, anticorpos monoclonais, budesonida, colchicina, cloroquina e hidroxicloroquina, corticosteroides sistêmicos, ivermectina, nitazoxanida e plasma convalescente.
9 diretrizes nacionais e internacionais, além da posição oficial da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
[continuação #acessibilidade Infectious Diseases Society of America – IDSA: “Infectious Diseases Society of
America Guidelines on the Treatment and Management of Patients with COVID-
19” ;
National Institute for Health and Care Excellence – NICE: “COVID-19 rapid
guideline:
managing COVID-19” ;
National Institutes of Health – NIH: “COVID-19 Treatment Guidelines” ;
Organização Mundial da Saúde - OMS: “Therapeutics and COVID-19 – living
guideline” ;
Pan American Health Organization – PAHO: “Ongoing living update of COVID-19
therapeutic option – Summary of Evidence”;
A Position Paper of the German Society for Applied Allergology (AeDA) and the German Society of Oto-Rhino-Laryngology, Head and Neck Surgery (DGHNO).
Participantes da formulação das diretrizes:
Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE); Associação Médica Brasileira (AMB);
Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV); Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI);
Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBFMC);
Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).
O próprio relatório do Conitec deixa clara a diferença entre “recomendamos” e “sugerimos”. Importante destacarmos essa parte.
Azitromicina: RECOMENDA o NÃO USO, a não ser em presença de infecção bacteriana.
Cloroquina e hidroxicloroquina: RECOMENDA o NÃO USO
Ivermectina e Nitazoxanida: SUGERE o NÃO USO, delimitando para uso em estudos clínicos
[cont. #acessibilidade O painel de recomendações considerou que, apesar de não poder descartar benefício e o medicamento ser relativamente seguro, no momento não há evidência suficiente para indicar o seu uso de rotina.
O uso de nitazoxanida deve ser limitado a estudos clínicos.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Pela última vez, sessão aberta, CPI Lovers! #CPIdaCovid
Os dois depoentes já estão sendo conduzidos à mesa.
Randolfe Rodrigues pede questão de ordem. Diz q a CPI encaminhou questionamentos pra Marcelo Queiroga pra, inclusive, evitar sua reconvocação. Pediram detalhamento do plano nacional de imunizações, acompanhamento epidemiologico
E programação de vacinação pro ano que vem. No entanto, ainda não chegaram, apesar do prazo de 48h. Hoje estava prevista uma reunião da Conitec pra emitir parecer técnico contrário do kit covid.
CPI Lovers, peguem seus banquinhos e suas pipocas. Chegamos ao último dia de depoimentos. Estamos emocionados, por favor, abrace um ademiro hoje.
O primeiro depoente do dia, Tadeu Frederico de Andrade, já está no Senado. Ele antecipou um pedaço de sua história com os jornalistas na chegada. Tadeu foi tratado pela Prevent, tomou kit covid recebido por motoboy em casa e iria ser colocado em cuidados paliativos.
A família foi contra e trocou de hospital. Recuperado, Tadeu acionou o Ministério Público contra a Prevent Sênior #CPIdaCovid
⚠️ Segundo informações do jornalista Cézar Feitosa, Bolsonaro teria se irritado com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e mandado tirar da pauta da Conitec um parecer do grupo de trabalho contrário ao “kit Covid”.
O relatório comprova a ineficácia dos medicamentos propagados pelo presidente. Caso seja aprovado pelo Comitê, o kit Covid e o uso de medicamentos como cloroquina e ivermectina fica proibido pelo Ministério da Saúde, contrariando a indicação de Bolsonaro.
Bolsonaro teria se irritado com Queiroga e já avisou que não quer o governo desaconselhe o tratamento precoce, que seria mais um recuo diante de seu eleitorado mais radical, após baixar o tom nas críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF).
⚠️ Donos da Hapvida – o quarto maior plano de saúde do Brasil – doaram 300 mil reais ao Progressistas para "manutenção do partido" entre os dias 4 e 18 de dezembro de 2020.
Os pagamentos ao PP, feitos por transferência eletrônica, coincidem com o período em que @jairbolsonaro indicou Paulo Rebello para ocupar o cargo de diretor-presidente da ANS.
Paulo Rebello foi chefe de gabinete de Ricardo Barros no Ministério da Saúde.
Em 2017, o PP foi alvo de uma medida até então inédita. A Lava Jato denunciou o PRÓPRIO CNPJ do partido por improbidade, devido às propinas recebidas em esquemas na Petrobras.
Jair Bolsonaro está perto de se filiar ao PP, esse mesmo partido.
⚠️ O diretor da ANS afirmou à CPI da Covid que soube somente pela comissão das denúncias sobre a operadora Prevent Senior. A versão, no entanto, contradiz informações da própria CPI. De acordo com a comissão a agência recebeu denúncias sobre a empresa, mas falhou na fiscalização.
Segundo o vice-presidente, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), a ANS foi avisada em abril de 2021 das denúncias sobre a operadora de saúde, inclusive com cópias de mensagens internas mostrando que a empresa promovia o tratamento precoce sem eficácia comprovada contra a Covid-19.
Durante seu depoimento, o diretor-presidente da ANS anunciou que a agência vai acompanhar mais de perto a operadora, por meio de uma "direção técnica", ou seja, a ANS enviará um diretor técnico da agência para observar diariamente o que ocorre na empresa.
Coletiva com senadores Humberto Costa e Randolfe Rodrigues.
Humberto diz que será um pontapé para resolver o problema da Prevent Senior. Randolfe diz que a CPI trouxe luzes e parabeniza Humberto por trazer as denúncias à Comissão.
Randolfe afirma que informação de que até dia 14 haverá intervenção na operadora é fundamental para que aqueles que queiram possam fazer transição para outro plano sem a carência.